Dicas

Branco e dourado: decoração de Natal moderna e minimalista

Existe um modelo de decoração de Natal que foge completamente dos padrões. Ela tem um visual leve e combina com as festas de Ano Novo. Veja.

Branco e dourado: um estilo moderno e minimalista de decoração de Natal

Uma das maiores tendências de decoração em 2021, onde o branco dominava o pano de fundo dos cenários, combinado com cores como gelo, bege e champagne. Já para 2022, os especialistas em harmonização de interiores apontam a volta do “golden fever” ou a “febre do ouro”. E que tal se uníssemos estas duas ideias para compor uma decoração de Natal para as festas de fim de ano na sua casa? Confira ideias incríveis no texto a seguir.

Por que investir em decoração natalina com viés mais moderno

Geralmente, uma decoração natalina tradicional é composta por elementos em cores como verde-escuro e vermelho sangue. Já percebeu como enjoamos dessa decoração logo que passa o Natal, não vendo a hora de chegar o ano-novo para desmontar toda a produção? 

É que o encantamento com a festa nos “cega” para que estes elementos estão sobrecarregando o visual da nossa casa. 

De fato, é muito difícil harmonizar elementos nestes tons – além de muita textura e brilho – com o tipo de residência que temos hoje em dia, com características mais modernas.

É claro que seria ainda pior ter de abrir mão de toda alegria trazida por essa decoração em nome da harmonização de ambientes. Por isso, resolvemos ignorar todos os problemas. Contudo, uma alternativa seria optar, na hora das compras, por elementos em um design especial, mais condizente com o estilo da nossa casa.

Formas de composição de decoração natalina em estilo clean minimalista

Perceba nas imagens como todos esses modelos de enfeites de Natal não cansam os olhos e nem comprometem o visual dos ambientes onde eles se encontram. 

O pano de fundo destes cenários já era branco ou em cores off-white, como creme e gelo, o que facilitou a composição de uma decoração mais clean. 

Outra coisa que chama muita atenção é o minimalismo da própria ornamentação, que é composta com poucos elementos e em uma paleta de cores também bastante reduzida. Chega até a acontecer muitos pinheirinhos nem sequer terem o complemento de enfeites, ficando apenas com seus galhos e folhas. 

E o minimalismo está também nas texturas e linhas de borda destas peças. Inclusive, pode acontecer neste tipo de decoração das árvores de Natal serem reduzidas a simples triângulos de madeira. E quase todos os enfeites apresentam formas puras de geometria – sendo círculos, quadrados, esferas, cubos ou losangos, por exemplo. 

O interessante é, já que reduzimos as coisas ao mínimo, tentar brincar com os efeitos de luz e sombra; brilho e opaco; e também com as diferenças de altura entre as peças.

A ideia central desta decoração é representar bem os elementos tradicionais desta festa, sem sobrecarregar cenários ou muito menos comprometer circulações. 

Inclusive, uma dica importante é, neste período do ano, guardar o máximo de objetos de decoração espalhados pelos ambientes em uma caixa, deixando mais espaço livre para que os enfeites de Natal possam ganhar o destaque que merecem. Isso evitaria também qualquer equívoco de combinação de cores, estampas e mais.

Ideias de elementos em branco e dourado para decoração natalina

Este conceito de decoração “tudo em branco” esteve em alta em 2021. Já para 2022, os especialistas prevêem o retorno do Golden Rever ou febre do ouro, uma linda inspiração para as decorações de Natal deste ano. 

E como você pode ver, através das imagens deste texto, praticamente todo tipo de decoração natalina encontrado nestas duas cores, branco e dourado.

O grande pinheiro de Natal pode ter estrutura branca e enfeites dourados. Se a sua casa já for quase toda branca, melhor optar por um pinheiro de estrutura verde e enfeites em branco e dourado –  com o branco representando a famosa neve que cai sobre os pinheiros americanos ou europeus. E se quiser dar um toque ainda mais sofisticado à decoração da sua casa, pode considerar uma decoração de pinheiro-branco com enfeites em preto e dourado. 

Quanto menor for um enfeite de Natal, menos indicamos que ele seja branco, pois passará despercebido na decoração da casa. 

Neste caso, opte por enfeites pequenos em dourado ao invés de branco. Pensando ainda no conceito minimalista de decoração, tudo que tiver muita textura, deve ter menos variação de cores; mais variações de cores, menos textura. 

Esta regra também vale para o equilíbrio do agrupamento de elementos – texturas diferentes, mesma cor; texturas iguais, tons de cores diferentes.

A finalização desta decoração deve focar na questão do movimento. Para as árvores de Natal, vai e vem de fitas e cordões da mesma cor dos demais enfeites, com fundo de luzinhas brancas – vale trabalhar também com galhos de diferentes tamanhos para destacar o topo junto à seteira, ou a ponta da árvore. 

Já as peças sobre mesas e aparadores, pode-se planejar uma base – trilho, toalha, centro de mesa e mais, que ajude a destacar estas bases, principalmente se elas fizerem parte da composição da mesa da ceia de Natal. 

Aliás, para este setor da festa, vale considerar a elaboração de uma decoração com a utilização de galhos verdes de árvores naturais, além de espinhos e sementes junto de velas brancas. 

O que acha? Reveja as imagens deste texto para tirar mais boas ideias de decoração de Natal em branco e dourado.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse