Dicas

Decoração de quarto: sugestões modelos cabeceiras de casal

Camas podem acolher duas pessoas no momento de dormir, mas cabeceiras de casal devem proteger as camas e destacá-las na decoração. Saiba+

Como escolher a cabeceira de casal ideal para o seu quarto

A cama, na decoração do quarto, representa um ninho aconchegante que nos acolhe no momento de descanso. Devemos nos sentir confortáveis e bem protegidos neste espaço, em uma área grande e densa o suficiente para o nosso corpo e finalizada com uma bela cabeceira, larga e alta o bastante para dar acabamento ao colchão. Veja, a seguir, alguns modelos bem interessantes de cabeceiras de casal para sua cama ficar linda.

#1 Cabeceiras de madeira

Já fazem muitos séculos que o modelo de cama mais tradicional fabricado é aquele em madeira maciça – com pés, laterais e cabeceira muito bem ornamentada. 

Agora, na contemporaneidade, não se pode negar a febre das camas box. Este modelo de cama é mais confortável e resistente, mas não vem com cabeceira. O lado positivo é que, neste caso, sempre pode-se fazer um modelo totalmente diferente e único de cabeceira.

As cabeceiras em madeira natural são uma linda opção para quartos de casal – feitas em um bom material, devem durar uma vida inteira. 

Ainda existem as peças montadas com placas de MDF – um material mais leve e de fácil recorte, o que facilita a criação de uma cabeceira no mais diferente formato. E, ainda devemos citar, as inovadoras peças de cabeceiras feitas de madeiras reaproveitadas.

Uma forte tendência do momento são as cabeceiras para camas feitas de restos de pallets – em boas condições. 

Também existem exemplos de cabeceiras feitas com materiais recolhidos de demolições, como tábuas descascadas de diferentes cores, criando um desenho bem dinâmico e interessante. E ainda aquelas cabeceiras feitas à partir de janelas e portas velhas de diferentes tamanhos – algumas até mesmo com partes envidraçadas.

Cabeceiras modernas de madeira vendidas nas lojas podem vir com detalhes surpreendentes. Por exemplo, a marcação de grandes parafusos – necessários para sua fixação na parede – cobertos com “cabeças metálicas brilhantes”. 

Ou formadas por um conjunto de placas de diferentes espessuras – por vezes intercaladas com espelhos. E ainda aquelas que recebem cobertura em tecido.

#2 Cabeceiras almofadadas

‘Cabeceiras almofadadas’, assim são chamadas as cabeceiras que recebem uma camada de espuma e tecido como revestimento. Esta camada não deve ser muito espessa para não comprometer o quarto. 

Ela é decorativa, mas também serve para tornar a decoração ambiente, além de bonita, muito mais confortável. Só deve-se ter cuidado com a escolha do tecido, para que a peça não esquente demais em contato com o corpo humano.

Geralmente, as cabeceiras almofadadas são montadas em placas pequenas, quase sempre em formato retangular e feitas de madeira. As mesmas são coladas ou parafusadas nas paredes. 

Este tipo é o mais utilizado nas propostas de arquitetura de interiores, seguindo um formato mais vertical ou horizontal, abraçando os móveis de cabeceira. Claro que ainda existem as cabeceiras almofadadas feitas de almofadas presas por laços em versões metálicas.

#3 Cabeceiras metálicas

Por fim, devemos citar as lindas cabeceiras metálicas. Muitas pessoas se abrem para esta ideia, não tem medo de ousar e acabam se surpreendendo com os resultados. 

De fato, a solução de utilizar elementos em metal como cabaceira não é algo muito recorrente nos projetos atuais. Porém, deve ser considerado. Primeiro, pois as cabeceiras metálicas podem ser muito bonitas. Segundo, porque podem ser criadas de algo que menos se esperava.

Por exemplo, peças em gradil antigo, retiradas de cercas, janelas, portas e até coberturas de casas velhas, podem ser recortadas e transformadas de pano de fundo para camas. 

Mas, obviamente, também é possível encomendar uma peça com um design totalmente original à um funileiro. E a mesma pode ser inspirada em vários estilos, como o neoclássico ou mesmo o moderno Art Nouveau. Fica a dica.

#4 Bônus

Não poderíamos terminar este post sem comentar sobre outras formas super diferentes e criativas de cabeceiras de casal. Estas opções podem ser facilmente visualizadas em compartilhamentos nas redes sociais. 

São soluções desenvolvidas por grandes artistas ou por pessoas que resolveram colocar a mão na massa e criar algo único para a sua casa. Destas alternativas, algumas são superbaratas, cabendo no bolso de qualquer um.

  • Existem aquelas “cabeceiras-varais” criadas à partir de retalhos de tecidos, em pathwork;
  • Cabeceiras que são feitas à partir de quadros preenchidos com fios barbantes; 
  • Cabeceiras montadas direto na parede, feitas de adesivos, colagens com fotografias etc;
  • Cabeceiras de chapas de telhas;
  • Cabeceiras com nichos abertos coloridos;
  • Ou falsas cabeceiras apenas desenhadas com canetinhas. 

Pesquise os modelos e escolha o que mais gostar. Use toda sua criatividade e, com certeza, seu quarto vai ficar um arraso!

Essas dicas de decoração de quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse