Dicas

Móveis, eletros e utensílios básicos para cozinha completa

TUDO o que NÃO pode faltar na decoração de uma cozinha completa

A cozinha é um local de preparo de alimentos e interação familiar. É considerada, por alguns, o principal cômodo das residências. Por isto, sua decoração deve ser muito bem planejada. O resultado final precisa ser um ambiente bonito, prático e funcional.

Quer saber quais os itens não podem faltar em sua ambientação? O que caracterizaria uma cozinha completa? Então, inspire-se nas dicas e imagens que trouxemos para você.

Maria Luisa Mendes

Como seria uma cozinha completa?

Quem passa muito tempo na cozinha, sobretudo cozinhando, sabe o valor de se ter armários, eletrodomésticos e utensílios certos neste cômodo. Esta é a única maneira deste setor da casa servir, de fato, ao propósito para o qual ele foi idealizado.

Mas, afinal, o que seria uma cozinha completa? Bem, é aquela – sendo ampla ou compacta – que possui os itens básicos para o seu funcionamento – e além.

Portanto, na hora de planejar a ambientação de uma cozinha, considere de tudo. O melhor é fazer uma lista do que será preciso no dia-dia para armazenar, preparar, servir e consumir alimentos.

O que pensa ser necessário para realizar todas estas tarefas sem se esquecer, claro, de aquilo que gosta e aprecia dentre as novas tecnologias para o lar. Pronto para ir às compras? Continue lendo para saber mais sobre cozinhas completas.

Inside Arquitetura e Design

INÁ Arquitetura

Quais itens necessários para compor uma cozinha completa?

#1 Móveis

Os móveis devem entrar em primeiro lugar na lista de itens a serem comprados para a ambientação de cozinhas. Eles é que vão compor o layout deste tipo de cômodo. E há muitas considerações a serem feitas sobre isto.

Por exemplo, todas as variações de armários, balcões, nichos e prateleiras que serão necessárias. Ser-se-ão peças pré-fabricadas; e como otimizar cada cantinho do ambiente.

Grazielli Vadilletti

Chris Ambrosio Evviva Bertolini

#2 Eletrodomésticos

Toda cozinha completa precisa de equipamentos. São os mais importantes a pia, a geladeira e o fogão – que, aliás, é considerado a peça-chave da ambientação de cozinhas.

Mas há muito mais coisas que serão usadas no dia-a-dia pelo cozinheiro e que devem ser citadas nesta lista. Objetos que são considerados essenciais dependendo da rotina da pessoa.

Dentre os menos relevantes, tem-se torradeira, cafeteira, panela de arroz elétrica, panela de pressão elétrica, forninho elétrico, e mixer de mão. E não poderia ficar de fora desta lista também os tais “itens da moda”.

O grill, para grelhar carnes, eliminando sua gordura excessiva; a fritadeira elétrica, para fritar batatas e mais coisas sem óleo; e o micro processador ou multiprocessador, para picar alimentos em pequenas quantidades.

AnaYoshida Degradê Decoração

Agora, no topo da lista, os eletrodomésticos que devem ser adquiridos prioritariamente pelas donas ou donos de casa são outros. Primeiro – como dito antes -, a geladeira e o fogão ou cooktop.

Acompanhando este último, o forno – a gás ou elétrico – e a coifa ou depurador – para colher toda aquela gordura, vapor e cheiro que sai das panelas. E, por fim, a lava-louças, o liquidificador, a batedeira, e o filtro ou purificador de água.

Na hora de escolher este conjunto de aparelhos, deve-se pensar em qual acabamento irá combinar melhor com a decoração da cozinha. Os modelos em inox estão super na moda, são mais duráveis, e deixam o visual da casa bem mais moderno.

Os modelos em branco são atemporais e ficam ótimos em ambientes pequenos, oferecendo maior sensação de amplitude. Mas ainda existem os em cores vivas, como os em estilo vintage.

Elaine Carvalho

Red Square Arquitetura

#3 Utensílios

Para preparar os alimentos, o cozinheiro precisa ter por perto, além de certos eletrodomésticos, vários utensílios.

Pra começar, um bom jogo de panelas – os kits em teflon são mais práticos, pois não deixam a comida “grudada” no fundo, apresentando uma vida útil maior. Especificamente quanto às frigideiras, os modelos em inox com camada tripla estão em alta.

Depois, será preciso um jogo de faqueiro – com peças em vários tamanhos, próprias para cortar, picar e aparar alimentos. Também travessas, potes e bandejas. Algumas colheres-de-pau e espátulas de silicone.

Um fouet e um batedor de carne. Porta-condimentos para guardar todos os temperos – além do sal, óleo e açúcar. E, finalmente, um belo aparelho de jantar. Estes são só alguns dos itens básicos para cozinha.

Farelo Criativo

Tria Arquitetura Viva Decora

Para não se enganar naquilo que precisa, faça e refaça várias vezes sua lista, estipulando um valor máximo que está disposto a gastar. Pesquise mais para saber tudo que o mercado oferece atualmente.

E não perca mais tempo, pense direitinho o que será preciso comprar para para deixar sua cozinha completa e do jeito que sempre sonhou.

Essas dicas de itens indispensáveis para uma cozinha completa foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

 

 

Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse