Dicas

Interiores: opção de luminária e iluminação para a casa toda

Aprenda a escolher a luminária perfeita para cada setor da casa

O planejamento de iluminação – natural e artificial – é uma estratégia bastante eficaz para a valorização de propostas de design de interiores.

Com isto, é possível deixar os ambientes mais confortáveis e destacar a sua estética, enfatizando os pontos mais bonitos e importantes dos cenários. E para cada espaço, para cada efeito que se queira criar, é indicada uma luminária diferente. Opções disto, certamente, é que não faltam no mercado.

A dúvida é quanto a como escolher modelos para o lar. Primeiro, é preciso dizer que esta é uma questão que já deve ser pensada durante o planejamento arquitetônico e, depois, no planejamento de decoração. E que mesmo que o designer indique alguns aparelhos, o que prevalecerá no final será o gosto do cliente. Mas, claro, é preciso estar sempre atento às escolhas para não comprometer o projeto.

Você pode estar confuso sobre como escolher as luminárias certas para a sua casa. Também não saber como transmitir corretamente as sensações de conforto e clareza que deseja despertar nos ambientes. Então, continue acompanhando este texto e descubra respostas para algumas de suas perguntas.

Brunete Fraccaroli

Pensando na iluminação da casa toda

Todo lar deveria ser confortável, adequado para que as pessoas pudessem descansar, relaxar e receber bem as visitas. Seus ambientes deveriam expressar muita personalidade.

Sua arquitetura aproveitar ao máximo a luz natural. E a decoração, quando preciso, oferecer um sistema de iluminação artificial próprio para cada ambiente, para todas as atividades distintas desenvolvidas neles.

Nathalia Bilibio Schwinn Moraes Arquitetura e Interiores

Agora, definir a iluminação ideal para uma casa não é tarefa fácil. Na dúvida, é sempre melhor consultar um profissional especialista no assunto, como um arquiteto.

Isto porque existem muitas luminárias e lâmpadas diferentes a venda no mercado. E é normal se sentir confuso sobre quais aparelhos e acessórios comprar; em como e onde instalar cada um levando em conta a harmonização dos interiores.

“Iluminação bem feita é versátil e cênica, e transforma o ambiente criando nuances e efeitos que incitam estados de espírito, tornando espetacular o que já é bom.” – Alessandra Friedmann, em reportagem de Revista Casa e Jardim.

Eduarda Corrêa

Escolhendo os modelos de luminárias para a decoração

Saber escolher as luminárias certas para a decoração de casa é o segredo para deixar os ambientes mais bonitos, requintados e aconchegantes.

No mercado, existem muitas opções de aparelhos de iluminação – alguns mais potentes e elegantes, outros mais simples e despojados. Optar entre um modelo e outro vai depender de vários fatores, como seu estilo e a função para o qual será destinado.

Idealizzare Arquitetos -Consultoria em projetos

Primeiro é preciso destacar que todas as luminárias encontradas foram projetadas para receber um determinado tipo de lâmpada – como as halógenas e as LEDs. E que cada lâmpada tem uma temperatura cujo os valores correspondem a uma cor.

Os tons neutros ou brancos deixam os ambientes mais claros. Os amarelos criam uma atmosfera mais tranquila e aconchegante. E os azuis dão uma sensação de mais limpeza no local.

Quanto à posição das luminárias nos ambientes, podem-se instalar aparelhos de iluminação em todas as superfícies. Mas haverá um modelo certo de luminária para cada uma destas situações.

Para luzes centrais ou de teto, por exemplo, tem-se os plafons, lustres e pendentes. Para paredes os spots e arandelas. Para as bancadas os abajures. E para o piso as luminárias de chão e as tartarugas.

Aquiles Nicolas Kílaris Cássia Giacomazzi

Criando uma iluminação diferente para cada ambiente da casa

Hall de entrada e sala de jantar

Começando pela entrada da casa, no hall uma possibilidade de iluminação é a “mista cênica” – variando entre luminárias de modelos, tamanhos e locais diferentes.

Num segundo momento chega-se na sala de estar, local de receber os amigos, onde se pede um sistema de iluminação que deixe o ambiente mais aconchegante. Neste caso, pode-se adotar uma combinação com várias luzes diferentes também.

Especificamente na sala de estar, é interessante colocar um ponto de luz central e outros auxiliares – entre luzes diretas, focais, e indiretas.

Inclusive é importante estudar bem essas nuances para que o cenário não fique sobrecarregado. Ou que a visão das pessoas seja prejudicada sobretudo quando tentarem ler um livro ou olharem para a TV. Uma automação ou um dimmer para controlar estes pontos é uma alternativa válida.

Cristina Reinert

Sala de jantar e cozinha

Uma iluminação suave e dinâmica deve ser adotada também na sala de jantar. A diferença nessa situação é a necessidade de pontuar a mesa para que as pessoas possam visualizar bem o alimento que consomem.

Numa possível integração, fica elegante colocar luminárias suspensas sobre um balcão de refeições. Já na cozinha a preocupação é manter sempre o fogão e as áreas de corte iluminadas ao máximo.

“Quando a cozinha se integra a outro ambiente, como a sala de jantar, o ideal é utilizar a mesma temperatura de cor para que não fique com duas tonalidades.” – arquitetos Alexandre Skaff e Simone Carneiro, em reportagem de Revista Casa e Jardim.

Máira Ritter

LAM Arquitetura & Interiores

Quarto

No quarto, que é um ambiente mais íntimo, também é indicada a instalação de pontos de luzes variados. Novamente, uma iluminação de teto – que pode ser uma sequência de lâmpadas embutidas numa sanca.

Pontos indiretos ao lado da cama – ou mesmo na própria cabeceira – para facilitar aqueles que queiram ler antes de dormir, por exemplo. E efeitos luminosos para destacar nichos do closet, painel para TV e mais.

Revista Viva Decora Pollyanna Cury

Escritório e banheiro

Por fim, outro cômodo importante a ser citado é o escritório. Para o primeiro, a iluminação ideal seria a discreta e ajustável – que se adapte às necessidades, destacando áreas como a mesa do computador e a estante de livros.

Sendo que se pode ter ainda uma luz secundária para o canto da leitura. E no banheiro uma iluminação geral indireta no teto – não muito intensa -, além de uma especial dentro do box e perto do espelho – mais forte.

Roberto Migotto Decoradoria Decoração Online

Essas dicas de como planejar a iluminação de casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse