Dicas

Cozinha pequena: decoração da casa com armários coloridos

Dizem que cozinha pequena com acabamentos em cores claras e neutras parece mais ampla. Mas se usarmos armários coloridos? Veja o resultado.

Veja como deixar sua cozinha pequena mais bonita com armários, balcões e bancadas coloridas

Frequentemente, temos a oportunidade de ler em artigos de revistas e sites de decoração as boas recomendações dos especialistas em interiores. Muitos deles afirmam que, de acordo com pesquisas, foi concluído que uma cozinha pequena pode parecer mais ampla e bem iluminada se a sua ambientação for feita com elementos em cores neutras e claras. Porém, podemos considerar outras possibilidades se tivermos cautela. Saiba mais a seguir.

O que dizem os decoradores sobre uso de cores em cozinha pequena?

Sim, se quiséssemos fazer uma casa compacta parecer mais ampla, deveríamos cobrir as superfícies de revestimentos claros, principalmente na cor branca. Mas qual o efeito que isso teria sobre a decoração idealizada? Será que o resultado nos agradaria? 

Bem, saiba que as cores não só agem sobre as decorações, elas também podem nos impactar diretamente, alterando nossos sentimentos e influenciando as nossas ações.

Ou seja, na decoração da nossa casa, as cores podem afetar a nossa saúde, bem-estar e até mesmo o nível de rendimento que teremos em atividades no dia-a-dia.

Então, pensando nisso, podemos pensar sobre como nos sentimos diante das cores. Será que o preto, que geralmente é relacionado à tristeza, quando na decoração, não poderia fazer a cozinha pequena da nossa casa parecer luxuosa? 

Claro que sim. E se criássemos pontos de contraste com cores mais alegres e com alta energia? Bem, isso poderia suavizar o cenário e fazer o ambiente parecer menos “apertado”.

Como as cores impactam a decoração de cozinhas?

Considerando tudo que já foi dito, por certo, já ficou subentendido que as cores também ajudam a transmitir mensagens. Aliás, tudo numa decoração de interiores transmite mensagem – “siga por aqui”, “aqui é área de diversão”, e mais. 

Os estudiosos em diversas áreas profissionais chamam a influência das cores sobre a psicologia humana de ‘psicodinâmica das cores’. Eis como algumas cores afetam o nosso cérebro:

  • amarelo: faz as pessoas se sentirem mais ativas e cheias de energia;
  • rosa: combina com pessoas mais afetivas e calorosas;
  • verde: transmite calma, sensação de boa saúde e inspira auto estima;
  • vermelho: desperta e conduz as pessoas a realizarem desejos, como comer;
  • laranja: uma cor alegre que induz as pessoas a fazerem o que querem;
  • azul: influencia a realização de ações firmes e objetivas, como seguir uma dieta;
  • roxo: cheia de boas vibrações, para quem gosta de atividades artísticas, como cozinhar.

Agora você sabe o significado geral das cores para o nosso cérebro. Use isso a favor da criação da decoração de cozinha ideal para a sua família. Pense nas combinações de tonalidade e qual a mensagem que elas podem transmitir. 

Por exemplo, o que acha de uma cozinha em verde e laranja ou em amarelo e vermelho? Já notou que essas cores estão em muitas decorações de lanchonetes? É por um motivo, estimular a alimentação.

Mas a cozinha da sua casa pode ser integrada com a sala. Daí você não pode apenas pensar no efeito das cores sobre as funções da cozinha, mas no efeito das cores dos armários da cozinha sobre a percepção espacial da casa toda. 

Essas combinações precisam fazer sentido, principalmente com o estilo de decoração escolhido para o imóvel como um todo. Por exemplo, ambientes escandinavos seguem uma paleta mais suave.

Quais áreas das cozinhas podem receber mais cor?

Agora, você já conhece o significado das cores e já decidiu qual delas deve favorecer a decoração da cozinha da sua casa. O próximo passo é definir onde e como colocar cor nesse ambiente.

Bem, para começar, temos a possibilidade de colorir superfícies de piso e parede com revestimentos como ladrilhos, pastilhas e azulejos. Também podemos ter móveis em madeira pintada ou coberta com lâmina de madeira com cor e textura. 

As bancadas de pedra também oferecem cor à decoração. E, por fim, acessórios, utensílios e eletrodomésticos – como luminárias, banquetas, potes de alimentos e geladeira.

Tudo isso pode ter a mesma cor ou cores diferentes, dependendo da proposta de decoração. O ideal é que armários contrastem com piso e paredes. 

Contudo, quanto mais áreas com cores diferentes tiver a cozinha pequena, mais compacto irá parecer o ambiente. De fato, essas quebras visuais não são favoráveis em um cenário como esse. Reveja as imagens deste texto e inspire-se em como colorir a sua cozinha de casa.

Cor e sabor, tudo que você precisa em sua cozinha, experimente! Essas dicas de decoração com armários coloridos foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse