Como sair da casa dos pais?

Chega uma fase da vida em que queremos conquistar nosso espaço, então naturalmente sair da casa dos nossos pais se torna cada dia mais tentador. As vantagens de ter seu próprio espaço são muitas, como fazer seus próprios horários, não ter que dar satisfação para ninguém e até mesmo deixar seu lar com a sua cara. Esta é uma etapa natural da vida adulta, e um sonho para muitos jovens.

“O que eu mais gosto é ter a liberdade de poder fazer o que eu quiser na hora que eu quiser, tudo no meu tempo”, diz Mariana. Ela morou sozinha por seis anos, depois voltou para a casa dos pais e agora está morando sozinha novamente. Ela conta que foi difícil se readaptar porque ela e os pais tem estilos de vida totalmente diferentes: “Voltar para casa deles estava desgastando o nosso relacionamento, então juntei isso ao fato de que precisava morar mais perto do trabalho e me mudei”, conta.

Já Renan foi morar sozinho para fazer faculdade, depois começou uma pós-graduação e por fim o trabalho o manteve longe da casa dos pais. Além de comprar muito macarrão, outras dicas que ele considera importantes na hora de morar sozinho são: ter responsabilidade com as suas coisas, impor limites para que seus amigos não abusem da sua hospitalidade e planejar todos os seus gastos.

E POR ONDE COMEÇAR?

O segredo é planejamento. Para ter sua casa você precisa se organizar financeiramente, avaliar as opções e traçar um plano. Faça uma poupança e guarde algum dinheiro antes, para gastos imprevistos, e encontre a moradia ideal para seu dia-a-dia, perto do seu emprego ou faculdade.

Antes de assinar um contrato e se mudar, não deixe de estimar quanto custa morar sozinho. É recomendável pesquisar preços de aluguéis e imóveis para fazer os cálculos. “Eu levantei todos os gastos possíveis de cada opção que eu estava olhando e depois escolhi o melhor. Eu também coloco todos os meus gastos em planilhas, como luz, telefone, cartão de crédito e até viagens, para não gastar mais do que eu estou recebendo”, diz Renan.

Você pode criar a sua própria planilha, ou pode baixar planilhas prontas na internet, em sites como o Rei das Planilhas.

mulher morando sozinha olhando para as contas no chão

Não deixe que as contas acabem com a diversão

MORAR SOZINHO NÃO PRECISA SER CARO

Para sair da casa dos pais não é necessário ter tanto dinheiro quanto parece e morar sozinho não é a única opção. Tanto para quem vai alugar um apartamento quanto para quem vai comprar, morar com amigos ajuda a dividir as contas e reduzir os gastos. A escolha entre alugar e comprar também tem que ser tomada com cautela, porque nem sempre um é mais vantajoso que o outro, dependendo dos valores. Mariana é categórica: “Para mim aluguel só tem desvantagens. Você investe e cuida de um imóvel que não é seu porque é lá que você vive”. Cabe a você avaliar o que funciona melhor para sua realidade.

Leia também: Comprar ou Alugar um Apartamento – Vantagens e Desvantagens e descubra qual o ideal para você.

RELAÇÃO COM OS PAIS

Renan diz que a relação dele com a família mudou para melhor em alguns aspectos: ele ficou mais independente, não precisando mais da ajuda dos pais para fazer comida, ir para os lugares, resolver seus problemas e tomar decisões – e também passou a ser mais prestativo nas tarefas de casa quando vai visitar. O lado negativo é que depois que você mora sozinho, é difícil se adaptar à rotina de morar com sua família de novo, porque você se habitua a ter liberdade e fazer as coisas do seu jeito.

Nessas horas a relação com os pais pode ser muito importante, então evite sair brigado. O ideal é ter uma conversa franca com eles, mostrar os motivos pelos quais você quer se mudar e demonstrar maturidade nas suas decisões. Também não tem nenhum problema pedir ajuda para eles, seja para dar conselhos, ensinar a fazer coisas que você não sabe ou mesmo para ajudar financeiramente no aluguel ou na compra do imóvel.

homem jogando videogame e falando no celular

Morar sozinho pode melhorar o relacionamento com seus pais

QUAL O MELHOR MOMENTO?

Cada caso é um caso, e por isso não existe uma regra para conquistar a tão sonhada independência. Normalmente o momento certo é quando você consegue um emprego estável ou tem uma razão maior para se mudar, mas não existe idade para ter seu próprio apê. Não tem nada de errado em sair de casa aos 18 anos e nem em morar com os pais depois dos 30. No entanto, Renan acha que essa é uma decisão que não deve ser adiada: “Quanto antes a gente sai de casa, mais a gente aprende, mais a gente amadurece”.

CORAGEM

É normal ficar um pouco perdido no começo e até mesmo sentir um pouco de medo, principalmente para mulheres (que crescem sendo consideradas mais frágeis), mas a Mariana manda a real: “Não acho que tenha muito a ver com o sexo. Morar sozinho nunca é fácil, principalmente para quem não tem estabilidade emocional e financeira, mas com o tempo todo mundo vai dando o seu jeito”. Então respire fundo, ganhe coragem e pode pesquisar “quero morar sozinha por onde começar” por aí, porque com informação e planejamento a independência é um sonho possível para todo mundo.

mulher sentada mexendo no computador com os pés apoiados na janela

Ser mulher não te faz mais vulnerável

Por fim, lembre-se que essa decisão não se resume a dinheiro. “Você tem que estar preparado financeiramente, mas essa mudança vai muito além de pagar contas. Morar sozinho tem a ver com maturidade de lidar com você mesmo e ser a sua melhor companhia durante a maior parte do tempo”, diz Mariana.

Acha que comprar um apartamento é o plano ideal para você? Clique aqui para ler o artigo “Primeiros Passos Para Comprar um Apê”.

Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse