Varanda ou sala estendida: Eis a questão | CMO com Você

Para contribuir com a lista de debates sem solução, unindo-se aos clássicos biscoito ou bolacha, Android ou iPhone, Xuxa ou Angélica, eis que chega mais uma questão filosófica que não tem resposta certa e rende discussões sem fim: integrar ou não a sala com a varanda?

Após uma geração em que varanda era símbolo de status, presente em todos os apartamentos mais desejados, a tendência vem mudando. Aos poucos abrir mão da varanda para aumentar o espaço interno tem se tornado uma prática cada vez mais comum. Pode ser que isso seja reflexo da redução de metragens nos apartamentos ou sinal de que as pessoas cansaram de limpar a área externa de casa, o fato é que o número de sacadas fechadas não para de subir. Mas e aí, vale a pena fazer essa alteração? É você quem vai me dizer. Veja a seguir os prós e contras de ter sala e varanda conjugadas antes de se decidir.

Limpeza

A varanda é o quintal do apartamento, ou seja, uma abertura para o lado de fora. Isso pode ser muito relaxante e trazer mais circulação de ar para a sua casa, porém também traz mais sujeira. Especialmente na época da seca, quando é comum colocar fogo em terrenos urbanos aqui em Goiás, você terá que aprender a lidar com a mistura de fuligem e poeira que invadirá o seu cantinho sem piedade.

Por outro lado, fechar a varanda não quer dizer que a questão da limpeza está resolvida. A moda hoje em dia é fazer a cozinha integrada com varanda gourmet, o que é ótimo! No entanto, ao utilizar este espaço para colocar uma churrasqueira ou realizar refeições, os seus problemas passam a ser outros: a fumaça e a gordura. Para evitar que o cheiro de comida tome conta da sua casa ou que todas as superfícies da sala fiquem engorduradas, instale uma coifa e utilize materiais de fácil limpeza na decoração.

Privacidade

A varanda separada da sala faz com que o espaço de convivência fique um pouco mais isolado, o que é um fator que deve ser considerado principalmente se você mora em um bairro com muitos prédios próximos um dos outros, como Setor Bueno ou o Jardim Goiás. Normalmente a varanda não é muito utilizada para ocasiões privadas, então não tem problema que elas fiquem visíveis para os vizinhos.

Já ao abrir mão da sacada, pode ser que seu sofá fique bem no campo de visão do apartamento da frente e a sua mesa de jantar pareça fazer parte do apartamento ao lado. Brincadeiras à parte, ter a liberdade de andar de pijama na sala sem se preocupar com possíveis observadores é importante, por isso lembre de colocar boas cortinas na janela. Desse modo você tem a opção de abrir a cortina quando quiser claridade e de fechar quando quiser ficar mais à vontade.

apartamento dois quartos brava bueno com e sem varanda sala estendida goiania goias cmo construtora

A varanda proporciona um pouco mais de privacidade para o apartamento. (Foto: Brava Bueno. Respectivamente: com varanda e sem varanda)

Obra

É muito difícil construir uma varanda em um prédio que não tem: é caro, pouquíssimas empresas trabalham com esse serviço no Brasil e depende de um complicadíssimo acordo coletivo entre todos os proprietários do edifício. Por outro lado, a quantidades de imóveis construídos já com a varanda é enorme. Sem contar que remover uma varanda é imensamente mais fácil que do construir uma. Isso quer dizer que para não ter varanda é provável que você tenha que tirá-la – e isso envolve fazer uma obra.

Obras fazem sujeira, são caras, demoradas e envolvem muita dor de cabeça, então pense bem se você está disposto a passar por isso, especialmente se já estiver morando no apartamento. A boa notícia é que algumas construtoras (a CMO inclusive) permitem que você opte por dois tipos de planta se comprar o imóvel antes da construção, o que é mais prático e mais barato. No entanto, caso não exista essa possibilidade, é inegável que deixar a varanda como está é o caminho mais fácil.

Se obras não te assustam (ou se te assustam, mas você está disposto a passar por isso mesmo assim), peste atenção em alguns aspectos. O condomínio precisa autorizar o fechamento da varanda, pois isso altera a aparência da fachada, e pode ser que eles façam exigências sobre o tipo de material utilizado. Ao instalar a cortina de vidro, prefira os vidros tratados, que não vão esquentar demais o espaço e nem deixar passar muito ruído externo. Também escolha fornecedores confiáveis para não ter problemas com infiltração de água ou vento. Por fim, esteja preparado para nivelar piso da varanda com a sala, pois isso garante a unidade do ambiente, sem deixar claro que foi uma modificação.

Espaço

O principal fator nessa disputa costuma ser este: unir a sala com a varanda aumenta o espaço útil do apartamento. A verdade é que a maioria das pessoas subutiliza a varanda, deixando a área jogada às moscas na maior parte do tempo, ou pior: usando como depósito. Isso é compreensível principalmente em imóveis menores, pois ao integrar sala e varanda pequena consegue-se um espaço maior para o estar. Outra questão é que se a varanda for muito pequena sua utilidade também é reduzida, podendo ser melhor ficar sem ela.

Isso não quer dizer que abrir mão da varanda é o único jeito de aproveitar o espaço. O truque é planejar sua varanda como qualquer outro cômodo: definindo uma função para ela. Você pode fazer um bar externo, um cantinho para leitura, um local para praticar exercícios físicos ou meditar. Avalie quais atividades do seu dia-a-dia são melhor realizadas em um espaço aberto e prepare a sua varanda para isso. Dessa forma ela não será abandonada e não será preciso integrá-la.

varandas do parque lançamento cmo construtora apartamento dois quartos com e sem varanda

A sala estendida pode permitir uma mesa de jantar maior. (Foto: Varandas do Parque. Respectivamente: sem varanda e com varanda)

E você, é do tipo que prefere a sala maior ou varanda? Deixe sua opinião nos comentários!

.


Independente da sua preferência, nada como abrir as janelas e encontrar mais motivos para se inspirar. O próximo lançamento da CMO vai ser assim: uma dose diária de inspiração em frente ao Parque Cascavel, com varanda ou com sala estendida. Clique no link a seguir para saber mais:

clique aqui para acessar minhavidanoparque.com.br

Comentários

Compartilhar:

Outros artigos para você

200
dicas

As plantas ideais para cultivar no seu apartamento

Conheça alguns tipos de plantas que dão super certo dentro de casa.

200
dicas

5 Vantagens de Comprar Seu Imóvel no Lançamento

Se você busca um imóvel novo, porque não ser o primeiro a comprar? Veja as vantagens exclusivas de comprar no primeiro dia.

200
dicas

7 sinais de que você precisa de um apartamento maior…

Se você se identificar com mais de um desses itens, é hora de buscar uma solução