Novembro Azul: vamos falar do assunto?

O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum em homens. Os fatores de risco incluem idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, dieta rica em gorduras, sedentarismo e excesso de peso.

A maioria dos cânceres de próstata crescem lentamente e não causam sintomas no início, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas.

A CMO apoia o “Novembro Azul”, movimento de conscientização e prevenção do câncer de próstata

Alguns mitos são discutidos acerca do assunto. Veja alguns deles:

1. O aumento da próstata é um sinal de câncer.

O aumento da próstata e o câncer de próstata são diferentes. Os sintomas incluem a incapacidade de esvaziar completamente a bexiga, a necessidade frequente de urinar durante a noite, e incontinência urinária. O aumento da próstata acontece com a maioria dos homens à medida que envelhecem e não aumenta o risco de câncer de próstata.

2. O ultrassom é um exame de diagnóstico do câncer de próstata.

O ultrassom ajuda a estudar a bexiga e o tamanho da próstata, mas não identifica o câncer, que é suspeitado através do PSA e do toque retal.

3. A vasectomia causa câncer de próstata.

Estudos recentes mostram que a vasectomia não é um fator de risco para o câncer de próstata.

4. O tratamento do câncer de próstata sempre causa incontinência urinária.

Assim como com a função sexual, os homens também se preocupam com a incontinência urinária como uma consequência do tratamento desse tipo de câncer. Cerca de 1 em cada 5 homens tratados de câncer de próstata tem incontinência urinária devido ao tratamento, e os pacientes mais jovens geralmente evoluem melhor. Atualmente estão disponíveis melhores tratamentos para problemas da função sexual e incontinência urinária.

A CMO apoia o “Novembro Azul”, movimento de conscientização e prevenção do câncer de próstata

A resistência quanto ao exame de prevenção ainda é consideravelmente grande no meio masculino. É por isso que a CMO apoia o “Novembro Azul”, movimento de conscientização  e prevenção do câncer de próstata, que é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.

.


clique aqui para baixar o checklist passo a passo para comprar um imóvel

Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse