Dicas

Entenda as fases de um imóvel

A compra do primeiro imóvel pode ser confusa e cheia de obstáculos. Logo no início nos deparamos com imóveis em diversas fases: pré-lançamento, lançamento, em construção e pronto para morar. Nem sempre, porém, esses termos são muito explicativos, por isso vamos explicá-los para tirar qualquer dúvida que você possa ter.

Pré-lançamento

O pré-lançamento também pode ser chamado de breve lançamento ou futuro lançamento. Normalmente essa fase ocorre 60 dias antes do lançamento.

Nessa etapa, a construtora possui o projeto do empreendimento finalizado, mas ainda não possui todos os documentos necessários para o lançamento do empreendimento e ainda está pendente a aprovação da prefeitura, que pode exigir algumas mudanças.

Mesmo assim, a construtora já busca medir a aceitação de seu novo produto no mercado e entrar em contato com possíveis compradores que tenham interesse em fazer uma reserva de compra, já que legalmente os imóveis ainda não podem ser vendidos na planta, pois o projeto ainda aguarda aprovação.

Esse é o momento em que muitos investidores costumam aparecer, uma vez que podem conseguir ótimas promoções. Aquele que realizar uma reserva não possui obrigatoriedade legal de comprar o apartamento.

Lançamento

Quando a construtora já possui todos os documentos e as autorizações, o empreendimento pode ser lançado oficialmente e as vendas podem começar.

O índice de vendas de um produto durante o final de semana de seu lançamento é muito importante para a construtora, pois é um grande indicador do sucesso do empreendimento para o mercado. Portanto, nessa etapa você encontrará os corretores mais suscetíveis a lhe conceder condições diferenciadas. 

O início das obras pode variar conforme a empresa construtora, podendo ser após determinado tempo, ou depois de ter atingido certo percentual de vendas por exemplo. Se elabora um cronograma da obra, onde estes critérios são pré-estabelecidos para garantir a entrega do edifício dentro do prazo estipulado.

Em construção

Nessa etapa as obras já se iniciaram e ainda existe a possibilidade de comprar o imóvel na planta. Essa situação é vantajosa, uma vez que, durante a construção, o imóvel pode ser financiado diretamente com a construtora, que cobra apenas uma correção pelo Índice Nacional de Custos da Construção (INCC), uma tarifa inferior aos juros bancários de um financiamento imobiliário.

Enquanto as obras não estão finalizadas, a construtora pode oferecer, para aquele que comprou um imóvel na planta, opções de personalização da planta, como a retirada de uma parede que não seja estrutural, ou a escolha de acabamentos.

Após a finalização das obras, o financiamento, antes realizado diretamente com a construtora, passa a ser feito com um banco à escolha do comprador.

A construção costuma durar três anos e pode ser legalmente prorrogada em até seis meses. Caso demore mais do que isso, a construtora é obrigada a pagar uma compensação ao comprador.

Pronto para morar

Imóveis nessa fase geralmente são procurados por quem tem pressa para se mudar, pois a obra já foi finalizada e basta preparar a mudança.

Nessa etapa, caso o imóvel seja comprado por financiamento, ele pode ser feito apenas por meio de uma instituição bancária, por via de regra. 

Sempre que existem vantagens existem também desvantagens. A vantagem de o imóvel estar pronto para morar também significa que a construtora talvez não esteja muito inclinada a conceder descontos, assim como é provável que uma boa parte das unidades já tenha sido vendida, diminuindo as opções de escolha.

Essa matéria foi criada pela equipe do Live, canal de conteúdo imobiliário do Apto, o maior shopping de apartamentos novos do Brasil.

Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse