Dicas

Persianas: vertical ou horizontal? Como escolher?

Persianas: vertical ou horizontal? Descubra as características de cada modelo e escolha um incrível para sua casa!

Janelas de casa não podem ficar desprotegidas, sem qualquer fechamento; e isso é por motivos de controle de temperatura ambiente e de privacidade. Por este motivo é que são usadas cortinas em decoração.

Mas e quanto a alternativa das persianas? Será que é válida também? Sabendo que existe versão horizontal e vertical, qual seria o modelo mais indicado para usar em cômodos residenciais?

Como dito antes, cortinas e persianas servem para o controle de certos aspectos das decorações. Algo a ser citado é que elas podem controlar a luminosidade e a ventilação dos ambientes.

Por isso é que seu uso está tão comum em projetos arquitetônicos. Sim, existem os modelos horizontais e verticais, e as pessoas têm dúvidas sobre qual deles seria melhor para a sua casa.

Arthur Decor

Os motivos de usar persianas em decoração de interiores

Persianas são uma boa alternativa às cortinas tradicionais. A vantagem da primeira sobre a segunda é que ela retém menos pó, facilitando a manutenção cotidiana da casa. E existem vários modelos de persianas – em estilos, tamanhos e materiais diferentes. Bastaria saber do que precisa e ter bom gosto para escolher as melhores peças para o fechamento das janelas de seu imóvel!

Existem outras vantagens das persianas que nós podemos ressaltar neste texto. Por exemplo, a boa capacidade de ajuste em nível de claridade. Agora, sem dúvidas, a questão da manutenção ainda supera todas.

E isso é perfeito em se pensando em áreas como cozinha ou banheiro – locais bons para uso de persianas. Com só uma lavagem, ou uma passada de aspirador de pó, pano úmido com detergente e pronto, ela já estaria limpa.

BPA Arquitetura Revista Viva Decora

Obviamente, as persianas também contribuem para a estética dos cômodos, impactando suas decorações. Utilizam-se muito as persianas em tom branco em banheiros – ficando com bastante “cara de higiene”. Em salas de estar e de jantar, peças estampadas, combinando com tapetes, almofadas e mais, caem bem. E em quartos, as mais escuras oferecem mais privacidade.

Arthur Decor

Os dois modelos de persianas e suas características específicas

Existem dois modelos de persianas, a horizontal e a vertical; e estes dois tipos se adaptam a várias propostas de decorações residenciais e corporativas também. Mas há diferenças entre ambos que precisam ser ditas.

Antes de escolher entre um ou outro, primeiro deve-se responder a seguinte questão: qual é o tipo de claridade que você deseja para dentro de casa?

BY Arq&Design

Persianas verticais

Persianas verticais são encontradas em diversas opções de cores e padrões. Elas costumam ser fabricadas em materiais como PVC, metal ou poliéster; e vêm em cores suaves, tornando as decorações mais sóbrias. São indicadas para ambientes como escritórios, salas e quartos.

De acordo com o jeito com que suas lâminas são recolhidas, as persianas verticais podem dar a impressão de que os ambientes são mais altos do que realmente são. O sombreado que proporcionam é sempre muito sutil.

Quando recolhidas, suas tiras tornam-se discretas. São leves ao abrir e fechar, podendo ser levadas, unilateralmente, para direita ou para a esquerda. E acumulam menos poeira.

SA Engenharia e Arquitetura

SA Engenharia e Arquitetura

Persianas horizontais

As persianas horizontais são o modelo mais comum à venda. Seu visual quase sempre parece fluido e sua abertura é prática. Geralmente, apresenta um design simples, mas resistente.

Dessas peças, existem as que são feitas em PVC, alumínio, madeira, bambu e mais. E elas podem ser encontradas em medidas estreitas e por isso são bastante utilizadas em janelas de cozinhas, banheiros ou outros cômodos pequenos.

Patricia Covolo Cristina Lembi

Revista Viva Decora

Dentro de casa, o ideal é instalar persianas horizontais somente em janelas de pequeno porte; do contrário o requinte da casa poderia ser comprometido. E não é só isso!

Independente de onde e como forem instaladas não devem se sobressair aos cenários – por isso a cautela em usá-las. Em contrapartida, são ideias para proteger áreas com efeitos nocivos dos raios solares, equilibrando o conforto térmico dos interiores.

Arthur Decor Triplex Arquitetura

Karen Pisacane

Há dois subtipos de persianas horizontais as chamadas de ‘romanas’ e as chamadas de ‘rolos’. Ambas são feitas em tecido.

O primeiro modelo tem uma aparência “dobrada”, com divisões bem largas, sem abertura entre elas.

O segundo, como o nome diz, fica “enrolado”, perfeito para frentes de janelas com grandes panos de vidro, por exemplo. Mas, isso deve ser feito em partes segmentadas, para que o peso não gere defeito na peça.

Agora que você já conhece os dois tipos de persianas que existem. Gostaria de ter uma delas em casa? Acha que seria ideal uma horizontal ou vertical nos ambientes?

Use as imagens deste texto como fonte de inspiração! Observe os modelos em madeira – bem comuns, mas elegantes; os modelos em alumínio – que barram bem os raios ultravioletas, refletindo-os; e outras estratégias inovadoras e originais e escolha a que mais combina com sua casa.

Essas dicas sobre os modelos de persiana vertical e horizontal foram criadas pela equipe Viva Decora.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse