Dicas

Onde investir com a queda da Selic?

Você sabe o que é Selic?

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), se reúne regularmente para definir o rumo da taxa de juros Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia). A taxa Selic é muito usada em operações interbancárias, influenciando os juros de toda a economia do país.  Com essa taxa de juros definida, sabemos para que caminho o financiamento imobiliário vai seguir.

Histórico Selic

Foto: Freepik/Pressfoto

Em 2014 e 2016 podemos acompanhar a interferência da Selic no financiamento imobiliário. A prova disso é que nesses anos a Selic estava em alta e houve uma redução na venda de propriedades novas no Brasil. Em São Paulo por exemplo, secundo o Secovi – SP (Sindicato de Habitação), em 2016 o número de unidades comercializadas foi de 16.170. Comparando esse número é 19,7% menor em relação a 2015, quando nesse ano o total comercializado foi de 20.148 unidades.

Podemos acompanhar a queda da Selic a partir de outubro de 2016, quando o Copom a manteve em 14%. Ao passar dos meses desse mesmo ano, em dezembro a taxa passou para 13,75%.

Em 2017, a queda continuou, nos primeiros dias de janeiro a Selic estava a 13,75% e nas últimas semanas de dezembro o valor chegou a 7%, um corte de quase 50%.

Já em março de 2018, a taxa se encontrava a 6,5% sendo derrubada mais uma vez em 2019, quando a Selic foi para 6% ao ano. Ao passar de 2019 ela sofreu novos cortes indo para 5,5% e 5% ao ano.

Agora é a hora!

Fotos: Freepik

Para 2020 as notícias são as melhores! A Selic caiu para 4,25%, nunca esteve tão baixa! Não se vê uma queda dessas há muito tempo.

A queda da Selic está diretamente ligada com uma grande movimentação no mercado como um todo, pois juros mais baixos são atrativos para empréstimos, maquinário, muitos segmentos, incluindo o próprio consumo que é vorazmente estimulado.

Se você já é investidor e possuí uma vasta carteira, provável que neste momento está analisando quais vertentes seguir diante desse cenário histórico, uma vez que com o aumento da demanda de serviços e produtos provavelmente haverá o aumento da inflação. O vilão que pode acabar com certos investimentos.

Um exemplo são alguns investimentos de renda fixa que são diretamente impactados pela taxa Selic, já que tem como principal indexador o CDI que por sua vez tem a taxa sempre próxima à Selic, acompanhando todas suas oscilações. Ou seja, com sua queda, os investimentos se tornam menos rentáveis.

A Selic também influencia os investimentos de renda variável, porém, sempre com surpresas, já que podemos dizer que a Bolsa tem vida própria, e é preciso analisar cada situação.

Existe uma variedade de formas de investimentos, e esse momento da economia favorece para investir em imóvel. Agora é a hora!

E o que isso significa? Basicamente, quando a Selic tem uma queda, a competitividade entre os bancos aumenta, e as instituições tendem a oferecer menores taxas em suas principais linhas de créditos para atrair maior número possível de clientes. Dessa forma a população passa a ter maior facilidade em conseguir crédito com juros mais baixos.

Resumindo, quanto maior for a Selic maior o custo de financiamento, quanto menor a Selic menor o custo de financiamento.

É uma excelente oportunidade para realizar investimentos no mercado imobiliário. Seja você um investidor que posteriormente aluga o imóvel ou se quer conquistar a tão sonhada casa própria.

Se você ainda estava em dúvida de comprar ou investir em um apê novo, essa dica vai te ajudar a decidir. O momento não poderia ser o melhor para a compra de um imóvel próprio.

Mais uma vez o mercado imobiliário mostra que é um dos melhores meios de investimento. Quando você compra um imóvel além de adquirir um patrimônio para o resto da vida, ao longo dos anos ele valoriza. Você não perde dinheiro investindo nesse mercado.

Aproveite essa grande oportunidade de mercado e conheça os empreendimentos CMO Construtora. Na CMO você pode comprar na planta, empreendimentos em construção e apartamentos pronto para morar. Com certeza temos um CMO que vai realizar seu sonho.

Você que prefere lançamento, se liga no novo empreendimento CMO, o Alto Areião, em uma das melhores regiões de Goiânia. Seja um dos primeiros a saber mais sobre esse próximo lançamento clicando aqui. 


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse