Dicas

Ideias para o uso de cristaleira em decoração contemporânea

Dê um toque de classe à decoração de sua casa com uma cristaleira

Você é daquelas pessoas que ama louça? Que deseja exibir, na área de refeições da sua casa, os pratos, as xícaras, os copos, as taças e as jarras mais lindas do seu aparelho de jantar? Já existem móveis próprios para isto. É o caso dos armários envidraçados ou cristaleiras, criadas no passado, mas que estão de volta em propostas contemporâneas – utilizadas em vários cômodos, além da sala de jantar.

O uso das cristaleiras ao longo da história

Atualmente, as cristaleiras vêm ganhando muito destaque nas propostas de decoração de interiores aqui no Brasil. Mas tal peça surgiu mesmo na Inglaterra, no século XVII, durante o reinado de Maria II. 

Naquele tempo, só as famílias europeias mais ricas ostentavam tal móvel dentro de casa. Depois a moda se estendeu para a América do Norte, e, posteriormente, para a América do Sul – sendo um símbolo de sofisticação.

Agora, as cristaleiras estão populares e podem ser vistas em decorações de vários estilos e em diversos cômodos de uma casa. 

Elas passaram a ser móveis mais acessíveis, então também podem fazer parte de cenários mais simples e moradias de pessoas de diferentes classes econômicas. Contudo, sempre vão lembrar, para nós, momentos importantes da história, como a vinda da família portuguesa e toda a riqueza de sua corte.

O uso das cristaleiras nos dias de hoje

Hoje em dia, há muitos e lindos modelos de cristaleiras à venda nas lojas. Sua função principal dentro das decorações de interiores ainda continua sendo a de guardar, ou melhor, de proteger itens delicados, como xícaras de porcelana e taças de cristal. 

Contudo, móveis assim também podem ser utilizados como armazenagem de outros objetos. Tudo vai depender da criatividade do usuário.

No geral, as cristaleiras modernas são igualmente muito bonitas, mas bem mais práticas que os modelos do passado. E como já não é um costume as pessoas guardarem tantas louças finas dentro de casa, os designers e arquitetos repensaram a utilização desta peça.  

Agora, as cristaleiras podem complementar e até garantir mais identidade para a decoração de outros ambientes além de cozinhas e salas.

Como sugestão, estes profissionais dão algumas ideias de uso de cristaleiras, visando à ornamentação e organização de outros setores das residências. 

Por exemplo, contendo livros, artigos de viagens e bibelôs em corredores e escritórios. Servindo para guardar bebidas na sala de estar ou varanda.  Como sapateira ou cantinho das bijuterias, chapéus e bolsas no closet. E suporte para toalhas e papéis no banheiro.

Os diferentes tipos de cristaleiras encontradas atualmente nas lojas

Se você herdou uma linda cristaleira da família, pense bem antes de jogá-la fora. Se ela estiver em boas condições, pode ser reformada e reutilizada na decoração contemporânea da sua casa. 

Mas é possível comprar uma cristaleira nova nas lojas também, tanto com características clássicas quanto modernas. Há muitos modelos lindos disponíveis no mercado.

O modelo mais tradicional de cristaleira à venda, por assim dizer, é aquele com a estrutura em madeira, pés elevados, e portas e prateleiras envidraçadas. Algumas dessas peças são bem adornadas e apresentam o fundo interno revestido com placas de espelho. 

Sendo assim, a utilização de tal móvel em certos layouts pode ser estratégica, ou seja, com o propósito de ampliar ambientes.

Também é possível pedir às fábricas um modelo de cristaleira em um desenho mais clean, com menos detalhes e mais prática de ser limpa e sofrer manutenção. 

Esta peça pode ter seu design personalizado de acordo com o conjunto decorativo ou com a função que receberá. Poderá receber gavetas na parte de baixo, ganhar rodapé ao invés de pés, puxadores esculpidos na própria marcenaria e outros detalhes.

A questão do acabamento é outra coisa que chama muito a atenção nas cristaleiras modernas. Elas podem ser deixadas em tom natural de seu material de fabricação, serem pintadas, encapadas com tecido ou passar por outras técnicas artesanais e não artesanais. 

Vir em tons neutros ou bem coloridos. Ter superfícies brilhantes ou opacas. E remeter aos estilos como industrial, escandinavo, provençal ou outro.

Use uma cristaleira para destacar um canto especial do seu imóvel. Use esta peça para dar um ar de simplicidade e aconchego à decoração da sua casa. 

E uma dica final: se acha que não é hora de comprar um móvel novo, tente restaurar um móvel de família para dar um ar mais nostálgico e cheio de charme ao ambiente que você quiser. 

Essas dicas de como utilizar uma cristaleira na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse