Dicas

5 Dicas para Otimizar o Projeto de Cozinha Pequena

 Planejar um espaço pequeno é importante para o projeto ficar impecável. Confira aqui dicas para fazer uma cozinha pequena e organizada.

Fazer um projeto de cozinha pequena não é nada fácil. Precisamos escolher com cautela o local de instalação da torneira para cozinha e saber como planejar os móveis de modo que o ambiente seja prático.

Pensando nisso, hoje trouxemos 5 dicas que vão facilitar a elaboração de um projeto de cozinha pequena para que cada coisa fique em seu devido lugar – e o espaço seja funcional para que você e sua família possam colecionar momentos únicos juntos. Confira nossas dicas.

1. Torneiras funcionais 

As torneiras podem ser grandes aliadas no seu projeto de cozinha. Aproveite para usar uma torneira com filtro, assim você não precisa ocupar um espaço a mais na bancada para instalar um purificador. 

Outro modelo indicado para facilitar a rotina de higienização do espaço é a torneira gourmet. Trata-se de uma torneira imponente, com duas bicas: uma fixa e outra flexível, com um jato de água mais potente, que auxilia na limpeza mais pesada.

2. Instale a torneira de parede para ganhar espaço na bancada

Outra dica é instalar a torneira na parede ao invés de instalar na bancada, assim você consegue ganhar um espaço extra na bancada para instalar outros itens, como uma calha úmida (que é um escorredor embutido). 

Verifique se é possível fazer a instalação desse tipo de torneira, pois o ponto de água (o local que alimenta a torneira) precisa estar na altura correta.

3. Aposte em prateleiras 

As prateleiras são indispensáveis em qualquer projeto compacto. Elas ajudam a manter a organização, pois ampliam a quantidade de espaço disponível para guardar utensílios. 

Além disso, aproveite os cantinhos da cozinha para instalar prateleiras, mesmo que sejam modelos pequenos, assim você consegue aumentar a quantidade de espaço para guardar seus utensílios ou simplesmente para decorar a cozinha com muito charme. 

Compre organizadores de cozinha de acrílico para guardar os utensílios e formar uma mini despensa. Também vale a pena usar etiquetas nos organizadores para que você possa visualizar melhor o que está guardado no espaço.

4. Eletrodomésticos embutidos 

O planejamento é fundamental para a otimização da cozinha. Além de planejar armários e prateleiras, vale a pena instalar alguns eletrodomésticos ou até mesmo utensílios embutidos. 

Experimente comprar uma cuba com calha úmida – assim você não precisa comprar um escorredor para deixar na bancada; a calha cumprirá esse papel com maestria e sem ocupar muito espaço na cozinha. 

Também é interessante embutir o forno e o microondas no projeto, formando uma torre quente para aproveitar ainda mais o espaço.

Caso tenha uma ilha no centro da cozinha ou uma bancada que divide a cozinha da sala de estar, aproveite o espaço embaixo dela para instalar algum eletrodoméstico ou para fazer armários embutidos.

5. Aposte nas cores claras para iluminar o espaço 

O truque para decorar ambientes pequenos é investir nas cores claras, que ajudam a iluminar o espaço e aumentar a sensação de amplitude. 
Aproveite que o espaço está neutro e de tons claros para instalar uma torneira de uma tonalidade diferenciada. O tom black matte, da Deca, é um preto fosco super sofisticado.Outro tom muito utilizado em projetos estilo retrô é o Corten, que é um marrom clássico. Já projetos mais suaves e tradicionais – que precisam de um toque de brilho no projeto – podem investir sem medo nas torneiras em Summer Gold (dourado).

Anotou todas as dicas? Lembre-se que o planejamento é fundamental para aproveitar os espaços pequenos. Procure profissionais que possam te auxiliar nessa jornada e invista em produtos com excelente custo-benefício, assim você consegue ter poucas coisas, mas de qualidade, e sua cozinha permanece organizada.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse