Se você já está na crise dos 30 ou se está com medo de chegar nela, saiba que existem hábitos que te deixarão muito mais tranquilo em relação ao futuro. Por isso fizemos essa lista de 10 coisas para fazer antes dos 30, que na verdade são práticas que você deve começar a cultivar o quanto antes, se possível AGORA.
1) Aprender a ficar sozinho
Você já não é mais aquele adolescente inseguro que depende dos amigos para tudo, e nem quer ser um adulto carente que precisa de atenção o tempo todo. Aprenda que estar sozinho é diferente de estar solitário, Valorize a sua própria companhia e perca o medo do que os outros vão pensar. Comece a fazer coisas a sós, como sair para jantar, assistir um filme no cinema, passear em um parque, fazer compras no shopping ou até mesmo ficar em casa assistindo Netflix o dia inteiro. Você não pode deixar para ser feliz só quando tiver companhia. E se não sabe o que fazer com seu tempo livre, já passou da hora de arrumar um hobby, colega!
2) Cuidar da sua saúde
Esse é o tipo de meta que prometemos realizar todos os anos, não é mesmo? Pois chegou a hora de priorizar a sua saúde. É biológico: seu metabolismo vai começar a desacelerar, seu fôlego não vai ser mais o mesmo e as ressacas vão piorar. Mas calma! Não precisa comprar a bengala e nem reservar o leito no hospital, é só começar a fazer aquelas coisas que você sempre soube que deveria estar fazendo: dormir mais, comer comidas saudáveis, beber mais água e frequentar a academia que você paga todo mês, mas nunca vai. Beber um pouco menos também pode ser uma boa ideia…
3) Se apaixonar
Você já teve encontros, conheceu pessoas legais, namorou e nós sabemos o que aconteceu naquele carnaval dois anos atrás, mas se você ainda não se apaixonou loucamente por alguém, pare de perder tempo! Não precisa necessariamente conhecer o grande amor da sua vida e muito menos se casar, ma se envolva com alguém e viva uma verdadeira paixão. A dica também vale pra quem já passou por tudo isso: não deixe que o medo de se decepcionar (de novo) atrapalhe seus novos relacionamentos, afinal, como disse o poeta Lucão: “Viver sem ter amado é como morrer sem ter vivido”.
4) Viajar mais
Se você ainda não é casado e não tem filhos, essa pode ser sua última chance de sair pelo mundo e conhecer novas culturas sem ter que abrir mão de muita coisa. Aos poucos a rotina começa a te prender e as obrigações não permitem viajar o quanto queremos, mas antes dos 30 você tem tempo, saúde e disposição para fazer as viagens que você vai lembrar pelo resto da sua vida. Risque alguns círculos no mapa, junte dinheiro e se organize para colocar o pé na estrada (ou no avião, ou na água, ou na areia, etc). Existem até empresas especializadas em turismo para pessoas dessa faixa etária, como a Contiki.
5) Valorizar sua família
Não dá mais para viver revoltado com seus pais e nem se trancar no quarto chorando quando eles falarem algo que você não gosta. Com mais maturidade, você já deve ter percebido que todo mundo tem defeitos e qualidades (incluindo você) e que depois de tudo que seus pais fizeram para te criar e te educar, está na hora de ser grato a eles. Leve eles para jantar, faça programas em família com seus irmãos, não deixe de participar do natal em família e, se vocês já não moram mais juntos, vá visitá-los mais vezes. Com certeza você sentirá muita falta desses momentos quando eles não estiverem mais aqui.
6) Ler mais
A internet é uma coisa maravilhosa, não dá para negar, mas se você passar todos os seus momentos livres no Twitter, Facebook e Instagram, você vai chegar aos 30 com a impressão de que desperdiçou todos os seus momentos de lazer, além de provavelmente ficar com a vista prejudicada. Ler mais vai te ajudar a relaxar, aprender coisas novas, aumentar seu vocabulário e ter mais bagagem cultural para puxar assunto com as pessoas (o que pode ser útil para realizar no item 3), além de ser um bom exercício para memória e para a mente.
7) Melhorar o mundo
Com certeza para chegar onde você está hoje, muita gente contribuiu direta e indiretamente, desde sua família, seus amigos e seus professores, até aquele desconhecido que te deu informações na rua ou aquela moça que te emprestou um guarda-chuva, sei lá. É hora de retribuir essa ajuda! Faça sua parte para que o mundo seja mais agradável. Seja educado com as pessoas, gentil no trânsito, não jogue lixo no chão e por aí vai. Se rolar fazer trabalho voluntário ou patrocinar alguma ONG, melhor ainda! O mundo agradece e sua consciência também.
8) Traçar objetivos
Ok, você viveu até aqui sem ter a menor ideia do que está fazendo e a gente te entende, porque aos 20 anos ninguém sabe exatamente que rumo tomar na vida. Porém, se você já está vislumbrando os 30 no horizonte, é melhor ter alguma noção do que fazer daqui para frente. Onde você quer estar em dez, vinte, cinquenta anos? Faça uma lista de sonhos que você quer realizar e se empenhe para alcança-los. Pode sonhar alto! Desde mudar totalmente de carreira até comprar um loft na cobertura no melhor bairro da cidade, tudo é possível, principalmente porque você vai ter muitos anos para cumprir essas metas. O importante é ter objetivos claros – e então ir atrás deles.
9) Garantir seu futuro
Como se as pessoas já não estivessem te cobrando responsabilidade o suficiente, não é mesmo? Mas eles podem estar certos. Quanto antes você organizar suas finanças e planejar o seu futuro, mais cedo você terá estabilidade e qualidade de vida. Agora que você é um adulto, precisa fazer escolhas adultas. Ao invés de torrar seu dinheiro em baladas, pague um plano de saúde. Ao invés de comer fora todos os dias, aprenda a cozinhar e economize seu dinheiro. Se você tem um emprego, porque não começar a financiar um imóvel agora? Assim você terá muitos anos para pagar as parcelas e não vai ter que se preocupar com o aluguel quando for mais velho. De quebra, você ainda pode sair da casa dos seus pais e morar sozinho. Lembre-se que no futuro você será grato pelas escolhas responsáveis que você fez hoje.
Gostou da ideia de comprar um apartamento? Clique aqui para ler o post “Primeiros Passos Para Comprar um Apartamento” e saber por onde começar.
10) Não se cobrar tanto
Sinto te informar, mas as pessoas que chegam aos 30 anos lindas, maravilhosas e com a vida toda em ordem só existem nos filmes. A grande maioria dos adultos são pessoas comuns, tentando organizar as finanças, subir na carreira e conhecer alguém legal – e provavelmente se sentindo tão perdidos quanto você. Por isso não seja duro demais com você mesmo! Ninguém precisa e nem consegue ser perfeito tão cedo, e sendo bem honestos, nunca vamos conseguir. A boa notícia é que a vida é mais divertida assim, com nossos defeitos. O importante é dar o seu melhor.
E aí, quantas dessas coisas você já está fazendo?
Quer começar a planejar seu futuro agora mesmo? Temos algo que pode te ajudar muito na hora de comprar o primeiro apê! É um checklist simples com todos os passos para te ajudar a determinar metas, prazos e se organizar – assim fica muito mais fácil realizar esse sonho. Clique aqui para fazer o download gratuito da planilha “Passo a Passo para comprar um imóvel novo”: