Como Decorar o seu Banheiro ou Lavabo

O banheiro costuma ser um dos cômodos mais negligenciados na hora de escolher a decoração de um apartamento. Seja porque normalmente é um ambiente pequeno ou porque é muito íntimo, ele acaba ficando em segundo plano. No entanto, existem muitos banheiros pequenos e bonitos – e não é porque pouca gente vai vê-lo que você deve esquecer de decorá-lo! Antes de mais nada, a sua casa deve ser bonita e agradável para você, que é quem mais vai usufruir dela.

Outro fator que dificulta a decoração do banheiro é que as opções para inovar são reduzidas, e muitas vezes envolvem obras ou projetos caros. No entanto, quem pensa que não dá pra ousar na decoração do banheiro ou do lavabo está muito enganado. A seguir separamos algumas dicas para te ajudar a colocar estilo neste cantinho do seu lar e selecionamos algumas fotos de banheiros para você se inspirar:

Capriche no espelho

O espelho é importante não só para o dia-a-dia (na hora de pentear o cabelo, fazer a barba ou se maquiar), mas também é o seu maior aliado na hora de criar amplitude e aumentar a sensação de espaço em um banheiro pequeno. Se você quer se favorecer desse efeito, prefira espelhos grandes e lisos e use a iluminação para dar destaque à ele. Por outro lado, esta peça pode ser mais criativa e se tornar o centro do cômodo. Se essa for a sua intenção, escolha espelhos redondos, rústicos ou com molduras trabalhadas que irão protagonizar a decoração e ser o grande diferencial do seu lavabo.

Espelho com moldura rústica.

Espelhos grandes trazem amplitude.

Um espelho retrô compõe um ambiente antiguinho.

Organização é tudo

Como o espaço é pequeno, é muito importante que cada coisa esteja em seu lugar para não ficar sobrecarregado, o que faz o cômodo parecer ainda menor. Os objetos e itens de banheiro também tem o papel de compor o ambiente. Escolha um jogo de toalhas bonito e mantenha todas elas nos suportes corretos. Armários com portas facilitam o trabalho de organizar tudo, porém se as coisas forem ficar à mostra, tudo bem! Utilize organizadores para que qualquer bagunça fique menos visível. Outra dica é tirar os seus produtos de higiene das embalagens e guardá-los em recipientes padronizados – assim, eles podem ficar à mostra de forma mais harmônica.

Itens à mostra devem estar sempre cuidadosamente arrumados.

Caixotes facilitam a tarefa de organizar tudo.

Cestos como estes embaixo da bancada também ajudam.

Escolha bem as cores

Não precisa se limitar aos tons pasteis. Uma maneira de trazer personalidade e ousadia para o seu banheiro é apostar em cores vívidas. Ao contrário do quarto, onde passa-se muito tempo, o banheiro costuma ser usado por curtos períodos – e por isso as chances de que você enjoe das cores fortes são menores. Outra opção visualmente agradável é utilizar cores neutras nas paredes e no chão, mas abusar dos tons chamativos nos detalhes, como nas toalhas, nos ganchos, porta-escovas e saboneteiras. Se não tiver coragem de arriscar muito nas cores, uma linha de pastilhas um pouco mais coloridas na metade da parede ou uma única parede com azulejos estampados já criam um efeito interessante.

As cores vivas tornam esse banheiro super alegre.

Deixe o espaço com a sua cara usando cores fortes sem medo.

Basta a cor certa para um banheiro pequeno se tornar um espaço marcante.

Este banheiro tem cores neutras, mas os acessórios coloridos se destacam.

Cuidado com a pia

Uma pia elegante e diferente pode fazer toda a diferença no seu banheiro. Você não precisa ter uma cuba embutida só porque é a mais comum. Escolha entre uma cuba de semi-encaixe, de sobrepor, de parede ou mesmo uma cuba de apoio, que é a moda do momento. A torneira também pode ser um grande diferencial. Existem modelos criados por designers que são verdadeiras obras de arte. Lembre de pensar na composição como um todo: a cuba, a torneira, a bancada, o espelho e até a iluminação devem ficar harmoniosos em conjunto. Selecionar bem esses elementos já fazem um banheiro moderno e simples. Você pode preferir seguir uma linha moderna ou mais clássica, porém é mais seguro que todos os itens tenham o mesmo estilo.

Este banheiro romântico tem cuba de apoio com uma torneira diferenciada.

Aqui a pia tem cuba de semi-encaixe e torneira moderna em aço inox.

Esta cuba de parede iluminada por baixo parece flutuar no ambiente.

Enfeite as paredes

Como os banheiros de apartamento normalmente não tem muitas superfícies ou espaço para armários, as paredes são suas maiores aliadas. Você pode decorá-las com ladrilhos, azulejos, pastilhas… Qualquer material é válido, desde que seja impermeável. Para decoração de banheiro simples e barata, utilize quadros e pôsteres envernizados nas paredes. Como o espaço no chão é pequeno, prateleiras e armários aéreos também são uma boa estratégia para ganhar mais espaço onde colocar seus objetos e elementos de decoração. Porém, preste atenção onde você fura! Muitos canos costumam passar por dentro das paredes do banheiro, então um furo no lugar errado pode se tornar uma baita dor de cabeça.

O revestimento deste banheiro é o charme do ambiente.

A parede de pôsteres dá um ar estiloso e jovial para este lavabo.

As estantes multiplicam os espaços para suas coisas em um banheiro compacto.

A natureza é sua amiga

Traga o verde para dentro do seu banheiro ou lavabo. Utilizar plantas na decoração é uma das grandes tendências de decoração de 2017 e esse estilo não precisa ficar apenas nas áreas comuns. Você pode escolher uma flor específica ou até mesmo um arranjo para enfeitar a bancada, por exemplo. Se for optar por vasos de plantas, dê preferência para aquelas espécies que se adaptam facilmente a ambientes úmidos, como a aspidistra, o bálsamo ou a chamaedorea. O vaso também é um acessório importante e que precisa ser selecionado de modo a compor o ambiente de forma harmônica, tanto no tamanho quanto nas cores.

Uma única planta já é capaz de mudar todo o ambiente.

Você pode utilizar plantas até dentro do chuveiro.

Quanto mais plantas, mais relaxante e inspirador se torna o seu banheiro.

.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse