Como usar poltronas coloridas na decoração da casa | CMO com Você

Aposte em uma poltrona colorida para deixar sua casa mais alegre e cheia de estilo

Nada melhor do que chegar em casa, depois de um dia complicado e cansativo, e poder sentar em uma gostosa poltrona. Conforto é algo que precisa ser valorizado em interiores. E peças mobiliárias assim costumam ser também muito bonitas e cheias de estilo.

Por isso é que são chamadas pelos arquitetos e designers como “coringas”. De fato, elas são muito valiosas na hora de decorar uma casa.

Flavia Medina

Onde é possível colocar poltrona em casa

Todo artigo colocado dentro de uma casa – seja ele um móvel, eletrodoméstico, utensílio ou ornamento – deve ter uma finalidade. Pode ser que a característica que mais se destaque numa peça seja sua funcionalidade e em outra a beleza.

Mas, em todo caso, ambas precisam ter serventia – operacional ou analítica. Uma escultura não serve para limpar o chão, mas, quando observada, desperta sentimentos – eis para que ela serve.

Agora, uma poltrona tem muito mais serventias do que uma pessoa possa imaginar. Certamente, o objetivo principal de alguém comprar uma poltrona é poder oferecer, num determinado cômodo da casa, mais opções de assentos.

Mas o objetivo de muitos artistas em criarem poltronas e inserirem em decorações de interiores é o embelezamento dos espaços.

Luiz Humberto de Albuquerque 

Em vários momentos da história, designers e arquitetos fizeram ensaios de suas ideias em modelos mobiliários e ornamentais. Lustres, abajures, cadeiras, bancos, camas, sofás e poltronas estão entre as peças que mais lhe serviram como forma de exercício artístico.

Algumas, hoje, podem ser encontradas a venda nas lojas. Mas, a maioria está à mostra apenas em salas de museus.

São exemplos de poltronas famosas: Long Chair, de Charles e Ray Eames; Egg e Swan Chair, de Arne Jacobsen; Poltrona Mole, de Sergio Rodrigues; Poltrona Vermelha, dos Irmãos Campana; Cadeira Bowl, de Lina Bo Bardi; Womb Chair, de Eero Saarinen; e Poltrona Dinamarquesa, de Jorge Zalszupin.

Rodrigo Maia                            Maicon Antoniolli

Qual modelo de poltrona indicada para cada tipo de ambiente

Uma poltrona de design arrojado vista, isoladamente, na sala de um museu não reflete por completo a ideia de seu criador. Às vezes, num outro contexto, ela possa vir a ganhar mais destaque.

Por exemplo, numa sala de estar ambientada com móveis neutros, certa poltrona colorida quebraria a monotonia do cenário e acabaria como o ponto focal principal. Conclusão, sabendo combinar as peças certas, o conjunto deve enriquecer!

Juarez Cruz

Poltronas podem ser utilizadas em vários ambientes de uma casa. Para cada lugar indica-se um modelo diferente.

Poltronas para varandas abertas costumam ser feitas de um material mais resistente às intempéries, como chuva e sol forte. As colocadas em salas de estar e escritórios são mais firmes e com menor densidade. E as colocadas em dormitórios são mais fofas e podem ser acompanhadas de puffs e almofadas.

CASA COR 2016

O fato é que escolher um ou outro modelo de poltrona vai depender de uma série de fatores. Primeiro, a proposta do designer ou arquiteto para o ambiente. Depois, as atividades que serão desempenhadas no local.

O gosto e as necessidades do proprietário do imóvel. A área livre disponível de planta. E, por fim – mas não menos importante , o orçamento disponível para a decoração do cômodo.

Mauricio Karam                                    Rezende de Araujo

Em áreas sociais, geralmente, usa-se poltronas de linhas retas, volumes com poucas reentrâncias e pés altos – que facilita a limpeza no entorno da peça.

Agora, nas áreas íntimas da casa é permitido o uso de modelos com mais babados, bordas recortadas, pedrarias, botões, costuras marcadas e outros detalhes. Essa regra só não vale para quartos infantis, onde o acúmulo de poeira representa um risco à saúde.

CASA COR 2016                                                           Roberto Cimino e Nelson Amorim 

Como harmonizar uma poltrona colorida com a decoração da casa

Ninguém disse que para uma poltrona ser considerada bonita ela precisaria ser lisa e em cor neutra. Na verdade, existem peças maravilhosas, em design moderno, estampas ou cores chamativas.

E, dependendo de como são inseridas na casa, podem ser o destaque ou o complemento do conjunto, dando aquele toque de charme à decoração.

Paola Simoni

Em áreas abertas, onde o verde das plantas é predominante, poltronas coloridas em tons fortes ficam muito bem.

Para uma varanda, a pessoa pode combinar as poltronas com outros móveis ou com o revestimento de piso, criando um cenário de visual mais suave.  Já dentro de casa, ela pode ousar mais e brincar com as opções.

Gisele Taranto                                   Roberto Migotto

Poltronas de cores frias contrastam bem com cenários de cores quentes, assim como as de cores escuras com fundos claros – e vice-versa.

Estão na moda peças em tons como berinjela, azul Tiffany, verde militar, mostarda e vermelhos. E para ambientes infantis, joviais, com decoração lúdica ou que devam estimular criatividade, como os home offices, as poltronas multicoloridas e em tons neons são as melhores.

Desmobilia                       Juliana Santana 

Aposte você também nas poltronas coloridas para deixar a decoração de sua casa mais alegre e cheia de estilo. Escolha as peças que quiser e boa sorte na harmonização dos ambientes!

Estas dicas de decoração com poltronas coloridas foram criadas pela equipe Viva Decora.

 


Comentários do Facebook

Compartilhar: