Como encontrar o apartamento perfeito?

Como encontrar o apartamento perfeito?

Estas 8 dicas irão te ajudar a encontrar o apartamento dos seus sonhos em meio a tantas opções.

 

Você já decidiu que quer se mudar, resolveu que vai comprar um imóvel, começou a sua busca, mas se deparou com mais uma questão: cadê o seu apartamento dos sonhos? Às vezes achar o lar perfeito pode parecer mais difícil do que encontrar o pote de ouro no fim do arco-íris, principalmente porque o que a perfeição varia de pessoa para pessoa. O apartamento ideal para 3 pessoas é bem diferente do melhor apartamento pequeno para casal. São tantas questões para levar em consideração e existem tantas opções nos sites e anúncios que é normal você sentir que nunca vai encontrar o lugar ideal. No entanto, não perca as esperanças! Justamente por causa do número de opções é que você não precisa ter medo de nunca encontrar o seu queridinho. Com certeza ele está em algum lugar, pronto para você o achar! O truque é diminuir o campo de busca e assim você vai encontrar muito mais rápido. Se liga nas dicas:

1) Quanto você pode gastar?

Faça seu planejamento financeiro e defina qual sua verba disponível para a realização deste objetivo. Calcule o quanto você pode pagar em parcelas do financiamento, ou qual o valor máximo do imóvel que você pode comprar com sua renda atual. Não esqueça de incluir as taxas de juros nessa conta, caso vá financiar o imóvel.

Se você não sabe como calcular os juros, leia o post “Como funcionam os juros?”

2) Onde você quer morar?

Ao invés de pesquisar em todos os bairros da cidade, restrinja sua busca às regiões que você tem mais interesse, considerando principalmente o seu local de trabalho, os bairros que você mais gosta, o estilo de vida que quer levar, segurança, comércio, etc. Se você tiver filhos, independentemente da idade, considere facilidades atuais e futuras, como boas escolas e até mesmo faculdade.

Como encontrar o apartamento perfeito 01

Hora de decidir qual bairro da cidade você quer chamar de seu.

3) Qual o tamanho do apartamento?

Considere quantos quartos e banheiros você precisa, se faz questão de ter uma varanda ou área de serviço, se quer uma cozinha grande… Pense em todos esses fatores quando for escolher a metragem do apartamento. Lembre que o preço do imóvel é contado por metro quadrado, então pagar por espaços que você não utiliza é jogar dinheiro fora. No entanto, não pense só no dia de hoje. Se você tem planos como ter filhos ou montar um home office, por exemplo, leve isso em consideração.

4) Quanto quer pagar de condomínio?

Ter uma área de lazer robusta e completa pode ser o ideal para alguns, enquanto outras pessoas passam mais tempo fora de casa do que dentro dela. A quantidade de lazer do edifício normalmente interfere no valor da taxa de condomínio, que será um gasto mensal a partir do momento que você receber as chaves. Logo, pense bem em quanto você está disposto a desembolsar por mês, usando os cálculos que você fez lá no item 1.

5) Faça uma lista de conveniências

Defina itens de conveniência que você gostaria de ter, como por exemplo churrasqueira ou academia no prédio. Porteiro 24h por exemplo, além de promover mais segurança, pode receber suas encomendas se você compra muita coisa pela internet e passa o dia fora, como a Karen. Considere também itens externos, como ponto de ônibus, supermercados ou farmácias onde você vai com frequência. Lembre-se de conferir quantos desses itens você encontra nos apartamentos que você visitar, mesmo que nenhuma opção reúna todos eles.

Como encontrar o apartamento perfeito 02 brinquedoteca

A brinquedoteca completa do Brava Bueno é uma conveniência muito importante para quem tem filhos e pode nem fazer diferença para uma mulher solteira.

6) Revire a internet

A internet veio para facilitar nossa vida, então use isso a seu favor. Com tantos meios de avaliar um apartamento antes mesmo de sair de casa, não tem desculpa para você não pesquisar o máximo de opções que puder. Acesse portais de imóveis, sites de construtoras e imobiliárias, grupos no facebook, tudo é válido! Para não se perder no mar de informação, organize em anotações ou planilhas tudo o que for importante.

7) Marque visitas

Apesar de todas as facilidades da internet, quando escolher as melhores opções, vá pessoalmente visitar cada apartamento para verificar se as fotos realmente condizem com a realidade e para conhecer os arredores. Se você já estiver em contato com um corretor, peça para ele agendar estas visitas, lembre-se que ele é seu parceiro. E se o apartamento ainda não estiver pronto para morar, como escolher apartamento na planta? Você pode ir nos stands de venda e conhecer o apartamento decorado para ter noções de tamanho, da distribuição dos cômodos ou mesmo da localização.

8) Investigue o imóvel

Para evitar fazer um mau negócio, use o seu lado detetive para descobrir todos os detalhes. Caso seja um apartamento novo, pesquise o histórico da construtora, cheque no cartório de imóveis e na prefeitura se ele está regularizado, pesquise possíveis mudanças futuras no bairro (como novos prédios bloqueando sua vista), qual o potencial de valorização e peça uma cópia do registro da incorporação ao seu corretor. No caso de imóveis usados, além de conferir a documentação, tente descobrir porque o antigo morador de mudou, converse com os vizinhos ou até com o porteiro para ficar por dentro de tudo.

Para não esquecer de nenhum detalhe na hora de comprar o seu imóvel, baixe a checklist passo a passo para comprar um imóvel novo e vá riscando os itens realizados da lista.

Eu sei que muitas vezes a gente sente que o imóvel que tem tudo que a gente procura não existe ou, mais comum ainda, que quando encontramos justamente aquilo que a gente sonhou, ele tem um valor acima do que podemos pagar. Pode ser também que seu empreendimento ideal ainda não tenha sido lançado, então fique de olho nos lançamentos da sua cidade para ver se um deles não é tudo que você procura – e comprar na planta tem diversas vantagens. É preciso ter paciência para procurar, pois a pressa é inimiga da perfeição, e é importante definir prioridades, porque pode ser necessário abrir mão de um item em prol de outro. No fim das contas, o apartamento perfeito mesmo será aquele que você transformar no seu lar!

.


clique aqui para baixar o checklist passo a passo para comprar um imóvel

Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse