Dicas

Dicas de iluminação para sua casa ficar cheia de luz!

Dicas de como iluminar a entrada e as áreas de estar e jantar de sua casa

A iluminação é uma das questões mais importantes para a decoração de interiores. O cenário de uma sala de estar e jantar, por exemplo, certamente não teria o mesmo glamour sem o complemento de um bom sistema de luz.

E é aí que o projeto luminotécnico entra para ajudar, certificando-se de que cada setor da casa receberá o número e o tipo certo de lustres e luminárias.

“A iluminação é fundamental para que se obtenha um resultado agradável, seja para destacar partes do projeto ou dar aquele efeito clean.” – arquiteta Andréa Parreira, em reportagem de Vix.

Studio Scatena Arquitetura

Realizando um planejamento luminotécnico para a casa

É o arquiteto ou engenheiro eletricista que deve cuidar do planejamento luminotécnico de uma casa.  Até porque esta etapa é mesmo bem complexa. É quando o profissional deve estar mais atento a questões como as proporções, funções e características de cada cômodo.

Espera-se que ele consiga, no mínimo, encontrar a melhor solução para iluminar os interiores, tornando-os mais harmoniosos, agradáveis e bonitos – o que não é tarefa fácil.

Tatiana Baroni

O bom é que existem, no mercado, diversas opções de lustres e luminárias. O projetista só precisa estudar as especificações de cada produto – como a área de cobertura e a temperatura da lâmpada – e ver o que fica melhor com relação à proposta decorativa. Reunindo as informações certas, ele será capaz de dizer a quantidade de pontos de luz que será necessário em cada setor.

O que o arquiteto ou engenheiro eletricista fizer quanto ao projeto de iluminação vai refletir no visual da casa, valorizando ou desvalorizando, depois, a decoração.

Outra consequência do seu trabalho é que pode melhorar o funcionamento dos espaços e também vários aspectos do bem estar das pessoas que habitarão o local. Entendeu o porque sua experiência é imprescindível?!

“A iluminação bem feita é versátil e cênica, e transforma o ambiente criando nuances e efeitos que incitam estados de espírito, tornando espetacular o que já é bom”, “E a iluminação deve ser de acordo com as sensações que você quer despertar no espaço.” – arquiteto Alexandre Skaff, em reportagem de Revista Casa e Jardim.

Studio Scatena Arquitetura

Observe as imagens neste texto. Faça uma análise sobre como a iluminação mudou o cenário de todas estas diferentes salas! Percebeu, agora, o valor do projeto luminotécnico?

Qual o tipo de iluminação mais adequada para salas de estar e jantar

Primeiro é preciso ressaltar que uma boa iluminação é aquela que oferece conforto e eficiência. Dito isto, qual seria o melhor esquema de luz indicado para uma sala de estar e jantar? Afinal, há uma série de materiais que podem tornar a iluminação o grande diferencial de qualquer projeto de decoração. Então, o projetista deverá considerar a estética e o aspecto funcional do ambiente estudado e chegar a sua conclusão.

Moussi Arquitetura

Entrada da casa

Para se obter um resultado equilibrado e convidativo, basta utilizar a combinação certa em cada setor da sala. O hall, por exemplo, precisa ser impactante. Nesse ponto, a iluminação pode ser tanto indireta quanto direta – ou os dois ao mesmo tempo, tanto faz.

A ideia é criar um cenário com várias opções de luzes para destacar a entrada da casa. Vale a pena o decorador investir em lustres, pendentes, arandelas e até mesmo fitas de LED.

Área de estar

Adentrando na sala, pode-se ver, geralmente, duas áreas importantes, a de estar e a de jantar. A primeira delas é mais voltada à confraternização e reunião de pessoas, além do descanso. Então o esquema de iluminação neste setor tem de ser multifuncional, atendendo bem várias atividades diferentes.

Marina Turnes

No geral, a melhor solução para áreas de estar é uma iluminação difusa, que deixa o ambiente sóbrio e intimista – próprio para reunião de amigos ou amantes. Para isso, deve-se usar uma luminária central mais suave e outras – suspensas ou direcionáveis – pontuando certos móveis e regiões específicas.

Mas atenção! Lâmpadas refletoras devem ser usadas com cautela, pois tendem a causar sensação de ofuscamento.

Ofício da Arte

O decorador pode abusar, nesse setor, das lâmpadas com aparência de cor amarelada. Também instalar uma iluminação especial que destaque as estantes, nichos, prateleiras, molduras de quadros e painéis para TV – o que pode ser feito com fitas de LED ou lâmpadas dicroicas, dependendo do efeito desejado.

Claudia Arakaki

E em certos cantos, como da leitura, é importante reforçar a luz com luminárias de mesa ou de piso.

Alexandre Dal Fabbro

Área de jantar

A área de jantar só tem, basicamente, uma função. Todo o seu esquema de luz deve privilegiar, acima de tudo, a mesa de refeições. Claro que pode haver diferentes pontos de iluminação ao redor do conjunto – talvez embutidos em um forro.

Mas, é o ponto central e difuso sobre a mesa – que quase sempre é representado por um lustre ou pendente, que terá mais importância e destaque na decoração.  

Bianka Mugnatto

Com todas as informações que foram apresentadas, você já pôde ter uma ideia de como iluminar a sua casa, principalmente a sala de estar. Mas, tendo permanecido qualquer dúvida, é melhor contatar um profissional especializado!

                                                               

Marcelo Rosset Arquitetura

Estas dicas de iluminação para as salas de sua casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse