Dicas

Comprar na planta: Até os ansiosos concordam que vale a pena

Em um mundo cada vez mais imediatista, no qual os seis segundos de um anúncio publicitário no YouTube parecem uma eternidade, imagine esperar anos por um imóvel. Felizmente as vantagens financeiras e possibilidades técnicas superam a impaciência. Conhecer cada etapa da obra, desde o projeto arquitetônico até a entrega das chaves, ajuda a entender como seu dinheiro é bem aplicado e até a aceitar melhor o tempo que se leva para concluir a obra.

É isso o que você vai conhecer aqui: um pouco de todas as etapas de um projeto imobiliário até o tão esperando momento de fazer a mudança.

Projeto arquitetônico

É a fase inicial de toda obra. Como o próprio nome já adianta é elaborado por um arquiteto ou engenheiro civil. Também contribuem nessa etapa os profissionais responsáveis pelos projetos complementares: projetos estruturais, instalações hidráulicas, instalações de incêndio, elétricas e de telefonia. O projeto precisa ser aprovado pela Prefeitura e pelo Corpo de Bombeiros, que verificam se tudo está de acordo com a legislação local. Só então é emitido o alvará de construção.

Orçamento

Nessa etapa é prevista a estimativa de gastos com materiais básicos, equipamentos e serviços prestados pelos profissionais envolvidos em toda a obra.


Na planta você já vê como o Raízes Parque Cascavel é um projeto diferenciado

Planejamento

Um bom planejamento é essencial para evitar o desperdício de materiais, a ociosidade da mão de obra e garantir que o cronograma seja cumprido.

Serviços preliminares

Antes da obra começar, o terreno é fechado para proteger os materiais, ferramentas e maquinário, além de evitar a entrada de pessoas não autorizadas. A limpeza do terreno, terraplanagem, compactação do solo, instalações temporárias de água e energia elétrica acontecem nesta etapa.

Fundações

As fundações são estruturas responsáveis por distribuir a carga da construção para o solo, evitando trincas e rachaduras. A composição da fundação varia em função do tipo de solo e das características de cada construção.

Estruturas

Nessa etapa da obra são executados os pilares, vigas e lajes que conferem sustentação e dão forma à construção.

Alvenaria e reboco

Nesta etapa as paredes são levantadas e já é possível ver o desenho de todos os cômodos. Depois é feito o reboco para deixar a superfícies prontas para receber os revestimentos.

Cobertura

É a fase de montagem do telhado, que pode ser de telhas cerâmicas, metálicas, concreto, fibrocimento, entre outros. São instaladas calhas, rufos e rincões para a captação e o escoamento da água pluvial. A cobertura pode também ser feita em laje de concreto armado, sem a necessidade de colocação de estrutura de telhado e telhas.

Instalação elétrica

É o momento de passar os fios pelos conduítes, instalar tomadas e interruptores, preparar os bocais para as lâmpadas e instalação dos disjuntores.

Instalação hidráulica

A condução dessa fase cabe ao encanador, que prepara, com ajuda dos pedreiros, as valas para a passagem dos encanamentos, coloca e liga os canos de águas pluviais e os canos de esgoto e liga a água da rua.

Instalações complementares

Aqui entram a instalação de gás, ar-condicionado, chuveiros, telefonia, televisão, entre outros.

Gesso

Após a conclusão das paredes acontece a aplicação de gesso. As sancas podem ser abertas ou fechadas, mas sua colocação costuma ser feita pelo proprietário.

Revestimentos e demais acabamentos

A maioria dos empreendimentos são entregues com pisos cerâmicos e azulejos somente nas chamadas “áreas molhadas” (banheiros, cozinha, área de serviço). Os demais ambientes são entregues com o piso previsto no memorial descritivo.

Esquadrias

Esta é uma das últimas etapas da construção. As portas, janelas e esquadrias podem ser de metal, alumínio, madeira, PVC e vidro temperado.

Pintura

A pintura marca a fase final do acabamento das paredes e do teto.

Áreas externas

Última etapa da obra. As áreas externas recebem pisos antiderrapantes, pintura e o plantio de grama e cultivo de jardins. As áreas comuns, como piscina, quadra e salão de festas são acabadas nessa fase.

Limpeza final

Antes da entrega das chaves, os apartamentos recebem uma limpeza pós-obra para a remoção de vestígios de pó que ficaram nos ambientes durante a construção.

Entrega das chaves

O momento tão esperado. Antes ainda ocorre a emissão do Certificado de Conformidade pelo Corpo de Bombeiros e do Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras (CVCO) pela Prefeitura. Os documentos atestam que o imóvel foi construído de acordo com a legislação vigente e sua ocupação é permitida.

Agora que você conhece um pouco melhor todas as etapas de uma construção, fica mais fácil entender como o Raízes Parque Cascavel é um projeto inovador. O novo empreendimento da CMO Construtora na Vila Rosa, terá apartamentos de 2Q 56m² com suíte, com acabamentos que vão te surpreender. Acesse e confira: www.raizesparquecascavel.com.br


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse