Dicas

5 dicas para um home office mais produtivo

Em tempos de pandemia, ficar em casa é a melhor opção. Estamos vivendo um momento peculiar e que nos exige bastante responsabilidade diante a Covid-19. Muitas empresas liberaram seus funcionários para o home office.

Trabalhar de casa pode parecer um sonho, mas se não houver disciplina e estabelecer uma rotina, tudo pode virar um pesadelo. Confira 5 dicas básicas que separamos para você conseguir driblar essa situação e se dar bem.

Se arrume para trabalhar

Claro que, não é necessário vestir roupas formais, como um terno ou salto. Porém é importante você abandonar o pijama no seu horário de trabalho. Aproveite que está em casa e realize o sonho de trabalhar de shorts/bermuda.

Tirar o pijama e tomar um banho, ou simplesmente lavar o rosto, irá te despertar e eliminar a vontade de voltar para a cama. Vestir uma roupa mais adequada é válido também para eventuais videoconferências que podem surgir ao longo do dia. Lembre-se que você está em casa, então não precisa de formalidade, apenas relaxe e esteja sempre preparado.

Tenha rotina e horários

(Foto Freepik: rawpixel.com)

Um dos lados positivos no home office é você ser a única pessoa que irá gerenciar seu tempo e horário. Mas isso também pode ser um ponto negativo, pois te exige mais disciplina e responsabilidade.

Seguir uma rotina é chato para alguns, mas é necessário para uma melhor produtividade. Estipule horários e cumpra-os. Pare de trabalhar para se alimentar e sente longe do local de trabalho para isso. Como não irá perder tempo com transporte, não aproveite esse tempo para dormir mais e acabar perdendo a hora, mas faça algo que te ajude a despertar mais. Que tal um exercício físico?

Separe um local para trabalhar

Para quem não tem escritório em casa é importante ter um cantinho separado para isso, nem que seja a ponta da sua mesa de jantar. E deixe todas as suas coisas ali: computador, agenda, caneta, papéis ou envelopes. Tente manter uma organização, como se estivesse na empresa.

Para quem usa notebook: não trabalhe na cama, sofá ou poltrona. Principalmente no começo do dia ou após o almoço. A moleza pode chegar e sua produtividade cair. Como você vai passar várias horas do seu dia trabalhando, isso também irá prejudicar sua postura.

É importante também manter o local limpo. Estamos tomando todas as precauções possíveis para a não contaminação do vírus, portanto, prefira limpar com álcool 70%.

Vença o grande desafio da comunicação

Esta pode, realmente, ser a parte mais difícil do home office. Se comunicar com o colega ou participar de uma reunião é, óbvio, mais fácil pessoalmente. Mas existem vários aplicativos e programas que facilitam essa comunicação, o grande empecilho pode ser a internet.

Para que vídeo-chamadas não percam a conexão ou demorem a se ajustar, por outro motivo, combine antes com sua equipe. Marque um horário e veja qual é o melhor aplicativo ou programa para todos. Tudo planejado anteriormente flui sem dores de cabeça.

Pratique paciência, empatia e tenha qualidade de vida

Qualquer processo de mudança e adaptação no trabalho exige um tempo e terá desafios inesperados. Cada dia é um novo dia e saber lidar com cada obstáculo é de grande maturidade.

Não se esqueça de se alimentar e se hidratar corretamente. Se não conseguir fazer exercícios, ao menos se levante e ande um pouco pelo apê, tome um ar fresco na janela ou sacada. Abuse da luz natural para não se assustar com a próxima conta de energia.

Por fim, tenha paciência e empatia. Estamos vivendo um momento muito delicado e que pode afetar a saúde mental de algumas pessoas. Ninguém está muito satisfeito com tudo que está acontecendo, então faça a sua parte e pratique a gentileza. A equipe da CMO que está no home office já está seguindo essas dicas para continuar te atendendo da melhor forma possível.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse