Dicas

Piscina com borda infinita: as vantagens desta construção

Será que vale construir uma piscina do zero? E por que o modelo de piscina com borda infinita é tão atrativo? Qual o seu diferencial?

Piscina com borda infinita: as vantagens dessa linda peça de arquitetura

Piscina com borda infinita é considerada uma solução bastante luxuosa em se tratando de arquitetura e engenharia. É inevitável as pessoas não gostarem do seu visual. 

De fato, para quem não entende de construção, ele provoca bastante curiosidade. É que, ao se banhar, elas têm a impressão de que podem nadar até o infinito, para dentro do céu, de um oceano, uma cachoeira ou vegetação. Sem dúvidas, impressionante.

Agora, quais os segredos por trás deste efeito? Como funciona uma piscina de borda infinita? Como ela é feita? Bem, nós respondemos no texto a seguir. Confira.

O que faz as piscinas com borda infinita serem tão bonitas e atrativas?

Antes de responder essa pergunta, reflita sobre como é a visão de cima de um grande edifício. O objetivo da construção de terraços é para que possamos, de um ponto mais alto possível, apreciar a vista da cidade. E, infelizmente, por questões de proteção, somos obrigados a instalar ao redor da área parapeitos ou grades altas, o que acaba bloqueando parte da vista. 

Bem, isso tudo não é algo com o que temos que nos preocupar com a piscina com borda infinita. De modo algum a visão da paisagem é comprometida. Temos a linha da água se igualando à linha do horizonte. 

Além disso, existe uma calha que coleta a água – muito bem impermeabilizada e que pode ter pedriscos no fundo. Depois, uma mureta de acabamento – que pode ser a fachada da própria edificação – e um parapeito com vidro temperado, garantindo total visibilidade do entorno.

Diferenças entre piscinas comuns e piscinas com borda infinita

Base terreno

Piscinas comuns geralmente são construídas no nível zero, rente ao solo do jardim, em bases planas. Também podem ser elevadas, sendo necessário subir numa escada para acessar sua borda. Já as piscinas com borda infinita podem ser feitas em terrenos de declive. 

O problema é que precisam ser feitas do zero. Ou seja, não podem vir prontas de fábrica – como é o caso dos modelos de piscinas em contêiner, fibra de vidro, e mais.

Estrutura

A primeira fase de construção de uma piscina com borda infinita é a escavação do terreno no formato desenhado. Depois, a terra é compactada com areia. 

Se fosse uma piscina comum, sobre isso, seria colocado o casco em fibra, por exemplo. Mas, nesse caso, é disposta uma estrutura de malha de ferro. A mesma é concretada. Depois é passado alguns produtos de impermeabilização, além da argamassa. Por fim, é colocado o revestimento.

Funcionamento

A piscina com borda infinita funciona de forma mais simples do que se possa imaginar. Já sabemos que a tal “borda infinita” significa que a água da piscina atinge um nível mais alto que o parapeito e que o líquido cai, então, para uma calha de transbordamento. 

O mesmo passa, portanto, por canos de PVC até chegar a um reservatório. Depois é bombeado e ao mesmo tempo filtrado, voltando por outros canos de volta para o fundo da piscina.

Observação: em uma piscina comum, o nível da água ficaria 10 cm abaixo do nível da borda.

Como fazer a conexão da piscina com borda infinita e a paisagem 

A conexão da piscina com borda infinita e a paisagem ao redor, obviamente, já começa com essa abertura de visão para o entorno, sem bloqueios. Outra coisa importante é mesmo a escolha do revestimento, que precisa apresentar uma paleta de cores que remetem à tudo que há ao redor – céu, vegetação, oceano ou outra coisa. 

Por fim, deve ser considerado o próprio desenho de piso do deck ao redor, que pode ser irregular, tão orgânico quanto à natureza.

Mais uma estratégia bastante adotada pelos arquitetos para melhorar esta conexão piscina-paisagem é a construção de uma das paredes laterais desta estrutura em vidro. Sim, isso mesmo, vidro – transparente ou levemente esverdeado. 

O mesmo precisa apresentar uma espessura de pelo menos 8 mm, com camadas múltiplas que o façam resistente à pressão que a água exerce de dentro para fora na piscina.

E não podemos terminar esse texto sem citar os esquemas de luzes próprios para piscinas, cuja eletricidade vêm de uma caixa de passagem e encanamento instalado fora da estrutura.

Com as novas tecnologias, já existem luminárias em forma de rosca – no tamanho compatível com canos de 50 mm – para embutir em piscinas, ficando dentro d’água. Os sistemas de LED automatizados criam efeitos lindos que podem combinar do nascer ao entardecer do sol.  E ainda é possível combinar jogo de luzes com jatos de água – com mini cascatas de embutir ou instaladas ao redor da piscina.

Que tal morar em empreendimentos que oferecem uma dessas? 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse