Muito além das notícias financeiras e das reformas sociais que vem sendo feitas no Brasil, o mercado de imóveis é influenciado principalmente por seus consumidores – e consequentemente pelas construtoras que querem atrair estes clientes. Recentemente o cenário vem sendo alterado e com isso novas características estão se disseminando por esse mercado, motivado por fatores econômicos e pelo novo modelo de vida buscado pela geração mais jovem, que busca imóveis menores, porém mais modernos.
Veja abaixo 7 novidades que são consideradas as mais recentes tendências imobiliárias:
1 – REDUÇÃO DAS METRAGENS
Os produtos médios de 2017 são apartamentos de 54m² com 2 quartos e 98m² com 3 suítes. Os condomínios também devem ter menos unidades, o que facilita o repasse e a operacionalização.
2 – INOVAÇÃO NAS PLANTAS
Maior oferta de produtos com diferenciais como pé direito duplo, elevador em edifícios baixos ou varanda gourmet em produtos mais baratos. Os imóveis focam em necessidades específicas de
grupos consumidores.
3 – FORTE INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL
Com a disseminação da internet e dos smartphones, mais de 90% da população pode ser alcançada por alguma mídia digital. A internet móvel já se tornou o meio de comunicação mais utilizado por 77% da população, seguida pela internet fixa com 64%, fazendo com que a grande maioria dos compradores pesquise imóveis online.
4 – MAIS CORRETORES AUTÔNOMOS
Ocorre o aumento do número de corretores de mercado e pequenas imobiliárias, devido ao desgaste de grandes imobiliárias e à alta rotatividade de corretores nos últimos anos.
5 – MENOS ITENS NAS ÁREAS DE LAZER
Devido à preferência dos consumidores por áreas de lazer mais básicas, o mercado reage reduzindo as opções de lazer dos condomínios ao essencial: piscina, academia, brinquedoteca e salão de festas. Produtos entregues com estas áreas bem mobiliadas e equipadas são o novo diferencial.
6 – FORTALECIMENTOS DAS EMPRESAS LOCAIS
As empresas mais atingidas pelas crises foram empresas nacionais com altos investimentos em expansão. Empresas locais, com mais controle sobre seus fornecedores e funcionários, ganham vantagem neste novo mercado.
7 – CONSUMIDOR COM NOVAS NECESSIDADES
O mercado consumidor atualmente busca tecnologia, modernidade, sustentabilidade, austeridade e qualidade de vida. Algumas são novas tendências, outras são exigências clássicas, mas para vender, as incorporadoras devem estar atentas a essas demandas.