Dicas

5 dicas fáceis para reduzir gastos

Controlar as despesas é uma tarefa chata e pra uns, difícil. Há aplicativos de finanças, próprios dos bancos, planners e outras coisas afins para você registrar tudo que consome. Mas sabendo que não é só anotar num papel ou aplicativo, reunimos algumas alternativas para ficar mais fácil para você controlar sua vida financeira.

Anote custos fixos e variáveis

Após anotar quanto é a renda familiar mensal da sua casa, é hora de separar os gastos fixos e os variáveis. Os fixos são contas que todo mês você precisa pagar, como água, energia, IPTU, condomínio, seguro ou alguma outra prestação.

Os custos variáveis são valores que nem sempre ocorrem todos os meses ou nem sempre tem o mesmo valor. Alimentação, lazer, transporte ou vestuário são alguns exemplos. Outro valor gasto, pela maioria das famílias brasileiras, são pacotes de TV e internet móvel ou fixa.

Veja agora o total de quanto entra e quanto sai. É agora que você percebe, de antemão, se suas despesas são tranquilas ou se te assustam comparadas à sua renda familiar.

Comece economizando água e energia

Fique atento às bandeiras nas contas. Dessa forma, você pode preparar o orçamento, bem como perceber o que houve naquele mês que o valor subiu. Também é importante adotar algumas práticas para reduzir os consumos:

– Tire os aparelhos da tomada quando desligá-los;

– Reduza a temperatura do chuveiro elétrico e tome banhos mais curtos;

– Use lâmpadas LED e desligue as luzes ao sair dos ambientes;

– Confira se não há vazamento em torneiras e canos;

– Reutilize a água da máquina de lavar em ambientes externos.

Esse tipo de economia não só melhora suas contas, como também não prejudica o meio ambiente. Pequenas atitudes pessoais fazem grande diferença.

Reveja planos de assinatura

Hoje em dia as empresas vêm oferecendo cada vez mais pacotes irresistíveis de planos de internet, TV a cabo, telefone, música, filmes e séries. Fica um pouco difícil negar alguns planos. Mas é válido tentar revê-los.

Pacotes de TV a cabo podem ser substituídos por serviços de streaming, que são mais baratos. Se caso você já tenha serviço de straming, veja se seu pacote não é muito para você. Se você acha alguns planos com o valor exorbitante e não tem como reduzir, veja a possibilidade de dividir esse serviço com um familiar ou amigo.

Faça lista de compras antes de ir ao mercado

Primeiramente você deve formular um valor que pode gastar por mês para as compras de supermercado. Segundo, tente optar por um mais em conta, como um atacado, por exemplo. Um erro simples que todo mundo comete é fazer compras alimentícias sem um planejamento, sem uma básica lista de compras. Este ato pode reduzir muito suas despesas de supermercado, sabia?!

Outra dica valiosa é fazer a lista em casa e ver na sua dispensa o que está faltando. Se você simplesmente vai ao mercado porque está faltando uma coisa ou outra, pode comprar algo que não necessita naquele momento.

Evite usar cartões de crédito

Sabemos que essa preciosidade é essencial, mas o cartão de crédito pode ser o vilão da sua vida financeira. Se tiver mais de um, pior ainda. Muitos cartões de crédito te fornecem um valor limite acima da sua renda e é aí que você se complica.

A primeira dica é chata e clichê, mas ao menos tente: pague o máximo de coisas que conseguir à vista ou no débito.  A segunda e mais válida dica: não estoure seu limite e não faça prestações que não consegue pagar, pois, como falamos muitas vezes seu limite ultrapassa sua renda mensal.

Economia para conquistar sonhos

Algumas dessas dicas serão bem difíceis seguir, mas não custa nada tentar, literalmente. Tente um primeiro mês e se obter um resultado positivo, continue. Devagar a gente consegue adquirir hábitos financeiros consideráveis para uma boa economia pessoal e valorização do nosso dinheiro.

Melhorando sua situação financeira, você consegue realizar planos e sonhos com mais facilidade. Quem sabe assim você consegue comprar aquele apê dos sonhos? Conte com a CMO para isso.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse