Dicas

Escritura de imóveis e as dúvidas mais comuns

Antes de adquirir seu novo apartamento é sempre bom conhecer os tramites, a documentação necessária e todo processo antes de pegar as chaves de sua nova morada.

Comprar um imóvel seja ele na planta ou pronto para morar, requer certos documentos e procedimentos que não são do conhecimento de todos. Para ajudar você nesse sonho de ter seu imóvel próprio vamos explicar o que é uma escritura de imóveis e para que serve.

O que é escritura de imóvel?

(Foto Freepik: katemangostar)

A escritura de imóvel é o documento seguinte a ser providenciado depois de assinado o contrato de compra e venda. Esse documento é essencial para comprovar que você é o proprietário do apartamento e garantir que o imóvel seja transferido para o seu nome.

É um documento público elaborado no cartório de notas da cidade onde o imóvel se encontra. Este documento valida a compra e a venda do apartamento, comprovando que o proprietário é o dono legal e que ambas as partes (comprador e vendedor) estão de acordo.

Esse documento atesta a vontade das partes do comprador e vendedor, colocando no papel todas as condições de compra e venda da propriedade. Entre as informações necessárias estão:

– Objeto do registro: o imóvel que está sendo negociado entre as partes;

– Os envolvidos na compra e venda: identificação do comprador e vendedor;

– Preço acordado: os valores envolvidos na venda;

– Entrega das chaves: quando será feita a entrega do imóvel.

Para que serve a escritura de imóvel?

Esse documento tem a função de efetivar as vontades das partes (comprador e vendedor) de realizar o negócio.

Formalizar todas as condições estabelecidas anteriormente de maneira informal, assim, após o registro, essas condições se tornam obrigatórias e seu não cumprimento é penalizado.

As obrigações legais relacionadas ao imóvel, a partir da venda, passa a ser de total responsabilidade do comprador, como cuidado com a propriedade e os impostos.

Para a assinatura da escritura do imóvel é necessário a presença das partes interessadas, comprador e vendedor, do oficial do tabelionato, o tabelião e também das suas testemunhas escolhidas.

Diferença entre escritura e registro

(Foto: Freepik)

O papel da escritura é provar a compra e venda de um imóvel, mas só com ela não é suficiente para realizar a transferência completa da propriedade. Para isso, é necessário registrar a transação no Cartório de Registros de Imóveis. Esse órgão é responsável em arquivar todo o histórico de imóveis e seus proprietários da região. Esse histórico é organizado por matrículas onde cada imóvel de uma cidade é identificado por um número único.

O registro é um documento mais completo, onde são informados todos os acontecimentos relacionados ao imóvel desde sua construção, primeiro proprietário até os dias atuais.

Contanto, mesmo que a escritura tenha sido registrada a propriedade só passa para o novo proprietário quando esse documento for registrado no cartório.

Como escriturar um imóvel?

Sempre que uma venda de imóvel for realizada é necessário registrar a escritura. Mesmo se a propriedade for antiga e esse documento tenha se perdido é necessário registrar um novo. Nesse caso o proprietário solicita um novo documento no Cartório de Registro de Imóveis, apresentando a matrícula do imóvel e documentos que comprovem a situação regular da propriedade.

– Terreno urbano: cinco últimos IPTUs pagos, Certidão Negativa de Débitos da prefeitura e Certidão de Matrícula do Imóvel;

– Terreno rural: cinco últimos ITRs pagos, Certidão de Matrícula do Imóvel e Certidão do Imóvel Rural.

Pessoas físicas precisam apresentar documentos como: RG, CPF e certidão de casamento ou divórcio. Para pessoas jurídicas é necessário apresentar o contrato social, CNPJ e declarações negativas de débito.

Qual valor para se escriturar um imóvel?

(Foto: Freepik)

Já coloque em seus planos esse gasto, pois não é um documento barato. A escritura é um documento importante e sua ausência pode gerar alguns problemas.

O valor varia conforme o município em que o imóvel está localizado. Ao menos dois valores são cobrados pelo cartório para emitir a escritura: os serviços do próprio cartório e os custos com o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis).

Os valores do cartório são tabelados e dependem do valor total da propriedade em questão. O ITBI pode ficar entre 2% a 3% do valor venal do imóvel, ou seja, o preço estimado pelo governo de acordo com as informações da Certidão de Dados Cadastrais do Imóvel, presente no Registro de Imóveis.

Por isso é interessante você buscar esses valores diretamente na prefeitura para ter certeza de quanto pagar na hora de registrar e escritura.

Exemplo: se você comprar uma propriedade de R$ 100 mil reais, jogando o ITBI a 3%, o registro pode ficar em R$ 3 mil reais mais as taxas do tabelionato.

Outro ponto importante que pode te interessar é a possibilidade de contar com um desconto de 50% no pagamento do imposto na aquisição do primeiro imóvel. Mas atenção! Para esse desconto a propriedade precisa ser residencial e financiada pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação). Você também não pode ter tido qualquer propriedade em seu nome, mesmo que tenha sido doação ou herança.

Não é preciso renovar a escritura pois ela não tem um prazo de validade, apenas se houver outro negócio de compra e venda, sendo necessário o registro de outro documento. Ou seja, o ITBI é pago apenas na transferência, depois o imposto que deve ser pago pelo proprietário é o IPTU (Imposto Territorial Urbano) cobrado anualmente.

O que é preciso para emitir o registro de imóvel?

Para emissão da escritura o principal pré-requisito é a transação de compra e venda, para isso acontecer as partes envolvidas (comprador e vendedor) devem comparecer ao Cartório de Registro de Imóveis com os seguintes documentos.

Comprador:

– CPF;

– RG;

– Certidão de casamento ou nascimento;

– Pacto antenupcial registrado (se houver);

– Profissão;

– Endereço completo.

Vendedor:

– Cópia autenticada do CPF e RG dos proprietários do imóvel;

– Certidão de nascimento ou casamento atualizada;

– Pacto antenupcial (se houver);

– Endereço completo;

– Profissão de todos os proprietários e seus devidos cônjuges.

E no caso de imóvel financiado?

Imóvel financiado que não foi totalmente quitado é possível realizar a escrituração da mesma forma, mas com algumas diferenças. Nessa situação, constará uma alienação fiduciária no documento em favor do proprietário anterior, após o pagamento total do imóvel a alienação é retirada do documento por meio de uma declaração do vendedor de que o negócio foi concluído.

Esperamos ter ajudado você com algumas dúvidas mais frequentes, lembrando de que como é uma transação muito importante para a sua vida é bom buscar ajuda de profissionais para te orientar e fazer com que esses processos sejam resolvidos da melhor forma e sem dor de cabeça.

Através de inúmeros profissionais parceiros da CMO Construtora você pode ficar perto de realizar seu sonho do apartamento próprio. Temos empreendimentos espalhados nas melhores regiões de Goiânia e que mais combina com você. Ficou interessado? Você não perde por esperar por mais uma novidade que a CMO Construtora está preparando para você no Parque Amazônia. Aguarde!


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse