Dicas

Jardinagem: veja como manter canteiros e floreiras saudáveis

Jardinagem é uma arte. E cuidar de plantas, que são seres vivos, requer muita dedicação. Comece realizando o que sugerimos neste texto.

Dicas de Jardinagem: TUDO que é preciso para manter canteiros e floreiras vivas e saudáveis

Quando adotamos um filho ou mesmo um pet sabemos que estamos nos envolvendo numa situação onde ganhamos novas obrigações; e isso não é negociável. A jardinagem segue quase a mesma lógica. 

Adquirimos mudas de espécies nas lojas pensando em preencher canteiros e floreiras, mas podemos nos esquecer de que plantas são seres vivos também e que, por isso, vão precisar de cuidados especiais para assim se manterem.

Quer saber como manter as plantas do seu jardim de casa sempre saudáveis? Então, confira as dicas compartilhadas no texto a seguir.

#1 Avalie as plantas já existentes no jardim

Seria um crime você jogar indiscriminadamente no lixo tudo aquilo que vive em seu jardim de casa. Antes de fazer uma limpeza pesada na área, verifique o estado das plantas já plantadas e em desenvolvimento. 

Pode ser que elas apenas pareçam mortas por conta da época do ano. Muitas podem mudar de visual em breve. Uma dica é, por hora, apenas remover as partes que podem murchar ou morrer logo, renovando as suas forças para os próximos meses.

#2 Elimine as ervas daninhas

Antes de continuar a sua prática de jardinagem, vale a pena fazer uma busca rigorosa por qualquer traço de ervas daninhas que devem possivelmente se espalhar lentamente e levar as outras plantas à morte. 

Será necessário arrancar as suas raízes para não voltarem a se reproduzir. E ainda pode-se tomar outras medidas para o controle de pragas. Na dúvida, busque um especialista, que saberá lhe indicar corretamente os produtos eficazes, mas menos prejudiciais a plantas, animais e à sua família, claro.

#3 Escolha as espécies perfeitas

Na hora de escolher plantas novas para o seu jardim de casa, considere o ritmo da sua vida, da sua rotina. Se você não tem tempo ou disposição para a jardinagem, opte por espécies que dependam de menos cuidado, de baixa manutenção. 

Também não se pode esquecer de selecionar as espécies compatíveis com o clima local e até mesmo a estação – por exemplo, se precisa de mais ou menos sol e água para o seu bom desenvolvimento.

#4 Use vasos para compor o jardim

Se o jardim da sua casa é amplo demais, você pode achar difícil preencher os espaços de forma harmônica, sem exageros que possam até mesmo dificultar o cuidado de tudo.

Nesse caso, uma boa alternativa é brincar com vasos de diferentes tamanhos, estilos e materiais, para criar um cenário diferenciado e de fácil manutenção. Inclusive, alguns modelos podem ser presos às paredes ou teto da varanda, criando jardins verticais e pendentes, otimizando espaços e criando mais áreas verdes.

#5 Invista em um bom sistema de irrigação e drenagem

Anote aí: parte do alimento para as suas plantas de casa será a água.

Quando o jardim é grande demais, pode ser uma boa ter instalado nele um sistema de aspersão. Ao mesmo tempo, sabemos que não podemos afogar estes seres vivos, ou eles morrem. 

Por isso, verifique também o sistema de drenagem do solo da sua propriedade para que o gramado e todas as outras plantas fiquem umedecidas apenas no tanto de acordo com as suas necessidades, nada mais e sem perdas.

#6 Apare e adube sempre que preciso

Para finalizar, as plantas precisam, ocasionalmente, de uma poda completa para continuarem se desenvolvendo bem, o que geralmente deve ser feito na primavera e no verão – lembre-se disso. Por exemplo, aparar as suas partes secas, algo que facilmente pode ser feito com uma simples tesoura. 

E sabe o que pode deixar o seu jardim bonito por muito mais tempo? Adubo, ou melhor, nutrientes – como substrato e composto orgânico -, lhe ajudando a crescer de forma saudável. Aliás, fertilizar o solo – sobretudo antes do verão e do inverno –  é um passo importante.

Siga essas recomendações e deixe seu jardim lindo, vai valer a pena e a natureza agradece.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse