Ibirapuera (São Paulo, Brasil)
O Parque Ibirapuera é, sem dúvida, um dos mais famosos do Brasil. Em meio à paisagem urbana de São Paulo, o parque possui inúmeras atrações de lazer. Com pistas de caminhada, quadras para esportes e alguns museus como o Museu de Arte Moderna, o Ibirapuera foi eleito em 2015 um dos “melhores parques do planeta” pelo jornal britânico The Guardian. Há ainda passeios culturais, caminhadas guiadas e grupos de ginástica. Se você não quiser fazer um piquenique em meio à área verde, pode optar pelas várias lanchonetes espalhadas pelo parque.
Hyde Park (Londres, Inglaterra)
Que tal se dar ao luxo de fazer um passeio de carruagem ou andar de pedalinho no Lago Serpentine? O Hyde Park te dá essas opções, além de ser muito frequentado, também, por amantes do hipismo, tênis e rúgbi. A infraestrutura conta ainda com bares, restaurantes e cafés. É o destino verde mais famoso na capital inglesa. Em 2004 foi construída a Fonte Memorial de Diana, uma homenagem à princesa que faleceu em 1997.
Central Park (Nova York, Estados Unidos)
Impossível visitar Nova York e não conhecer o Central Park, um dos principais cartões-postais da cidade e um dos lugares mais famosos do mundo. Muitos nova-iorquinos usufruem das mais diversas opções de lazer que ele oferece como uma fuga do ritmo frenético da cidade. Sua extensa área conta com trilhas, lagos, pontes, monumentos, restaurantes e até um zoológico. Por falar nisso, as estações do ano em Nova York são muito bem definidas, sendo assim, as atrações do parque podem alternam entre shows, filmes ao lar livre e prática de esportes em dias quentes ou pistas de patinação e esculturas de neve no inverno, por exemplo.
Keukenhof (Lisse, Holanda)
Keukenhof significa paixão pelas flores. A partir do nome já podemos entender porque ele é considerado o maior jardim de flores do mundo. As já famosas tulipas holandesas exibem seu colorido junto a árvores imensas e fontes de água naturais. Este parque fica aberto apenas uma vez ao ano, durante a primavera.
Parque Farroupilha (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)
Também conhecido como Parque da Redenção, é uma história viva do povo riograndense. Possui árvores centenárias, orquidário, espelho d’água e vários monumentos. Além das opções de lazer diárias, o parque conta ainda com o Brique da Redenção aos domingos, com várias bancas de artesanato, alimentos e antiguidades.
Parc Güell (Barcelona, Espanha)
O Parque Güel foi classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e é uma das principais atrações de Barcelona. Rodeado pela natureza, o local nasceu pelo arquiteto Antoni Gaudí e conta com várias de suas obras. Grande parte do parque pode ser visitada gratuitamente, mas possui vários pontos de interesse em que é preciso pagar. A escultura de salamandra na escadaria principal, a Sala Hipóstila e o Viaduto das Jardineiras são imperdíveis!
Ueno Park (Tóquio, Japão)
O parque abriga um grande número de museus, como o Museu Nacional de Tóquio, Museu Nacional de Ciência do Japão e o Museu de Arte Metropolitana. Atraí mais de 10 milhões de visitantes por ano, principalmente na primavera, quando as árvores cerejeiras florescem. O Ueno Park se situa no centro de Tóquio, uma fuga no meio da cidade cheia de luzes, carros e prédios.
Jardim de Luxemburgo (Paris, França)
O jardim foi criado em 1962 ao redor do Palácio de Luxemburgo que, hoje, abriga o senado da França. O parque possui canteiros, fontes, pequenos lagos, estátuas exuberantes e pomares. Lazer garantido para todas as idades! O local possui ainda bares, restaurantes e áreas esportivas.
Bosque de Palermo (Buenos Aires, Argentina)
O parque possui mais de 80 hectares onde podemos encontrar três lagos artificiais, Jardim Japonês, Jardim Botânico, Zoológico, Planetário Galileu Galilei e o Hipódromo. É um passeio imperdível para quem gosta de flores, animais, estátuas e lindas paisagens.
Parque Nacional da Tijuca (Rio de Janeiro, Brasil)
Não se trata de um parque urbano, mas está localizado na região central do Rio de janeiro, na Floresta da Tijuca. Na sua extensão encontramos trilhas, grutas e cachoeiras, além dos principais pontos turísticos da cidade como o Corcovado, Pedra da Gávea e o Pico da Tijuca. Os visitantes podem visitar o parque à pé, de bicicleta, moto ou carro. Várias atividades recreativas são permitidas.
Esquecemos de algum parque que também deveria estar nessa lista? Diga qual nos comentários.
.