Dicas

Confira diferentes estilos de objetos de decoração para casa

Ambientes de visual simples ou sofisticado, que objetos de decoração combinam com a sua proposta? Descubra através dos exemplos deste texto.

Confira os mais diferentes objetos de decoração para casa: exemplos para se inspirar!

Móveis são os itens mais importantes para a composição de decoração de interiores. Contudo, a harmonia visual desses cenários, certamente, só estará completa com a adição de mais elementos. 

Estamos falando dos objetos de decoração, ou seja, aqueles pequenos itens que tornam os espaços habitados mais alegres, divertidos, confortáveis, sofisticados e mais.

Pode ser que você não saiba, mas os objetos de decoração podem ser as peças mais importantes para enfatizar o estilo de uma composição. 

Inclusive, podem fazer grandes milagres em um ambiente, fazendo-o parecer com mais movimento e frescor, ou provocando outras reações visuais surpreendentes, tornando a casa mais bonita. Mas é preciso saber escolher as peças certas. Veja exemplos no texto a seguir. 

Sólidos e Metalizados x Transparências

Se você deseja montar uma decoração mais sofisticada e até de aspecto futurista para a sua casa, pode optar pelos elementos transparentes e também em acabamento metalizado. 

Entram nesta lista: bases de abajures, globos decorativos, vasos decorativos, esculturas, e moldura para retratos. E não podemos nos esquecer das luminárias pendentes, utilizadas para destacar, com luz, áreas específicas das decorações, como mesinhas auxiliares.

Tons neutros x Coloridos

Imagine uma decoração sóbria; depois uma decoração alegre e cheia de humor. Ambas poderiam ser montadas sobre a mesma base de móveis neutros. Qual o segredo? 

A utilização de objetos de decoração diferentes em cada situação. No primeiro caso, itens em cores como branco, cinza, preto e bege. No segundo, itens multi coloridos e estampados – como aqueles inspirados em estilo retrô ou Pop Art.

Qual a preocupação que devemos ter com cada uma dessas decorações? Bem, ambientes em tons neutros podem parecer monótonos demais; e para evitar é preciso dar pequenos toques, gerando movimento nesses cenários. 

Vasos de planta são um ótimo recurso nesse sentido, porque geram esse resultado sem comprometer a neutralidade visual, já que plantas são consideradas neutras para a arquitetura e design de interiores.

Linhas retas x torneadas

Além das cores e estampas, as linhas também influenciam demais nas decorações. Olhe ao seu redor. Você pode perceber que tudo possui linhas de contorno. E o nosso cérebro olha para elas, interpreta e acaba percebendo os espaços de modos diferentes. 

Linhas retas, por exemplo, remetem à simplicidade e firmeza. As horizontais sugerem calma e estabilidade e, em grande quantidade, podem fazer o ambiente parecer mais largo. As horizontais sugerem rigidez e formalidade e podem fazer o pé-direito parecer maior. Já as inclinadas passam a sensação de desequilíbrio, caindo para a frente ou para trás. E as curvas parecem suaves e graciosas, transmitindo um forte sentimento de movimento.

Se você dominar esta informação, poderá escolher melhor os objetos de decoração para a sua casa. Para resumir, decorações de caráter feminino apresentam linhas mais sinuosas, enquanto as de caráter masculino apresentam linhas mais retas. 

Porém, não existem decorações necessariamente próprias para homens e mulheres, mas de características que mais agradam homens e mulheres. Um mix de linhas traria sensação de equilíbrio.

Artesanal x Fabricado 

Alguns estilos de decoração combinam com artigos de todos os tipos. Então, só precisamos cuidar dos efeitos provocados pelas texturas, cores e estampas dessas peças. 

Contudo, certas decorações, como as de estilo colonial e boêmia, por exemplo, já combinam melhor com objetos de decoração feitos de modo artesanal. São as peças feitas em tapeçaria, de crochê e tricô, em tramados de palha, e mais.

Então, você precisa pesquisar muito bem as características do ambiente que está decorando, pesquisar as características do seu estilo e tentar reproduzir com os objetos. São exemplos de decorações modernas: retrô, escandinavo, industrial, clean, cottage, campestre e mais.

Natural x Industrial

Você pode montar uma decoração em estilo cottage ou praiano dentro da sua casa, mesmo que sua residência seja localizada em área urbana. Tudo bem isso, é aceitável. 

Porém, precisamos admitir que as paisagens do lado de fora das casas também influenciam demais na escolha da decoração que vamos montar. E, consequentemente, deve mudar as escolhas de objetos de decoração que vamos fazer, claro.

É claro que você também pode mesclar, na decoração da sua casa, elementos feitos de materiais de origem natural e de materiais sintéticos, sim. 

Inclusive, essa mescla pode deixar a decoração até mais atrativa. Só é preciso que isso faça coerência dentro da proposta para os ambientes. 

Se o cenário decorado remete a uma paisagem de campo, floresta e mais, podemos prever para ele o uso de pedras naturais, conchas, arranjos com flores e galhos secos, e mais. 

Já para um cenário que remete à paisagem urbana, podemos optar por uma decoração de interiores com objetos em inox, concreto, jeans e por aí vai. Portanto, ter lógica com o contexto onde você vive é melhor, embora a escolha seja livre.

Exemplos não faltam! Escolha os objetivos de decoração que mais combinam com seu estilo e deixe sua casa cada dia mais bonita.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse