Sem dúvida, estamos passando cada vez mais tempo no trânsito. Ainda mais morando em grandes centros urbanos como o da região metropolitana de Goiânia.
Em comemoração ao Dia do Trânsito, 25 de setembro, vale relembrar algumas dicas para fugir do caos dos congestionamentos para uma convivência mais saudável com o trânsito e com o meio ambiente. Menos estresse, mais qualidade de vida.
1. Vá de bike
Em Goiânia, as bicicletas da Prefeitura em parceria com a Unimed tomaram conta das ruas. Muita gente já adotou a bike como um novo estilo de vida na capital.
O sistema de bicicletas compartilhadas funciona assim: o cidadão baixa o aplicativo GynDeBike em seu aparelho celular, preenche os dados, escolhe o período de utilização e efetua o pagamento via cartão de crédito. A devolução da bicicleta pode ser realizada em qualquer estação disponível, dentro do horário estipulado.
2. Baixe o app
Tanto o aplicativo Waze quanto o do Google Maps são bastante utilizados pelos motoristas de Goiânia. Cada app conta com suas particularidades na hora de apresentar o melhor caminho para sair do trânsito. Enquanto o Waze é atualizado pelos próprios usuários do aplicativo, o Google Maps é atualizado frequentemente pela equipe do Google.
3. Pegue carona
Uber e 99POP (aplicativos de mobilidade que operam Goiânia), táxi ou uma caroninha com o amigo. A boa e velha carona, de graça ou não, também é uma ótima saída para sair do trânsito de Goiânia. São menos carros transportando mais pessoas e com isso, menos carros na fila de trânsito até o trabalho, por exemplo.
4. Saia mais cedo
A dica parece óbvia, mas não tem erro. Quando você sai mais cedo, é possível programar rotas alternativas de trânsito e chegar pontualmente ao destino, mesmo que precise desviar do caminho. Mas se você não abre mão do seu trajeto, sair mais cedo também é uma ótima opção. Pode ser que você enfrente menos carros pela frente.
5. More mais perto
Na hora de definir onde vai morar, valorize imóveis bem localizados, que sejam próximos do seu trabalho e da escola dos filhos, por exemplo. Avalie a sua rotina e a variedade de comércios e serviços da região. Uma boa localização pode permitir que você vá a pé para mais lugares e, quando for necessário usar o carro, faz com que você passe menos tempo no percurso ou pague mais barato nos aplicativos de mobilidade.
– –
Diante do alarmante aumento do número de automóveis poluindo o meio ambiente, sem falar nas doenças provenientes do estresse da vida contemporânea, aprender a conviver com o trânsito e buscar maneiras de amenizá-lo são a única saída para o futuro. A sua saúde e a do meio ambiente agradecem.
.
Gostou deste artigo? Não deixe de ler também o guia financeiro Quero um Lar Para Chamar de Meu. Nele você irá entender mais sobre economia e finanças, além de aprender como se planejar para comprar seu próprio apartamento. E o melhor: é gratuito! Clique no banner a seguir: