O que a aposentadoria e o mercado imobiliário têm em comum?

Depois de anos de trabalho duro e dedicação, você finalmente alcançou o tão sonhado vale encantado da aposentadoria, com muito descanso e calmaria… Será mesmo? Com o avanço da medicina, o aumento da qualidade e da expectativa de vida, cada vez mais pessoas chegam à terceira idade sem vontade de desacelerar, e muitas vezes a aposentadoria parece mais uma etapa entediante do que uma desejada conquista.

Está sofrendo por antecipação, pensando: Vou me aposentar e agora? Calma! A aposentadoria não quer dizer que você está “velho demais” e nem que você perdeu seu valor para a sociedade. Muitas pessoas se sentem entediadas e vazias depois de se aposentar, podendo apresentar perda de autoestima e sensação de alienação, mas não precisa ser assim! A aposentadoria pode ser a melhor fase da sua vida, e o mercado imobiliário tem algumas lições valiosas para te ajudar a investir melhor em você!

NÃO FIQUE PARADO

O mercado imobiliário não para nunca! Por isso quem pensa em comprar um imóvel deve estar atualizado, lendo as últimas notícias sobre a região, a cidade e o país para prever as melhores oportunidades e fazer investimentos seguros. Da mesma forma, depois que se aposentar é importante manter a mente e o corpo em movimento não só por questão de saúde, mas por hábito. Embora a aposentadoria normalmente aconteça na terceira idade, isso não quer dizer que você vai ficar velho e desatualizado! A maior parte das pessoas hoje passa dos 60 anos com saúde e disposição para continuar fazendo tudo que sempre fez. Além disso, hoje é comum encontrar pessoas se aposentando cada vez mais cedo.

O que a aposentadoria e o mercado imobiliário têm em comum?

Você não precisa “desacelerar”!

A mudança de estilo de vida pode parecer um pouco assustadora, principalmente porque o trabalho costuma representar segurança e rotina, mas esta é sua chance de se dedicar à sua vida. Continue usando os conhecimentos adquiridos na sua carreira e aproveite para estudar e aprender coisas novas sem pressão. Dedique-se a um hobby! Aproveite os eventos da sua cidade! Viaje!

E se quiser voltar a trabalhar, não tem problema: muitas empresas valorizam a experiência da terceira idade no mercado de trabalho, e se você não quer mesmo parar, esta pode ser uma opção. Se possível, procure empregos de meio período, empregos que tenham flexibilidade de horário ou busque cargos que não demandem tanta dedicação, afinal o seu foco daqui para a frente deve ser aproveitar a vida sem culpa. Com saúde, dinheiro e tempo livre, esta nova etapa tem tudo para ser a melhor fase da sua vida!

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

As pessoas não compram um imóvel de um dia para o outro. Normalmente esta é uma decisão bem pensada, estudada com antecedência, que é tomada depois de avaliar as opções, verificar as possibilidades, negociar as condições… Da mesma forma, o planejamento pode fazer toda a diferença no modo como você vai lidar com sua aposentadoria. Se você definir novos objetivos e elaborar planos de ação para alcançá-los, sair do seu trabalho vai parecer menos assustador e a sensação de “vazio” vai ser amenizada, pois você terá várias tarefas para cumprir até alcançar suas novas metas. Podem ser objetivos simples, como aprender uma nova língua, treinar novas habilidades, ou até mesmo objetivos a longo prazo, como fundar uma ONG ou fazer outra graduação. Você é seu novo chefe! “O provável é que você tenha 20, 30 e talvez 40 anos à frente, o que é um tempo bastante grande para não você saber o que quer fazer”, diz Dorian Mintzer em seu livro “O quebra-cabeça da aposentadoria”.

Contemple o futuro, e não o passado

Contemple o futuro, e não o passado

CONTROLE FINANCEIRO

Nesta nova etapa dinheiro muitas vezes é uma preocupação. Pode ser que sua renda mensal caia, principalmente se você for viver com a mensalidade da aposentadoria. Mas o mercado imobiliário nos ensina que para fazer investimentos é necessário acompanhar de perto o seu dinheiro, controlando a entrada e saída de verba, fazer boas escolhas de gastos e não deixar passar as boas chances de retorno. Leve este controle para sua nova vida: calcule quanto vai ganhar daqui para frente e estime quais serão suas despesas, dessa maneira não existirão vacas magras.

Você precisará levar alguns números em consideração, como o INSS, o FGTS, o PIS… Não se sabe ao certo quais serão as novas definições após a reforma da previdência, mas até então o teto do INSS é R$ 5.531,31, aplicável apenas para quem contribuiu com 11% deste valor durante pelo menos 80% da sua vida profissional. Quem recebe um salário menor que este tem a possibilidade de manter o mesmo salário quando se aposentar (ou até ter um aumento na renda), mas quem ganha mais do que isso não terá aumento, pois atinge o teto. A outra possibilidade é que você tenha investido em uma previdência privada – e esta renda ainda pode ser complementada com outros trabalhos informais, se você sentir necessidade.

Além das economias e reservas pessoais que você deve ter feito ao longo da vida profissional, possivelmente você também terá direito ao seu FGTS, que representa 8% de todos os salários recebidos com carteira assinada (ou 2% no caso de contratos temporários). Esse valor pode ser de grande ajuda para aplicações ou investimentos, então o destino deste dinheiro deve ser pensado com cuidado. E ainda, se você foi funcionário de uma empresa privada e tiver efetuado seu cadastro de trabalhador entre 1971 e 1988, pode ser que você tenha direito à quota do PIS, podendo retirar todo o dinheiro acumulado.

Esse capital deve ser bem administrado e, assim como o mercado imobiliário exige disciplina, você terá que ser racional no uso desses recursos. Não precisa abandonar o sonho de conhecer o Leste Europeu quando se aposentar, mas tome cuidado para não gastar seu dinheiro em coisas muito supérfluas. Lembre-se que se tudo der certo e você envelhecer com qualidade de vida, ainda terá um longo futuro pela frente.

Você ainda terá muito tempo para fazer as coisas que você gosta

Você ainda terá muito tempo para fazer as coisas que você gosta

CONFIE NOS ESPECIALISTAS

Quem investe, tanto em imóveis quanto em qualquer outro mercado, sabe o valor de um bom especialista. Eles dominam assuntos que talvez você só conheça superficialmente e podem te dar conselhos e dicas que evitarão prejuízos ou até mesmo a falência. Se empresas contratam especialistas para sair de crises ou obter melhores resultados em momentos bons, porque você não pode encontrar especialistas também? Caso a ideia de se aposentar continue te assustando, buscar ajuda psicológica não é fragilidade: é estratégia. O mesmo se aplica às questões familiares e até mesmo questões físicas, afinal passou o tempo em que terceira idade e exercícios físicos eram assuntos distantes. Em um mundo em movimento constante e com informações disponíveis na ponta dos dedos, entender a importância dos profissionais especializados em determinados assuntos pode fazer a diferença entre um investimento lucrativo e o prejuízo.

COMPRE UM IMÓVEL

Tudo bem, você já entendeu que se aposentar não quer dizer que você vai ficar preso em uma vida entediante e nem que você está velho, mas nem por isso você precisa abrir mão da sua tranquilidade e segurança. Envelhecer faz parte da vida, cedo ou tarde você vai chegar lá, então pensar no seu conforto futuro é um ato de gentileza para você mesmo.

Caso ainda esteja preso ao aluguel, o dinheiro do FGTS e os demais benefícios podem ser o capital que faltava para você ter seu próprio imóvel – e deixar para trás preocupações com mudanças ou com o proprietário, finalmente alcançando a liberdade. Se já tem um imóvel, este é o momento se imaginar nele pelos próximos anos e decidir se é lá que você quer estar – muitas vezes um apartamento menor vai diminuir seus gastos, um apartamento maior pode facilitar receber amigos e um apartamento mais perto dos filhos pode multiplicar os momentos em família. Pense adiante!

Aproveite a estabilidade para valorizar sua família

Aproveite a estabilidade para valorizar sua família

Nunca é tarde para investir no mercado mobiliário. Com experiência e maturidade, você tem grandes chances de sair na frente neste investimento. Sem falar que comprar um apartamento para seus filhos é deixar um legado de tranquilidade para as suas próximas gerações. Afinal, uma lição que o mercado imobiliário com certeza nos ensina são as vantagens de comprar um imóvel.

Não tem um apartamento ainda e quer aprender coisas novas? Baixe gratuitamente o nosso e-book “Guia Prático Para Financiar Seu Apê”:

clique aqui para baixar o e-book gratuitamente

Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse