Cozinha: móveis prontos, modulados ou planejados sob medida? | CMO com Você

Será que móveis planejados são mesmo a melhor escolha para a cozinha?

O crescimento do mercado imobiliário está impulsionando o consumo de móveis. Rapidamente, a maioria das pessoas logo pensa nos planejados.

Devido às propagandas, se criou uma lenda de que somente peças assim seriam o sinônimo de bom gosto e qualidade.

Porém, a cada ano surgem mais e mais opções de novos tipos mobiliários. Então, fica a pergunta, qual seria a melhor escolha para uma cozinha?

Só possível responder essa questão se o consumidor buscar compreender qual é a diferença entre móveis prontos, modulados e sob medida. Se ele ficar atento às tendências também ajudará na decisão.

Normalmente, as pessoas vão atrás apenas de marceneiros e lojistas que apresentam as ofertas mais em conta. Mas, no final, os fatores ‘qualidade’ e ‘estética’ devem prevalecer.

Neste post, você compreenderá melhor quais as vantagens de cada tipo de móvel. Assim, poderá também dizer o porquê dos planejados serem os mais apreciados e adquiridos pelos clientes brasileiros.

Móveis prontos

As principais vantagens de se adquirir peças prontas é a questão da economia de preço e de tempo. Peças assim, feitas em série, são pensadas para atender as necessidades gerais da população. Elas costumam ser vendidas com preços mais baixos. E suas dimensões e design atendem bem a um tipo de público específico, que mora, principalmente, em apartamentos pequenos.

O problema dos móveis prontos é que os clientes jamais conseguem interferir nos modelos. Não importa a sua ideia, as peças sempre terão a mesma aparência no final – é como o ditado “quem quer compra, quem não quer não compra”.

E, além disso, será sempre preciso pesquisar a credibilidade do profissional ou da empresa que as fabricou. Porque assim se terá uma ideia da durabilidade e resistência do produto.

Tria Arquitetura

Então, sobre cozinha, será que não seria melhor priorizar pelos móveis planejados? Vejamos os detalhes a seguir!

Móveis Planejados

Modulados

Os móveis planejados modulados é uma ótima opção disponível no mercado. Resumidamente, seu conjunto trata-se da união de várias partes de móveis, com medidas, funções e sistemas de montagens pré-definidas e diferentes. Seu planejamento, apesar de não parecer tão complexo como de outros móveis, requer muito cuidado e atenção por parte do projetista.

As opções de montagem são infinitas. As peças, separadas entre si, podem ser agrupadas de acordo com o desejo do proprietário e finalizadas com os acabamentos devidos.  

Porém, seu encaixe no espaço é limitado, devido à forma padronizada dos módulos e às dimensões fixadas pela sua fabricante. Por fim, isso inibe também, em grande parte, a criatividade do arquiteto ou designer de interiores.

Idealizzare Arquitetos 

Mas, também há pontos favoráveis quanto à compra de móveis modulados para a cozinha. Por exemplo, perdem-se alguns centímetros de armários, mas se ganha em precisão – já que suas medidas são sempre as mesmas, não importa o ambiente.

Lúcia Vale

E nem precisa comprar todos os módulos de uma única vez. Como eles são produzidos em série, o cliente tem a opção de ir, aos poucos, ampliando seu projeto.

A maioria das lojas de móveis modulados para cozinha mantém disponível, para atendimento, vendedores-projetistas. Elas ajudam as pessoas simulando seus ambientes por meio de softwares de computador.

Às vezes, basta uma hora e poucos traços para ter uma noção exata de toda a ideia. E assim como é rápido de se planejar é rápido de comprar, já que nos centros de distribuição encontra-se o produto pronto.

“O projeto já pronto ajuda as pessoas que não conseguem imaginar o imóvel mobiliado e sentem-se inseguras para fazer a escolha de móveis novos.” – arquiteta Daniela Soares, em reportagem de Zap Imóveis.

Beatriz Mendes 

Sob medida

Os móveis sob medida são totalmente projetados. Diferente dos planejados modulados, eles não têm tamanhos pré-estabelecidos e por isso se adequam melhor aos ambientes.

Por serem fabricados levando em consideração as dimensões dos cômodos, utilizam mais bem todos os espaços possíveis – jamais perdendo qualquer centímetro. E caso eles se deparem com uma estrutura, se moldam melhor a ela.

A qualidade superior dos móveis sob medida é mais facilmente percebida. Esse produto pode ser encomendado tanto em lojas especializadas quanto em ateliers de artistas autônomos.

Todas as peças têm sempre um acabamento, material e cor diferenciada. E toda a adaptação que o cliente desejar para as peças, como detalhes ou recortes personalizados, o projetista tem condições de solicitar ao fabricante.

Como se pode imaginar, os planejados sob medida levam mais tempo para serem adquiridos. Seu planejamento é muito mais complexo.

Next Arquitetura 

Cada pequeno erro de medição pode comprometer todo o conjunto. Por isso, necessita-se de mão de obra totalmente especializada, desde a coleta de dados com o cliente até a montagem das peças no local. Consequentemente, seu preço de venda também será mais elevado.

By Arq&Design 

O desenvolvimento de um modelo 3D, revelando um layout prévio, será indispensável. Afinal, as peças sob medida são pouco versáteis e não independentes.

Então, só com uma maquete, rascunhos e mais desenhos é que se pode ter uma ideia do resultado final. E o desenvolvimento desse material gráfico, somado a fabricação e instalação dos móveis, faz o tempo de reforma de uma cozinha, por exemplo, parecer demorado.

Angela Tacca 

Ainda tem outras desvantagens mais relevantes quanto a esse tipo de móvel de cozinha que os clientes devem analisar. Primeiro, por serem feitos sob medida, geralmente, se adequam ao imóvel e aos eletrodomésticos que a pessoa tem no momento.

Ou seja, se ela precisa comprar novos utensílios ou mudar de casa não poderá nem alterar e, talvez, nem remanejar as peças planejadas que adquiriu.

Red Square Arquitetura 

Conclusão

Como se pode perceber, qualquer uma das escolhas – móveis prontos, modulados ou sob medida – tem suas vantagens e desvantagens. O planejamento de cozinhas é um tanto quanto complicado, por isso é bom ter sempre a assistência de um profissional, como arquitetos e designers. Só eles é que podem orientar os clientes quanto ao projeto que se adequa melhor às suas condições

Comentários do Facebook

Compartilhar:

Outros artigos para você

200
dicas

Vantagens de morar no Setor Pedro Ludovico

Você já conhece a história do bairro e as vantagens de morar nele?

200
dicas

Crianças em casa: 3 ideias para divertir os pequenos nas…

É importante criar uma rotina para as crianças mesmo no período de descanso

200
dicas

Guia completo com dicas de como escolher sua mesa de…

Na dúvida de qual mesa de jantar escolher para sua sala?