Dicas

Chuva: como preparar a sua casa para prevenir danos

Nesta época do ano, tudo que o goianiense quer é uma boa chuva para dar trégua no calor! Aí, quando começa a chover, você se lembra que deixou as janelas abertas, os aparelhos ligados na tomada, a comida do pet do lado de fora… ou seja, preparação zero para os acasos da estação.

Mas estamos aqui na missão de te ajudar nos imprevistos com uma lista de itens simples, rápidos e práticos para fazer antes de sair de casa, e que vão garantir que você só tenha motivos para comemorar o tempinho chuvoso. Então, confira algumas dicas para proteger sua casa e sua família dos possíveis danos da chuva.

  1. COMECE PELO BÁSICO: vai sair? Por via das dúvidas, feche bem as janelas. Além de poupar o tempo da limpeza, caso tudo fique molhado, esse cuidado vai garantir que os objetos, móveis ou aparelhos eletrônicos próximos às janelas permaneçam em perfeito estado. As poças de água também podem danificar o piso da casa. E para portas e/ou janelas de vidro é indicado a aplicação de películas protetoras para evitar estilhaços em caso de forte impacto.
  2. MOMENTO OFF: os acidentes com descargas elétricas são mais frequentes em dias de chuva, e o melhor remédio para se prevenir é desligando todos os aparelhos elétricos da tomada. E sim, isso inclui até o carregador de celular, mesmo que você esteja com apenas 5% de bateria. Que tal aproveitar o momento para um detox digital?

 

Dica: desligue todos os aparelhos e comece aquele livro que você está sempre querendo ler

  1. LUZES DE EMERGÊNCIA: certamente os corredores do seu condomínio possuem luzes de emergência, mas o que fazer quando falta energia dentro do apartamento? Tenha uma ou mais lanternas em sua casa e, para facilitar, determine um lugar específico para guardar. Assim, você não as fica procurando aleatoriamente no escuro. Se não tiver lanterna, velas podem quebrar o galho, mas a atenção precisa ser redobrada para evitar possíveis incêndios.
  2. PISCINA EM CASA: certamente você já foi surpreendido por uma ventania durante a chuva. E uma boa sugestão para esses casos é garantir que a piscina da sua casa ou condomínio esteja coberta, evitando que sujeira e objetos se acumulem.
  3. ATENÇÃO ÀS CRIANÇAS: seu condomínio possui playground e quadra? Ter uma área de lazer completa é garantia de conforto, mas durante as chuvas é preciso ter atenção. Áreas alagadas não são ambientes seguros para as crianças brincarem, então fique de olho. Em caso de emergência ligue para o 193.

 

Para distrair os pequenos, chame-os para ajudar numa receita fácil de chocolate quente cremoso

  1. QUESTÃO DE SAÚDE: é comum surtos de dengue após períodos de chuva. Por isso, verifique se os recipientes, como pratos de plantas e brinquedos, não estão com água acumulada. E fique atento para manter tudo sempre limpo e seco, isso ajuda a evitar que o mosquito se prolifere.

Quer aprender ainda mais? Confira a sessão de suporte técnico em nosso blog e veja como consertar diversos itens na sua casa com o passo a passo em vídeo. É só clicar!

Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse