Em um mundo cada vez mais imediatista, no qual os seis segundos de um anúncio publicitário no YouTube parecem uma eternidade, imagine esperar anos por um imóvel. Felizmente as vantagens financeiras e possibilidades técnicas superam a impaciência. Conhecer cada etapa da obra, desde o projeto arquitetônico até a entrega das chaves, ajuda a entender como seu dinheiro é bem aplicado e até a aceitar melhor o tempo que se leva para concluir a obra.
É isso o que você vai conhecer aqui: um pouco de todas as etapas de um projeto imobiliário até o tão esperando momento de fazer a mudança.
Projeto arquitetônico
É a fase inicial de toda obra. Como o próprio nome já adianta é elaborado por um arquiteto ou engenheiro civil. Também contribuem nessa etapa os profissionais responsáveis pelos projetos complementares: projetos estruturais, instalações hidráulicas, instalações de incêndio, elétricas e de telefonia. O projeto precisa ser aprovado pela Prefeitura e pelo Corpo de Bombeiros, que verificam se tudo está de acordo com a legislação local. Só então é emitido o alvará de construção.
Orçamento
Nessa etapa é prevista a estimativa de gastos com materiais básicos, equipamentos e serviços prestados pelos profissionais envolvidos em toda a obra.
Planejamento
Um bom planejamento é essencial para evitar o desperdício de materiais, a ociosidade da mão de obra e garantir que o cronograma seja cumprido.
Serviços preliminares
Antes da obra começar, o terreno é fechado para proteger os materiais, ferramentas e maquinário, além de evitar a entrada de pessoas não autorizadas. A limpeza do terreno, terraplanagem, compactação do solo, instalações temporárias de água e energia elétrica acontecem nesta etapa.
Fundações
As fundações são estruturas responsáveis por distribuir a carga da construção para o solo, evitando trincas e rachaduras. A composição da fundação varia em função do tipo de solo e das características de cada construção.
Estruturas
Nessa etapa da obra são executados os pilares, vigas e lajes que conferem sustentação e dão forma à construção.
Alvenaria e reboco
Nesta etapa as paredes são levantadas e já é possível ver o desenho de todos os cômodos. Depois é feito o reboco para deixar a superfícies prontas para receber os revestimentos.
Cobertura
É a fase de montagem do telhado, que pode ser de telhas cerâmicas, metálicas, concreto, fibrocimento, entre outros. São instaladas calhas, rufos e rincões para a captação e o escoamento da água pluvial. A cobertura pode também ser feita em laje de concreto armado, sem a necessidade de colocação de estrutura de telhado e telhas.
Instalação elétrica
É o momento de passar os fios pelos conduítes, instalar tomadas e interruptores, preparar os bocais para as lâmpadas e instalação dos disjuntores.
Instalação hidráulica
A condução dessa fase cabe ao encanador, que prepara, com ajuda dos pedreiros, as valas para a passagem dos encanamentos, coloca e liga os canos de águas pluviais e os canos de esgoto e liga a água da rua.
Instalações complementares
Aqui entram a instalação de gás, ar-condicionado, chuveiros, telefonia, televisão, entre outros.
Gesso
Após a conclusão das paredes acontece a aplicação de gesso. As sancas podem ser abertas ou fechadas, mas sua colocação costuma ser feita pelo proprietário.
Revestimentos e demais acabamentos
A maioria dos empreendimentos são entregues com pisos cerâmicos e azulejos somente nas chamadas “áreas molhadas” (banheiros, cozinha, área de serviço). Os demais ambientes são entregues com o piso previsto no memorial descritivo.
Esquadrias
Esta é uma das últimas etapas da construção. As portas, janelas e esquadrias podem ser de metal, alumínio, madeira, PVC e vidro temperado.
Pintura
A pintura marca a fase final do acabamento das paredes e do teto.
Áreas externas
Última etapa da obra. As áreas externas recebem pisos antiderrapantes, pintura e o plantio de grama e cultivo de jardins. As áreas comuns, como piscina, quadra e salão de festas são acabadas nessa fase.
Limpeza final
Antes da entrega das chaves, os apartamentos recebem uma limpeza pós-obra para a remoção de vestígios de pó que ficaram nos ambientes durante a construção.
Entrega das chaves
O momento tão esperado. Antes ainda ocorre a emissão do Certificado de Conformidade pelo Corpo de Bombeiros e do Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras (CVCO) pela Prefeitura. Os documentos atestam que o imóvel foi construído de acordo com a legislação vigente e sua ocupação é permitida.
Agora que você conhece um pouco melhor todas as etapas de uma construção, fica mais fácil entender como o Raízes Parque Cascavel é um projeto inovador. O novo empreendimento da CMO Construtora na Vila Rosa, terá apartamentos de 2Q 56m² com suíte, com acabamentos que vão te surpreender. Acesse e confira: www.raizesparquecascavel.com.br