Dicas

Cooktop: modelos e adequação à decoração de cozinhas e mais

Cooktop: o eletrodoméstico que faz a diferença na cozinha

Cozinha é um dos ambientes mais importantes – e extremamente funcional – das residências modernas. Para ela já foram criados vários eletrodomésticos da mais alta tecnologia.  E um, em especial, tem provocado uma verdadeira revolução no jeito de decorar e de realizar as tarefas neste tipo de espaço que é o fogão de mesa ou fogão cooktop. Saiba mais sobre tal aparelho a seguir.

O que é fogão cooktop?

Cooktop é simplesmente a maior tendência em fogões dos últimos tempos. Ela é igualmente elegante, moderna e prática assim como os modelos tradicionais. 

Difere-se por não apresentar forno e por poder ser instalado embutido na bancada de pedra da cozinha – ocupando menos espaço.  Também possui uma alta eficiência e pode apresentar diferentes designs – inclusive vir em várias cores dependendo da marca e material de fabricação.

Como usar cooktop na decoração da cozinha?

Existem vários modelos de fogão cooktop à venda no mercado, em uma infinidade de acabamentos – como polido, escovado e acetinado. A maioria deles é bastante estilosa. 

Mas é preciso lembrar que a pessoa sempre deve escolher o cooktop com as melhores características de acordo com o seu gosto e as suas necessidades. Além disso, também com o visual da sua casa e área livre disponível para a instalação do aparelho.

Na hora de projetar os armários da cozinha, o designer ou arquiteto deverá prever muito bem as dimensões do nicho para o cooktop. 

Isto porque este modelo de fogão só pode ficar no ambiente se o mesmo possuir uma bancada previamente planejada. Já com relação ao forno, este pode ser comprado separadamente, mas também precisará de um mobiliário específico.

Se, por opção, for decidido colocar o forno abaixo do cooktop é preciso deixar uma margem de distância entre eles. 

Para aparelhos elétricos, cerca de 5 a 10 cm; e a gás deve-se somar a esta medida o espaço para passar as mangueiras – sendo que o ponto de saída destas deve estar do lado de fora da marcenaria, a cerca de 1 m do centro dos aparelhos. Isto garantiria um fluxo de ar entre eles, impedindo o superaquecimento dos sistemas.

Modelos de cooktop 

Atualmente, é possível encontrar cooktop para todos os gostos e bolsos também – principalmente com diferentes modos de funcionamento. 

Alguns modelos são portáteis. Já outros foram projetados mesmo para serem embutidos. Os mais compactos são os com até quatro bocas – ideias para ambientes pequenos e para quem mora sozinho. E os de cinco e seis queimadores são indicados para famílias mais numerosas.

Quanto à materialidade dos cooktops, existem os modelos em inox, com alta resistência e aparência semelhante aos fogões tradicionais. 

Estes possuem grades nas boas e detalhes em baixo relevo. Já os em vidro ou vitrocerâmico são mais lisos, sem cavidades onde possam se acumular resíduos. O visual destes aparelhos é mais clean – sendo que eles podem vir de fábrica em cores como amarelo e vermelho.

E já quanto à alimentação dos sistemas dos cooktops, há três tipos diferentes: a gás, elétrico e por indução. 

Basicamente o primeiro possui um funcionamento muito semelhante aos fogões convencionais – e aceita todo o tipo de panela. O segundo precisa de uma fonte de eletricidade, portanto não emite fogo. E o último é o mais eficiente, tendo a temperatura cortada assim que a panela é desencostada de sua base magnética.

Como escolher um modelo de cooktop ?

Há dois locais onde a pessoa pode instalar um cooktop dentro de casa: na cozinha e na varanda gourmet. 

Então, antes de comprar seus fogões ela precisará avaliar bem a dimensão e a decoração destas duas áreas. Isto, para começar, irá definir questões como tamanho, número de queimadores – ou bocas – e a cor que estes cooktops devem ter. Mas esta lista não para por aí.

É preciso estudar também a frequência com que estes aparelhos serão utilizados – algo que é ligado ao estilo de vida da família. 

Além do mais, como será feita a sua instalação e manutenção. A voltagem da rede elétrica da residência. E, por fim, a classificação energética dos modelos disponível nas lojas – além do seu preço e funções extras, claro.

Pensa em comprar um cooktop para a sua casa? Revise todas as dicas apresentadas neste texto e decida-se sobre qual o modelo ideal para você e para a sua família. E não se esqueça de usar as imagens apresentadas anteriormente como fonte de inspiração sobre como adaptar um fogão de mesa à decoração de áreas gourmet em residências.

Essas dicas de decoração com fogão cooktop foram criadas pela equipe Viva Decora.



Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse