Normas de desempenho do Portal dos Mares | CMO com Você

A CMO está completando 30 anos de credibilidade e empreendimentos entregues no prazo.

De lá pra cá, no Setor Negrão de Lima, foram 13 empreendimentos entregues, sendo 35 torres, 2.564 unidades entregues e 294.509,86 m² de área construída.

O Portal dos Mares é um deles. Mais que isso, é o primeiro empreendimento entregue em Goiânia que atende os requisitos da nova Norma de Desempenho – NBR 15575:2013.

A Norma é válida para projetos protocolados na Prefeitura para aprovação a partir de 19/07/2013.

Nossa equipe se antecipou e já em 2011 formamos um comitê interno para estudo e avaliação dos novos requisitos.

Sendo assim, o Portal dos Mares – protocolado na Prefeitura em 18/03/2014 e com Alvará de Construção de 05/09/2014 – foi nosso primeiro empreendimento incluído na vigência da Norma.

Neste guia, apresentamos a você alguns dos principais requisitos testados e atendidos em todas as tipologias de apartamento do Portal dos Mares.

1) Segurança contra incêndios

 As tubulações elétricas e hidráulicas que passam de um andar para outro no Portal dos Mares foram revestidas por uma fita de proteção corta-fogo altamente resistente.

Em caso de incêndio, o aumento da temperatura e o fogo fazem com que a fita derreta, preenchendo os vazios das tubulações e impedindo a passagem de fogo e fumaça para os demais pavimentos.

Esse processo permite que haja tempo suficiente de fuga em caso de incêndio, conforme a altura do prédio.

 2) Desempenho acústico

Os níveis máximos de ruído permitidos são avaliados de acordo com a Classe de Ruído em que o empreendimento está inserido e são válidos, principalmente, para os quartos, que são ambientes de descanso.

A Classe de Ruído é definida com medições dos barulhos existentes no entorno do prédio ainda na fase de projeto.

O Residencial Portal dos Mares foi classificado na Classe de Ruído I, considerada com nível baixo de ruído. O resultado encontrado foi de 52 dB. Para ser inserido nessa classe, este valor deve ser menor que 60 dB.

A Norma define parâmetros de redução de ruído que dependem do tipo de material utilizado na fachada, nos pisos, nas paredes, nas janelas e portas.

As paredes das fachadas do Portal dos Mares nos quartos geram uma redução de 27 dB, atendendo ao nível intermediário da Norma.

Outros itens também foram avaliados, tais como: ruídos entre dois apartamentos, entre apartamentos e hall comum, entre apartamentos e salão de festas e entre dormitórios e banheiros. No Portal dos Mares, todos os parâmetros exigidos para esses itens foram atendidos.

A avaliação é feita para todas as tipologias de apartamento, considerando portas e janelas fechadas.

Normas de desempenho do Portal dos Mares homem medindo parede

Paredes preparadas para garantir silêncio e reduzir o calor dentro dos apartamentos

 3) Desempenho térmico

Cada região climática do Brasil deve atender um limite diferente de temperatura interna, que varia de acordo com a estação do ano. Como o Portal dos Mares está em uma região quente, em Goiânia, a temperatura interna não pode passar dos 34,6ºC.

Por conta do inverno ameno na região, não há um parâmetro mínimo de temperatura interna a ser seguido durante essa época do ano.

As cores da fachada influenciam na quantidade de calor absorvido pelas paredes do edifício. Por isso, se no futuro houver troca de cores, os valores obtidos nos testes de temperatura podem ser influenciados.

Tanto as paredes da fachada do Portal dos Mares quanto a superfície de sua cobertura (laje) atendem os limites estabelecidos pela Norma.

A quantidade de calor que passa pelas paredes da fachada do Portal dos Mares é menor que 2,50 W/m².K e a capacidade térmica de segurar o calor é maior que 130 kJ/m².K. Nas coberturas, a quantidade de calor é menor que 1,50 W/m².K. Todos em conformidade com os requisitos da Norma.

 4) Desempenho lumínico

O desempenho lumínico avalia os níveis de claridade natural (janelas) e artificiais (lâmpadas) do apartamento.

A avaliação é feita em todos os andares do prédio e verifica o nível de claridade natural na sala de estar, nos quartos, na cozinha e na área de serviço. O nível permitido deve ser maior ou igual a 60 lux. O menor valor encontrado no Portal dos Mares foi de 87 lux, bem superior ao nível mínimo da Norma.

A Norma também orienta um padrão mínimo para iluminação artificial. O número de pontos entregue pela CMO Construtora permite que o padrão mínimo seja atingido. Isso depende, no entanto, dos tipos de lâmpadas escolhidas pelo morador, visto que alguns moradores preferem um ambiente mais claro e outros um ambiente à meia-luz.

Normas de desempenho do Portal dos Mares obra com grua construção

Estruturas rigorosamente testadas antes da entrega das chaves

 5) Uso, operação e manutenção

A Norma traz maiores responsabilidades às construtoras, aos fornecedores e aos usuários (moradores). Afinal, o tempo de vida útil de um edifício só será atingido mediante seu uso, operação e manutenção correta.

A altura mínima do pé-direito do apartamento não deve ser inferior a 2,50 m. Nos banheiros, halls, corredores e em parte da área de serviço do apartamento, essa altura não deve ser inferior a 2,30 m. Os apartamentos do Portal dos Mares atendem ao exigido pela Norma, dando maior conforto para o uso dos ambientes.

Tanto os pisos das áreas molhadas (banheiros, área de serviço, varanda e área comum) quanto das rotas de fuga (escadas, hall, corredores e área comum) não podem ser muito lisos. No Portal dos Mares eles apresentam nível de atrito suficiente.

Todos os guarda-corpos e parapeitos do Portal dos Mares (de alvenaria, ferro ou inox) atenderam às cargas de impacto necessárias.

O guarda-corpo da garagem também deve resistir a uma intensidade de força mínima, dando maior segurança em manobras acidentais com os veículos. A garagem do Portal dos Mares atendeu os parâmetros da Norma.

Toda peça fixada no forro do apartamento deve segurar pelo menos 3 kg de carga.

Cada ponto de fixação na parede deve resistir a uma carga de 40 kg. Para atender a essa carga, devem ser utilizadas buchas e parafusos adequados. Consulte o Manual do Usuário.

Todos os banheiros, varandas e áreas de serviço do Portal dos Mares foram submetidos a testes de umidade, sendo impermeabilizados e aprovados.

As portas do Portal dos Mares atenderam aos requisitos da Norma ao serem fechadas bruscamente.

O síndico do Portal dos Mares já participou de um treinamento inicial sobre o Uso, Operação e Manutenção da Edificação e sobre a Norma de Desempenho. O manual de Uso, Operação e Manutenção também foi entregue a ele juntamente com todos os documentos que compõem o arquivo do síndico. Há na sala do síndico um quadro para controle das manutenções preventivas que devem ser feitas. Também serão oferecidos treinamentos periódicos a cada troca de síndico pela CMO Construtora. Os treinamentos serão feitos ao longo dos 05 (cinco) primeiros anos do edifício.

.


Saiba mais sobre o Portal dos Mares clicando no link abaixo:

Clique aqui para conhecer o portal dos mares

Comentários

Compartilhar:

Outros artigos para você

200
assistencia-tecnica

Como instalar um chuveiro

Esse tutorial irá te ensinar a fazer a instalação de um chuveiro elétrico

200
dicas

O bairro com melhor custo-benefício de Goiânia

Um dos bairros mais bem localizados da cidade é considerado pelos seus próprios moradores como a melhor opção de custo-benefício

200
dicas

Como identificar os bairros que mais irão valorizar em Goiânia?

Aprenda a reconhecer os bairros de Goiânia onde os imóveis tem mais tendência a valorizar