Dicas

Cômoda: qualidades, modelos e usos em decoração de quarto

Cômoda: peça de destaque no seu quarto

Depois da cama, talvez o móvel mais importante na decoração de um quarto seja o roupeiro. É nele que as pessoas vão guardar muitos de seus pertences pessoais. Agora, sabe-se que há peças de vestuário que não podem ser penduradas em cabides ou mesmo ficar expostas em nichos e prateleiras. Inclusive, há peças que precisam ser mais facilmente acessadas no dia a dia. E estas poderiam ficar dentro de uma cômoda, simples assim.

O que é uma cômoda, afinal?

Muita gente tem dificuldade de distinguir uma cômoda de outros móveis. Isto porque o seu design é bastante semelhante a de outras peças. Mas, primeiro, é preciso destacar que cômodas servem à decoração de quarto. 

Portanto, elas não podem ser um balcão buffet – aquele que é utilizado para colocar pratos; e têm um tamanho maior que o criado-mudo – embora também apresentem gavetas.

O surgimento das cômodas aconteceu no século XV e, desde então, foram desenvolvidos vários modelos diferentes. Os mais simples possuem três gavetas de mesmo tamanho. Existem também as peças com duas gavetas iguais e uma mais profunda. E ainda as com gavetas cuja altura vai diminuindo conforme se aproxima da parte superior do móvel.

Todo quarto precisa de uma cômoda?

Basicamente, toda cômoda é um móvel auxiliar. Ela serviria para guardar qualquer coisa. Sim, qualquer coisa. 

Por exemplo, peças íntimas, como roupas de baixo; camisetas; bermudas; e mais. Tem gente que até utiliza algumas de suas gavetas mais estreitas para guardar bijuterias e maquiagens; e as suas gavetas mais largas como sapateira. Vai da preferência de cada usuário.

Se, na decoração do quarto, há pouco espaço para um roupeiro, ou se o mesmo é pequeno demais, a cômoda vem a complementar o conjunto de forma válida. O interessante é que poucos móveis poderiam substituir a função da cômoda neste ambiente. 

Agora, uma cômoda poderia substituir um aparador no hall, um rack na sala de estar, e até o balcão buffet na sala de jantar, dependendo do caso.

E é claro o valor de uma cômoda para decoração de quarto vai muito além da sua funcionalidade – podendo ser também um trocador, um apoio para TV ou para espelho. Mas o fator estético desta peça é igualmente relevante, já que ela vai interferir no visual do ambiente. 

Por isto, é preciso saber escolher um móvel que seja bonito ao mesmo tempo em que atenda bem às necessidades previstas em projeto.

Qual a melhor maneira de organizar uma cômoda?

Já se sabe, portanto, que a cômoda é um móvel versátil e que apresenta muitas facilidades para a decoração de uma casa. 

Mas, falando especificamente do quarto, é claro que sua principal função, repetindo, será guardar roupas e outros acessórios. O desafio do usuário é manter sempre o seu conteúdo muito bem organizado, não comprometendo jamais o abrir e fechar das gavetas.

Um jeito inteligente de manter a cômoda sempre organizada é dividir suas gavetas por temas – numa ficam as meias e os pijamas, em outras as camisetas e shorts, e por aí vai. 

Depois, separar as peças em montes pequenos ou rolinhos. E tem ainda a possibilidade de utilizar os separadores de plástico ou de papel – tipo colmeia – visando pôr em ordem itens menores, como calcinhas e sutiãs.

Modelos de cômoda para seu quarto

Existem muitos modelos diferentes de cômodas à venda no mercado. As peças de traços mais modernos, certamente, são as que melhor se adaptam a qualquer estilo de decoração. 

Mas é claro que é possível também resgatar móveis antigos, personalizando-os com novos puxadores e uma cor de revestimento bem viva. O modelo ideal para o seu quarto será aquele que satisfaça você.

Você viu diversos modelos de cômodas em formatos, tamanhos e acabamentos diferentes. Qual deles você colocaria em seu quarto hoje mesmo, se pudesse?Essas dicas para decorar o quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse