Decoração escandinava
Na hora de decorar nosso apartamento queremos que ele fique com a nossa cara. Um lar deve representar a personalidade e estilo de vida dos moradores, mas é preciso ter cuidado para que o resultado final fique harmonioso. Uma forma de garantir a unidade e beleza de um ambiente é escolher um estilo de decoração que tenha a ver com você e se inspirar nele para incorporar os itens que você gosta. Não precisa ser um grande entendedor de design de interiores, basta ler um pouco sobre o assunto e procurar referências antes de começar a colocar a mão na massa.
Um tipo de decoração que é ideal para pessoas que gostam de ambientes simples e aconchegantes é o estilo escandinavo. Se você curte espaço livres, claros e tem tendência a um decor mais clean e moderno, porém sem ser futurista, essa pode ser a inspiração perfeita para a sua casa.
O que é estilo escandinavo?
Como o próprio nome diz, é um tipo de decoração inspirado na Escandinávia, região composta pela Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca. Criado no início do século XX, ele traz características culturais desses países como base para compor os ambientes, usando aspectos do artesanato e das paisagens locais como fonte de inspiração.
Leia também: Como encontrar o apartamento perfeito.
O desenhista Carl Larsson foi um dos grandes responsáveis por disseminar este estilo, através das suas ilustrações que retratavam o próprio apartamento em Sundborn, que possuía cores neutras, elementos antigos em conjunto com modernos e muita iluminação natural. O clima acolhedor do apartamento fez com que o lar de Carl e sua esposa se tornasse uma referência.
Como fazer?
Como a Escandinávia é um país nórdico, com um inverno rigoroso e noites muito longas, as casas locais costumam ser claras, valorizando as janelas e a iluminação natural. Por esse motivo normalmente não se utiliza cortinas nas janelas, e quando tem, são finas e em tecidos leves. As paredes são totalmente pintadas de branco ou no máximo em tons pastéis, para reforçar a claridade.
São comuns no estilo escandinavo características como ambientes amplos e com poucos elementos, deixando bastante espaço livre. Prateleiras abarrotadas de coisas e excesso de objetos de decoração nem pensar! O clima deve ser despojado e tranquilo. Quadros apoiados em estantes e outras superfícies ao invés de pendurados na parede ajudam a criar a sensação de informalidade.
Os móveis devem ser sóbrios, minimalistas e costumam misturar materiais modernos, como plástico, metal e vidro, com outros mais clássicos, como madeira e cerâmica. Aliás, a mistura do rústico com o atual é muito presente, permitindo composições muito elegantes entre móveis retos e sérios com plantas, galhos e outros elementos da natureza. Segundo a designer de interiores Alana Sparemberger: “A ambientação é aconchegante, simples, tranquila e agradável. A mistura entre o tradicional e o moderno traz muita personalidade”.
Na hora de usar as cores, não precisa necessariamente se limitar ao preto, branco e às escalas de cinza. Uma ideia que costuma dar um toque muito interessante é utilizar alguns poucos elementos com cores fortes para alegrar a composição séria. Pode ser um telefone chamativo, um quadro bem colorido, uma almofada estampada ou qualquer coisa que tire o excesso de sobriedade do ambiente. Em meio aos tons pastéis, o objeto colorido vai ganhar destaque e será o centro das atenções.
Você também pode usar pallets para compor este tipo de decoração. Saiba mais sobre esse assunto lendo o post “Do it Yourself”: uma prática atual que tem conquistado muita gente.
O foco é criar um cômodo agradável e calmo. Como esse estilo preza a informalidade e o conforto, é normal ter mantas sobre os sofás, jornais na mesa da sala de jantar ou vários lençóis misturados na cama, caso opte pela decoração escandinava no quarto. No entanto, embora esse estilo não exija simetria e “cada-coisa-milimetricamente-no-seu-lugar”, o morador não pode deixar que o apartamento fique desorganizado, pois a bagunça acabará com o minimalismo e consequentemente com a tranquilidade que quer alcançar.
Se você gostou desses exemplos e curte ambientes simples e aconchegantes, o estilo escandinavo é perfeito para deixar o seu apartamento bonito e bem decorado. Veja mais ideias e inspirações em sites especializados, como o My Scandinavian Home. Unindo personalidade e um pouco de criatividade, você verá que é possível chegar a resultados incríveis mesmo com uma decoração minimalista.
.