Dicas

Quarto de bebê: o conceito minimalista em espaços infantis

Alguns dizem que minimalismo não é decoração, mas conceito de vida. Todavia, pode ser usado para guiar a montagem de quarto de bebê. Veja.

Quarto de bebê: como usar decoração minimalista e deixar incrível

Muito tem se falado nos dias de hoje sobre o estilo minimalista. Por várias vezes ele é citado como um modo de vida. Na verdade esse termo foi lançado no mundo das artes e tem a ver com “ter menos”, mas ainda sim “ter muita qualidade”. 

A arquitetura de interiores em estilo minimalista possui tal característica. E ela tem inspirado também a produção de design e decoração. Um exemplo são os projetos para quarto de bebê.

Nesse texto nós veremos algumas sugestões para espaços infantis além de exemplos muito bonitos que devem te inspirar para decorar o quarto do seu bebê. Entenda como seria uma composição minimalista para este tipo de ambiente.

As principais características de uma decoração minimalista

As decorações minimalistas – seja para quarto ou outros tipos de ambientes – costumam sempre apresentar características muito semelhantes. Em termos visuais, elas parecem bastante suaves e delicadas – talvez por utilizarem constantemente um pano de fundo mais claro e neutro. Seus cenários dão a impressão de serem um tanto quanto vazios. Mas olhando de perto, podemos ver que eles oferecem tudo o que é necessário.

Então quer dizer que essas decorações, apesar de serem compostas por poucos elementos, são confortáveis e funcionais como tantas outras. 

Dois aspectos de seus projetos é o que mais agrada as pessoas: serem fáceis de montar e não pecarem com excessos. Podemos comprovar, através das imagens deste texto, que os espaços minimalistas não apresentam ornamentos e outros detalhes desnecessários.

Por conta de tudo isso, os ambientes em decoração minimalista costumam sempre parecer bastante atuais, combinando com ideias contemporâneas de vida. 

São cômodos também fáceis de limpar e de manter, economizando tempo e dinheiro das pessoas. Também podem ser facilmente renovados com novos elementos. E são capazes de combinar com outras decorações modernas, como as escandinavas.

Como usar decoração minimalista em ambientes infantis

Os especialistas em educação costumam dizer que as crianças, para terem um melhor desenvolvimento, precisam habitar ambientes repletos de bons estímulos. 

E realmente, olhando de relance, não é essa a impressão que temos das decorações minimalistas. Acontece que, neste caso, o segredo está nos pequenos detalhes da personalização destes cômodos.

Os poucos e discretos elementos utilizados para compor a decoração minimalista de ambientes infantis devem transmitir uma mensagem impactante. 

Eles podem ajudar a dar o “tom” da decoração, sutilmente contando uma história – seja por elementos geométricos, bichinhos, palavras e mais. O interessante é que, neste caso, raramente se utiliza cores fortes ou brilhos para gerar tais efeitos.

Talvez o maior impacto do conceito minimalista sobre os ambientes infantis seja percebido pelo desenho de layout. Se a decoração não utiliza elementos desnecessários, mas elementos sem detalhes desnecessários, é provável que abra mais espaço de área livre no local. E é justamente essa área livre que pode ser aproveitada pela criança para brincar e realizar as suas atividades motoras.

Especialmente em quartos de bebês, a cama berço é o item de maior importância, quase sempre aparecendo isolada no canto do ambiente. Perto deste móvel, somente ficam os itens mais básicos: gaveteiro trocador e poltrona de amamentação. 

E só quando os pais julgam necessário é que se tem um pequeno guarda-roupa e mesinha auxiliar. Já nos anos seguintes, são instaladas pequenas prateleiras para brinquedos e livrinhos.

Dicas de móveis minimalistas para quartos de bebê

Talvez não seja errado dizer que os móveis minimalistas são o modelo de móvel para quarto de bebê mais encontrado atualmente nas lojas. 

É que o seu design realmente é bastante fácil de agradar o público – vende fácil. Ele também pode ser inserido não só numa composição de decoração minimalista como também em composições de decorações modernas de outros estilos.

Essas peças quase sempre apresentam partes na cor branca ou em madeira natural clara, bordas retas, e zero ou quase zero ornamento. 

Quando um ambiente é composto por vários itens que seguem este padrão, pode ser então considerado minimalista. Relembrando que um móvel minimalista pode ser colocado em meio a móveis de outros estilos – como clássico –  e formar, assim, uma decoração mista.

Um berço minimalista pode apresentar bordas retas ou arredondadas, tendo sempre cores neutras, acabamento simples e pés altos. Sobre os gaveteiros trocadores, um detalhe que podemos destacar são os puxadores recortados na própria madeira. 

E quanto às poltronas de amamentação, em quartos minimalistas, apresentam um design mais simples, nada bufante ou cheio de babados como se vê nos quartos de bebês tradicionais.

Outros móveis que costumam aparecer em decorações de quarto de bebê minimalista são os puffs, combinando com as poltronas. Também os guarda-roupas, quase sempre caixas fechadas sem qualquer recorte elaborado ou transparência. 

E, por fim, os suportes, prateleiras, nichos e mesinhas auxiliares seguindo uma linha estética semelhante. Inspire-se com todos os exemplos apresentados neste texto.

Viu como pode ficar lindo? Vamos lá, seu bebê vai adorar! 

Essas dicas de decoração para quarto de bebê foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse