Dicas

Fique por dentro das principais tendências de sustentabilidade na construção de empreendimentos

O Dia do Meio Ambiente (05 de junho) nos inspirou a trazer mais um conteúdo construtivo pra você que ama novidades e quer estar sempre atualizado sobre tudo o que acontece no mercado imobiliário.

Já parou pra pensar em como a sustentabilidade se tornou um tema relevante? Essa abordagem inovadora vem transformando vários setores, inclusive o de construção civil. O objetivo é minimizar os impactos ambientais, além de proporcionar benefícios econômicos e sociais a longo prazo por meio do uso consciente dos recursos naturais.

Implementações necessárias

Sobre as tendências, vamos começar falando de uma das principais iniciativas sustentáveis utilizadas na construção de empreendimentos: o uso de materiais ecologicamente corretos. Esse é o processo que envolve a escolha de materiais de construção com conteúdo reciclado, regionalizado e rapidamente renovável. Sempre com senso de responsabilidade ambiental, a CMO Construtora utiliza materiais com maior tempo de garantia, faz a separação do entulho para facilitar o envio à reciclagem e usa o entulho (cacos de tijolo, cerâmica, etc) para camada de drenagem do paisagismo.

Além disso, os novos empreendimentos sustentáveis costumam adotar sistemas eficientes de energia. Por aqui, é claro que não podia ser diferente. Fazemos o uso de bombas e motores de alta eficiência, gerando economia no dia a dia, iluminação potencializada e composição de fachadas, coberturas e esquadrias com cores claras para gerar redução de carga térmica nos ambientes internos, diminuindo assim a necessidade de sistemas de condicionamento de ar e muito mais.

Fachada do empreendimento Alameda Leste com cores claras para redução de carga térmica

Outra iniciativa importante é o planejamento adequado do projeto que leva em consideração a orientação solar. Esta política já está sendo implementada pela CMO e hoje em dia já contamos com energia solar no escritório e nas obras. Sim, é isso mesmo: aproximadamente 100% da energia utilizada pela empresa é gerada por placas fotovoltaicas, ou seja, uma energia limpa com zero impacto ambiental. Além disso, os empreendimentos CMO também buscam sempre trazer novos benefícios à cidade, como por exemplo o telhado verde, que melhora o microclima e reduz as áreas alagáveis da microrregião. Sem contar no sistema dual flush de descarga nos banheiros, que evita o desperdício de água.

Energia solar sustentável gerada por placas fotovoltaicas utilizadas pela CMO

Como você pode ver, a conscientização ambiental está presente em nossos empreendimentos. Essas iniciativas incluem também a promoção de programas de educação para os moradores, funcionários e visitantes, incentivando a adoção dessas práticas no dia a dia. Bom demais, né? Por meio de soluções como estas e muitas outras que, de pouco a pouco, fazemos nossa parte por um futuro cada vez mais sustentável.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse