Dica de sala de jantar perfeita para receber os amigos | CMO com Você

A decoração de sala de jantar ideal para receber melhor os amigos em casa

Você é uma pessoa social? Gosta de receber os amigos e a família em casa? De reunir as pessoas em torno de uma mesa para uma bela refeição? Que brasileiro não gosta disso, não é mesmo?

Aliás, o brasileiro costuma tratar a decoração de sua casa justamente pensando nestes momentos. Se em seu lar as coisas são assim também, então continue acompanhando este texto!

Carol Tasiro

Por que a sala de jantar é o melhor lugar da casa para receber os amigos?

Engana-se quem pensa que a sala de jantar é um ponto sem muita importância dentro de casa. Na verdade, é o lugar perfeito onde desenvolver atividades que incentivem a conexão e o convívio social.

Muitas das relações humanas mais significativas que se pode testemunhar acontecem em torno de uma mesa de refeições – festas de aniversário, casamento, Natal, réveillon e mais. Por que não uma reunião de amigos também?

Vai dizer, é uma coisa extremamente prazerosa poder receber as pessoas em casa com o propósito da comida.

Claro que depois, no momento que as visitas estiverem na casa, é importante encontrar outros jeitos de alegrar a recepção. Importa entender o papel que a decoração de interiores tem nisso. Saiba que escolher revestimentos, móveis e ornamentos errados poderá comprometer sua confraternização!

Claudia Comparin                                      Avner Posner

Sala de jantar integrada

Se a sala de jantar de sua casa for integrada a outro ambiente social, como cozinha ou sala de estar e varanda, será ainda melhor. Aliás, esta é uma forte tendência em arquitetura de interiores. A primeira vantagem disso é que o ambiente fica mais amplo.

A pessoa que estiver na cozinha poderá interagir com quem estiver vendo TV ou sentado à mesa de refeições. Perfeito para deixar a reunião mais animada!

doob arquitetura

Como escolher o tema correto para decoração da sala de jantar?

Como se pôde entender, a sala de jantar pode ser o pano de fundo para várias reuniões diferentes – em datas pra lá de especiais. Sendo assim, seria melhor que sua decoração fosse a mais neutra possível.

Assim, ficaria fácil adaptar o espaço a festas com qualquer temática sem problema algum. E o estilo dessa decoração efêmera vai depender de vários fatores, principalmente o tipo de comida que será servida na data.

Mas, como dito antes, a sala de jantar pode ser um ambiente isolado, fechado entre quatro paredes, ou integrado com outros setores da casa. Então, nesse caso, ela pode, sim, adotar uma decoração permanente mais estilosa.

E essa escolha vai depender de um contexto, da proposta estética feita para o restante do imóvel. Que tal fazer uma sala mais clean e moderna? Ou com um ar mais natural, campestre? Urbano descolado?

Ana Carolina Campos França 

A primeira coisa que você precisa ter em mente, antes escolher um estilo, é que não adianta montar uma sala pensando em agradar só a você ou aos seus convidados. Todos precisam se sentir bem no local!

Carol Rivelli 

Ambientes com fundo branco e móveis com design pouco atraente tendem a ser tediosos. Os com visual mais clássico e sofisticado podem deixar as pessoas pouco à vontade. E os muito coloridos, deixa o povo agitado demais.

“Como tornar sua sala de estar mais agradável e reforçar os laços entre as pessoas? Pense nisto!”

INÁ Arquitetura

Quais as recomendações quanto à decoração de sala de jantar?

Para uma sala ser uma sala de jantar, de fato, será preciso ter uma mesa e várias cadeiras. As peças certas para a sua casa serão aquelas que, de maneira alguma, comprometam a harmonia espacial; e, acima de tudo, que não atrapalhem a circulação.

Então, se o ambiente for pequeno, não tenha móveis muito grandes. Nem gaste desnecessariamente o espaço restante a não ser que seja com um assento extra para as visitas.

Daniel Oliveira

“O espaço entre as cadeiras e a passagem deve ter, no mínimo, 90 cm. Com esse parâmetro é possível definir qual o modelo de mesa se adequa melhor à sala.” – arquiteta Nicole Finkel, em reportagem de Home Decore.

Natália Siper

Agora, será que a mesa de jantar que você já tem será grande o suficiente para receber todos os seus amigos? Um jeito simples de saber isso é usar a medida do jogo americano.

Cada peça equivale a um lugar. Ou seja, todas juntas farão um demonstrativo de quantas pessoas poderão se sentar – confortavelmente – à mesa. Mas, por regra, o número de lugares em relação ao tamanho do móvel é:

  • mesa redonda: de 1,2 m até 6 lugares; de 1,50 m até 8 lugares; 2 m até 10 lugares.
  • mesa quadrada: de 1 x 1 m, 4 lugares ; 1,40 x 1,40 m, 6 lugares; 2 x 2 m, 10 lugares;
  • mesa retangular: de 1 x 1,40, 4 lugares ; 1 x 1,80 m, 6 lugares; 1,10 x 3 m, 10 lugares.

Lembrando que você precisará escolher cadeiras com tamanho compatível às medidas da mesa. Esse assento precisa ser bem confortável e ergonômico.

É até melhor que seja revestido em material de fácil limpeza – assim não haverá problemas se os amigos deixarem cair alguma comida ou bebida nelas. E nas proximidades – numa distância de 1,20 m – pode colocar móveis de apoio, como aparador e cristaleira.

 

Decoradoria Decoração Online

Bônus

Para que a decoração de sua sala de jantar fique perfeita para receber os amigos, fique atento a mais outros detalhes da decoração do ambiente.

Por exemplo, a iluminação local, que deve ser preferencialmente mista, sendo a luz sobre o tampo indireta e a uma altura de 75 a 90 cm. Também é importante saber escolher a toalha ou jogo de sousplats, os pratos, copos, talheres, guardanapos e mais utensílios.

Cleide Simões

Todo toque a mais na decoração de sua sala de jantar poderá fazer o conjunto parecer, das duas uma, ou mais convidativo ou visualmente poluído, desconfortável.

Mas, pode ser interessante investir, dependendo do caso, em pôsteres, espelhos, lousa de recados, arranjos, vasos de plantas, almofadas e muito mais.

Inspire-se nas imagens deste texto e crie o ambiente ideal para receber seus amigos!

Estas dicas de decoração de sala de jantar foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Compartilhar: