O segredo para lucrar na venda do seu imóvel | CMO com Você

Se você já tem um imóvel e está pensando em se mudar para outro imóvel, seja porque a família cresceu, porque quer morar em outra região ou por qualquer outro motivo, esse artigo é para você. Se você tem perfil investidor, compra e vende imóveis para gerar renda e quer potencializar o seu lucro, esse artigo é para você também.

Como uma construtora, nosso trabalho é construir e vender o apartamento dos sonhos para nossos clientes. Por isso mesmo, quem melhor do que nós para ensinar você a vender o seu apartamento? Reunimos nossa experiência e aprendizado e agora vamos te contar os segredos para vender o seu imóvel mais rápido e por um preço vantajoso. O truque é ter estratégia!

Fatores externos

Antes de qualquer coisa, é claro que não existe regra infalível e não é possível ter controle sobre tudo. Fatores externos podem influenciar muito o valor do seu imóvel. Algumas mudanças que costumam ser positivas para a valorização são novos shoppings, novos parques, novas avenidas, aumento da renda média do bairro, chegada de lojas e restaurantes mais qualificados, entre outros. Já fatores que influenciam negativamente são enchentes, o aumento da criminalidade, canteiros malcuidados, muros pichados, proximidade de comunidades carentes, o momento econômico e por aí vai. Ou seja, em suma quando a região melhora, o imóvel valoriza, quando ela piora, o preço também cai.

Leia também: Como identificar os bairros que mais irão valorizar em Goiânia?

Toda localização é boa

Embora a localização seja um fator de peso na compra de imóveis, ela não é tão decisiva quanto parece, e tem um motivo: a localização é uma escolha pessoal. Enquanto pessoas de renda mais alta se preocupam mais com a arborização e a beleza do bairro, para compradores de imóveis mais baratos a proximidade do transporte público pode ser muito mais importante. Feiras perto de casa podem ter influência positiva para compradores mais velhos e famílias, porém ser um ponto negativo para o público mais jovem ou quem depende muito do carro para se locomover. O truque é avaliar a região em que o imóvel está localizado e entender quem gostaria de morar ali, para assim anunciar ao público correto e transformar qualquer localização em uma vantagem.

Manutenção

De nada adianta ter a melhor localização da cidade se o imóvel estiver caindo aos pedaços. A falta de manutenção é um aspecto que pode derrubar o preço do imóvel, por isso conserte pias e chuveiros, resolva infiltrações e rachaduras, acabe com cheiros de mofo e outros desgastes. Imóveis mais novos exigem menos correções, mas se o seu for um imóvel mais antigo ou que foi habitado por muitas pessoas é normal que ele precise de mais ajustes. Em alguns casos, até uma pequena reforma pode ser necessária, como trocar o piso ou pintar as paredes. Lembre-se que esse é um valor investido agora que será recuperado na hora da venda.

O segredo para vender seu imóvel por mais do que você comprou tinta

Faça todos os reparos necessários.

Móveis planejados

Um apartamento que já possui móveis planejados sai na frente, pois o cliente ganha em tempo e comodidade. O vendedor também sai ganhando, pois o dinheiro investido para colocar os armários pode ser embutido no valor da venda. No entanto, é preciso cuidado!  Opte por armários neutros e não exagere na quantidade, porque os moradores gostam de deixar o apartamento com a cara deles. Guarda-roupas, armários de cozinha e de banheiro já são suficientes para valorizar o produto, mais do que isso pode ser arriscado. O mesmo vale para vidros, espelhos e projetos de iluminação: podem ser grandes aliados na valorização do imóvel, mas devem ser feitos com parcimônia e da forma mais neutra possível.

Leia também: O que você precisa saber antes de investir em imóveis em Goiânia.

Apresentação

É necessário ter ainda mais atenção no momento da venda. Se for vender através de uma imobiliária ou um corretor, como faz a construtora, escolha um profissional empenhado e de confiança. Ele poderá te dar dicas e usar a sua experiência de mercado para vender com mais facilidade. Porém, mesmo se for vender por conta própria, preste atenção na apresentação do imóvel. Se possível marque as visitas durante o dia, abra todas as janelas para que entre bastante luz natural e ventilação. Se o lugar tiver ar condicionado, ligue-os antes do cliente chegar, mas não esqueça de abrir todas as cortinas. Se alguém ainda mora no imóvel, faça uma faxina e organize todos os pertences para que o ambiente não fique bagunçado e, se possível, esconda objetos muito pessoais, como porta-retratos e roupas. Isso tudo ajuda a fazer com que o cliente se sinta confortável e tenha mais vontade de morar naquele imóvel.

O segredo para vender seu imóvel por mais do que você comprou organização

Coloque cada coisa em seu lugar e deixe a claridade entrar.

Documentação

Por fim, mas não menos importante, é primordial que toda a documentação do imóvel esteja regularizada para a venda. Imóveis que possuem pendências legais ou falta de documentos podem fazer com que até um cliente já conquistado desista da compra na última hora, preferindo procurar outra opção que esteja menos enrolada. Por isso, embora seja o último item desta lista, cuide da documentação antes de qualquer coisa, para que todo o seu esforço não seja em vão e a venda corra sem sustos na reta final.

.


Gostou deste artigo? Não deixe de ler o nosso guia financeiro Quero um Lar Para Chamar de Meu. Nele você irá entender mais sobre economia e finanças, além de aprender como se planejar para comprar seu próprio apartamento. É gratuito! Clique na imagem a seguir:

clique aqui para baixar gratuitamente o guia financeiro quero um lar para chamar de meu

Comentários do Facebook

Compartilhar:

Outros artigos para você

200
dicas

8 Tendências do Mercado Imobiliário em 2018

Saiba o que esperar do mercado neste ano que se inicia e prepare-se para investir racionalmente.

200
dicas

Mude seus hábitos financeiros e descubra como ter um imóvel

Aprenda em 4 passos como parar de gastar por impulso e se organize financeiramente para comprar seu primeiro imóvel

200
dicas

Entenda como funcionam os juros

Conhecer os diferentes tipos de juros e saber como calcular as taxas diminui suas chances de prejuízo financeiro