Existem tantos modelos diferentes de cortinas. Qual a diferença por trás da aparência? E quais modelos servem para decoração de quarto?
Os modelos de cortinas que vão deixar os quartos de sua casa muito mais bonitos
Cama e guarda-roupa; basicamente é só disso que precisamos na decoração do quarto. Esse tipo de ambiente, proporcionalmente em relação ao resto da planta da casa, não é muito espaçoso. Por isso, sua personalização é um pouco mais complicada de ser realizada. Com poucas paredes vagas para isso, o que nos sobra? Bem, trabalhamos com jogo de cama, tapetes, e não podemos esquecer das cortinas!
Cortinas para quarto infantil
As cortinas para quarto infantil devem ser escolhidas pensando, acima de tudo, no conforto e privacidade da criança em seus momentos de descanso, lazer e estudo.
Ao mesmo tempo, essa peça precisa enriquecer a decoração do ambiente, deixando-a mais alegre, lúdica e divertida. E, por fim, ajudar na climatização do cômodo, evitando a entrada de luz em excesso, além de microorganismos e poluentes.
A escolha mais acertiva, nesse caso, são as cortinas de tecidos mais leves e naturais – principalmente que possam ser fáceis de serem lavadas. O ideal é que sejam peças de tons suaves, mesmo que tenham desenhos e elementos gráficos – como listras e xadrez. A ideia é criar uma atmosfera de tranquilidade, conferindo ao cenário maior elegância e sofisticação.
É importante saber escolher uma boa cortina para o quarto da criança, sabendo que pode reutilizar a peça em outros estágios de sua vida até a adolescência.
Um modelo tradicional já pode garantir tudo que se precisa de conforto, tranquilidade e controle de luminosidade. Lembrando que, por medidas de segurança, em muitos casos, prefere-se manter a cortina do quarto infantil a meia altura.
Nesse sentido, poderíamos substituir as cortinas de tecido comuns por persianas de tecido. Por exemplo, a tipo colmeia, que oferece um ótimo bloqueio acústico, visual e térmico; e a romana, com módulos estruturados que oferecem uma excelente proteção solar, num visual mais clássico, bastante charmoso.
Cortinas para quarto de solteiro
Quando a criança chegar à adolescência, ela irá querer se desfazer de tudo que remeta à sua infância. Por isso mesmo, fazendo uma boa escolha de decoração lá atrás – mais neutra e versátil -, os pais não precisarão se preocupar com isso.
Uma ideia é acrescentar uma nova camada frente a antiga cortina, em cores diferentes, mais vibrantes, combinando com a nova e descolada decoração do quarto.
Ainda nesse momento, é importante investir em boas peças de cortinas modernas, que não se danifiquem com o tempo e nem fiquem obsoletas. Quanto menos detalhes chamativos essas peças tiverem, melhor. Só que durante a fase infantil, uma cortina de voil era o bastante.
Agora, uma aposta melhor são as persianas – e até pode-se investir em peças de materiais diferentes se quiser, como madeira.
A peça de cortina escolhida para o quarto do adolescente deve ser atemporal, leve e jovial. O importante é o seguinte: garantir uma nova personalidade para o ambiente, além de, novamente, privacidade, conforto e controle de temperatura e luz.
Cortina para quarto de hóspedes e casal
Quartos de hóspedes não são destinados a ninguém em especial. Portanto, não irá fazer relação estética a nenhuma preferência de estilo. Também não precisam ser feitas do tecido mais caro ou sob medida – a não ser que o cômodo, ocasionalmente, seja utilizado para algo especial, como espaço de home office. São opções indicadas, nesse caso, a cortina branca de algodão tradicional ou uma rolô de linho.
Observação: ainda é melhor continuar com cores claras, como bege e cinza, fáceis de combinar com outros tons dos demais itens do quarto de hóspedes. O clima jamais deve ficar pesado – o mesmo ocorre quando a opção é por cortinas listradas.
Já para um quarto de casal o modelo de cortina precisa ser ainda mais funcional e estético. Além de dar um charme a mais para o ambiente, a peça deve proporcionar um controle variado da iluminação natural. O ideal é esta compor com os móveis, assim como o estilo do cômodo. Nesse caso, uma boa combinação para fechamento de janelas são:
- cortinas painéis, franzidas de pregas com blackout, persianas laminadas, cortinado e persiana romana.
Pode-se considerar para ambientes de casal cortinas de estampas mais ousadas em cores neutras; ou lisas em cores como terra, cinza, amarelo ou outras que sigam a paleta de cores do quarto.
Bônus | Modelos de acessórios para cortinas
São exemplos de acessórios ornamentais para cortinas:
- cordões de luzes de LED;
- pingentes;
- prendedores;
- abraçadeiras;
- laços;
- cortinas de cordas;
- gravatas e puxadores;
- enfeites centrais.
Viu como as cortinas podem deixar um quarto muito mais bonito? Vamos lá, escolha a sua e mude o visual dos seus ambientes!
Essas dicas de decoração para quarto com cortina foram criadas pela equipe Viva Decora.