Dicas

Como identificar os bairros que mais irão valorizar em Goiânia?

A valorização de uma região depende de muitos fatores, mas a matemática é simples: quanto mais demanda existe por uma determinada região, mais o preço do metro quadrado sobe. Se existe muita demanda (ou seja, muita gente querendo comprar um imóvel ali), mais pessoas irão investir na região para suprir essa necessidade, e assim o bairro vai valorizando. Essa dinâmica econômica é chamada de “lei da oferta e procura”.

Em cidades como Goiânia, que estão em desenvolvimento intenso, o crescimento populacional é alto, o que provoca o aumento constante da demanda e faz com que certos bairros se desenvolvam mais rapidamente. Mesmo que nos últimos anos o valor do metro quadrado na cidade aumentou consideravelmente, em pesquisa realizada pela FipeZap, Goiânia permanece, pelo segundo ano consecutivo com o valor do metro quadrado entre os mais baixo do país, com uma média de R$ 4.137, ficando atrás apenas de Contagem (MG).

Para esse ano o ramo imobiliário oferece grandes oportunidades para quem buscar investir em patrimônio. Entre os fatores que traz o otimismo do mercado está a baixa da inflação, da taxa Selic e também das taxas de juros dos bancos, isso pode significar que o consumidor está diante do melhor momento para investir com o poder de compra em crescimento.

De acordo com Fernando Razuk, vice-presidente da Ademi-GO, as perspectivas do mercado imobiliário em Goiás são extremamente positivas para 2019. A tendência é de grande crescimento das vendas. “Com a definição do cenário político, o consumidor passa a ter um nível de confiança maior. Além disso, os juros de financiamento imobiliário continuam baixos e as aplicações financeiras tendem a render pouco”, explica. Dito isso o mercado imobiliário deve permanecer como uma ótima opção de investimento, valorizando mais rapidamente nos próximos anos, sendo o momento ideal para compra.

Ao comprar um imóvel em um bairro que irá valorizar, o comprador paga um preço abaixo da média do mercado com a projeção de que, em algum tempo, o empreendimento valerá muito mais do que ele pagou. Essa é uma boa estratégia tanto para quem quer investir, que poderá vender o imóvel por um preço superior ao que pagou, como também para quem quer morar, que terá um apartamento em um bairro valorizado investindo menos do que ele valerá na época.

Para isso o cliente deve avaliar a região em que o imóvel está e assim tentar prever se haverá uma boa valorização no local. Não é possível ter uma previsão exata, mas analisando algumas questões dá para ter uma noção e saber se está fazendo um bom investimento:

INFRAESTRUTURA

O aumento da infraestrutura do bairro é o principal valorizador. A medida que itens básicos como esgoto, asfalto, calçadas e iluminação são implementados, a qualidade de vida dos moradores melhora e a procura aumenta. Por essa razão, bairros periféricos costumam ter uma valorização muito maior que bairros nobres. Nos próximos anos, as regiões mais afastadas do centro têm a tendência a valorizar mais do que o Setor Bueno, por exemplo, que provavelmente receberá menos melhorias.

Foto aérea do Setor bairro Eldorado em Goiânia

O bairro Eldorado vem se desenvolvendo rapidamente

No entanto, cabe ao comprador avaliar se espera um retorno a médio ou longo prazo, pois quanto menos infraestrutura uma região tem, mais lenta será sua valorização, embora o retorno do investimento também seja maior. Neste quesito bairros planejados levam vantagem, pois tem espaço urbano projetado e aumentam a atratividade de áreas que antes eram pouco procuradas, como o Setor Eldorado, na região do Celina Park.

COMODIDADE

Comércio e serviços são fatores que influenciam diretamente no crescimento de um bairro. A maioria das pessoas busca conforto perto de casa, então à medida que lojas, restaurantes, supermercados, clínicas e outras comodidades aumentam na região, a procura também aumenta. Temos muitos setores em Goiânia que apresentam toda a comodidade que você precisa ao procurar seu próximo lar. Como exemplo podemos citar o setor Pedro Ludovico. Bairro tradicional, sendo um dos mais antigos de Goiânia. O bairro começou seu desenvolvimento na década de 60 e não parou mais. Atualmente você encontra uma enorme gama de serviços em praticamente todos os segmentos que você e sua família precisam para viver bem. Conheça mais sobre as vantagens de morar no Setor Pedro Ludovico.

Lugares de lazer como parques e praças, por exemplo, tem um grande papel na valorização da região. Goiânia é privilegiada nesta questão pela grande quantidade de parques grandes, como o Vaca Brava e o Parque Areião, presente nos melhores bairros para se morar em Goiânia, porém a maioria destes parques são cercados por bairros já superpopulosos. As vias de acesso como rodovias, marginais e avenidas também devem ser levadas em consideração, pois quanto mais fácil chegar até esse bairro, mais ele tende a valorizar.

Parque Jardim Botânico no Setor Pedro Ludovico

A dica é procurar bairros que tenham parques ainda pouco urbanizados e vias de acesso rápido, como o Parque Jardim Botânico, no Setor Pedro Ludovico, Parque Leolidio de Ramos Caiado, no Setor Goiânia II, ou o parque Cascavel, no Jardim Atlântico, pois à medida que a urbanização e a densidade populacional subirem, as comodidades aumentarão e o valor do imóvel crescerá exponencialmente. O Carlos Eduardo comprou recentemente um apartamento em frente ao Parque Cascavel e diz: “Escolhi este bairro pela localização, porque tem parque, natureza e fácil acesso”.

Outro setor que conta com essa comodidade de ser perto de tudo e de parques é o Parque Amazônia. Hoje em dia é considerado um bairro nobre com a vantagem de investimentos mais vantajosos por metro quadrado. O Parque Amazônia, atualmente, conta com vários edifícios verticais, o que leva a sua rápida valorização, o setor oferece também várias importantes avenidas, muitas praças planejadas e de prática de esportes, sem contar que o comércio do setor é muito forte atendendo vários segmentos. É um bairro muito bem servido na questão de infraestrutura e prestação de serviços.

PODER AQUISITIVO

O poder aquisitivo dos moradores também tem peso nesta equação. Bairros com maior potencial de compra atraem mais investimentos e mais comércio, o que faz com que seu valor suba. É o que está acontecendo atualmente com o Setor Marista, que hoje tem um dos metros quadrados mais caros de Goiânia, ou com o Jardim Goiás. Neste item os Shoppings Centers são uma boa bússola, pois tendem a atrair pessoas com poder de compra e dispostos a gastar, o que aumenta a média de renda do um bairro. Uma região para se ter em vista atualmente é a do Passeio das Águas Shopping, construído a pouco mais de quatro anos e que tem levado desenvolvimento para os bairros próximos, principalmente aqueles que já tem uma boa infraestrutura, como o Negrão de Lima.

ÍNDICE CONSTRUTIVO

O índice construtivo é determinado pelo governo e define que porcentagem de cada terreno pode ser construída, podendo ser desde zero até cem, quinhentos, mil porcento, e por aí vai. Esse índice limita a quantidade de andares permitida nos edifícios da região, e quanto mais andares os prédios podem ter, mais uma região valoriza. Esse aumento depende principalmente da quantidade de terrenos vazios e casas, que oferecem a possibilidade de futuramente virar edifícios, pois bairros com muitos prédios não tem espaço para crescer, e, portanto, têm uma valorização menor, além de normalmente já possuírem um preço elevado.

prédios altos de Goiânia

Prédios mais altos valorizam o bairro, mas é necessário ter espaço para construí-los

OS RISCOS

No entanto, como falado anteriormente, não existe previsão exata. A valorização dos bairros está também ligada ao poder público, pois ao mesmo tempo que facilidade de transporte tende a valorizar uma região, pode também provocar o aumento da criminalidade, o que faz com que o preço caia. O mesmo vale para parques e praças com muitos moradores de rua ou pouca segurança. A melhor forma de evitar surpresas é a informação, pesquisando sobre a região e lendo previsões de especialistas, economistas e grandes veículos.

Se souber com antecedência que um presídio será construído em uma região, por exemplo, as chances de desvalorização dos imóveis próximos são grandes, então vale a pena buscar outro local para investir. Do mesmo modo, sabendo que um parque está sendo reformado ou que uma avenida será aumentada, o comprador diminui os riscos de fazer um investimento ruim e costuma ter um retorno mais rápido do que alguém que não está bem-informado.


De qualquer maneira, hoje Goiânia é um bom lugar para investir em imóveis, por estar se expandindo e ter um metro quadrado consideravelmente mais barato do que outras capitais próximas, como Brasília. No momento em que os preços praticados estão em baixa, as chances de ter um bom retorno investindo em imóveis são ainda maiores: a tendência é que com a melhora do mercado nos próximos meses os preços voltem a subir, proporcionando um bom momento para venda com bons lucros. Também é um excelente período para se mudar para bairros em desenvolvimento e pagar um valor inferior aos dos próximos anos. Bairros que ficaram por muito tempo “esquecidos” em Goiânia, sem lançamentos imobiliários também são uma boa oportunidade para você investir. A volta de algumas construtoras para essas áreas em bairros “esquecidos” se deve a dois fatores, o primeiro foi que recentemente tivemos alterações no plano diretor, o que permitiu novos projetos em áreas que anteriormente estavam proibidas. E o segundo e mais importante motivo é que as construtoras sempre visam realizar seus lançamentos em bairros que tenham boa aceitação pela população e possuam benefícios para os futuros moradores, pois só assim terão lucro sobre as construções. Há um bom investimento em pesquisas e desenvolvimento. Então, fique atento, pois se as construtoras estão de olho, é porque tem algo de muito bom no bairro escolhido. E lembre-se: informação é o segredo para entender a valorização de imóveis em Goiânia e investir bem o seu dinheiro.

Está pensando em comprar um imóvel e ainda não sabe como funciona? Clique aqui e leia o artigo “Primeiros Passos Para Comprar um Apartamento”.

 


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse