O que você precisa saber antes de investir em imóveis em Goiânia

Com os pequenos sinais de melhora que a economia vem apresentando nos últimos meses, investir em imóveis em 2018 pode ser ideal para aproveitar o momento crescente e garantir um retorno financeiro mais rápido. No entanto, a realidade do mercado imobiliário não é a mesma em todos os lugares, e as regras que funcionam em São Paulo não são as mesmas que trazem lucro em outros lugares do país. É por isso que fizemos esta pequena lista de questões que você deve levar em consideração se está pensando em aplicar seu dinheiro em imóveis na cidade de Goiânia. Para garantir que não cometerá nenhum equívoco, avalie os seguintes itens:

AS PECULIARIDADES DO MERCADO

Cada mercado tem hábitos e características diferentes. É importante saber que o metro quadrado em Goiânia é o mais baixo entre as capitais brasileiras, o que representa uma boa oportunidade de valorização no futuro. Além disso, o interesse por imóveis sustentáveis está crescendo na capital, o que não é uma realidade em diversos outros lugares. As tradições goianienses também devem ser analisadas antes de fechar negócio: o público local costuma valorizar o tempo ao ar-livre, então parques nas proximidades fazem diferença, e as feiras de rua podem ser um empecilho para o trânsito alguns dias da semana. Por isso, é importante se manter informado não só sobre o mercado imobiliário, como também sobre os costumes e pesquisas da população local.

A sustentabilidade caiu no gosto dos goianienses

A sustentabilidade caiu no gosto dos goianienses

OS BAIRROS QUE MAIS VALORIZAM

É impossível prever o futuro, mas é primordial fazer projeções sobre os índices de valorização dos bairros para saber qual o melhor investimento em Goiânia. Enquanto o setor Marista segue sendo a região mais cara da cidade, bairros com melhor custo-benefício estão crescendo e recebendo mais infraestrutura. Bairros planejados também estão em alta, atraindo moradores para regiões mais afastadas do centro por oferecer conforto, qualidade de vida e preços mais acessíveis. Diversos fatores influenciam na valorização de um bairro, mas locais que trazem retorno a curto prazo costumam apresentar características como: ter opções de lazer variadas, vias de acesso rápido e áreas públicas como parques e praças. Saiba mais sobre esse assunto lendo nosso post “Como identificar os bairros que irão valorizar em Goiânia”.

O CENÁRIO ATUAL

Não é segredo que a conjuntura econômica de 2016 não foi das melhores, e que a crise ainda não foi superada em 2017. No entanto, a crise atingiu os estados brasileiros de maneiras muito diferentes, e enquanto alguns estados fecharam o ano com números preocupantes, o estado de Goiás chegou a fechar meses com superávit em meio à crise e se posicionou como o primeiro estado a sair da crise brasileira. Outro dado importante do mercado atual é que a oferta e valorização dos imóveis de alto padrão na capital goiana vem aumentando nos últimos anos e a previsão dos especialistas é que esses números continuem subindo.

Imóveis de alto padrão no Setor Bueno

Imóveis de alto padrão no Setor Bueno

EXPECTATIVA DE RETORNO

Analisando o ritmo de valorização dos bairros de Goiânia e contrapondo estes dados com o cenário econômico atual, é possível estimar o lucro e a velocidade de retorno do seu investimento. Estime em quanto tempo você pretende recuperar o investimento, para assim tomar uma decisão mais racional e avaliar corretamente os dados. O mercado imobiliário costuma ser o melhor investimento a longo prazo, e possibilita o aluguel no período antes da venda. Vale lembrar que investimentos considerados de longo prazo são os de 5 anos ou mais, ou de médio prazo são os que de 2 a cinco anos e os de curto prazo aqueles que podem dar lucro em até 2 anos.

OS RISCOS

Os maiores riscos do investimento imobiliário em Goiânia são provocados pela crise, como a diminuição do ritmo de compras e o grande número de distratos, que prejudicam as construtoras. Recentemente uma grande construtora local entrou com pedido de recuperação judicial para quitar dívidas geradas pela retração de crédito do mercado, a queda das vendas e o aumento das inadimplências. Para evitar este risco, recomenda-se priorizar empresas que estão a muitos anos na ativa, que têm bases sólidas e boa imagem no mercado. Além disso, informação conta muito nessas horas: ler sobre os assuntos e pesquisar sobre a situação da construtora ou incorporadora é altamente recomendado.

Não subestime a importância de estar sempre bem-informado

Não subestime a importância de estar sempre bem-informado

AS VANTAGENS

Goiânia ainda é uma excelente oportunidade de investimento, pois é uma cidade que está em amplo desenvolvimento e apresenta crescimento. O metro quadrado mais barato do que a média nacional tem várias causas, como a renda per capta e a facilidade de locomoção, pois a cidade não tem grandes dificuldades de trânsito. O baixo valor atrai investidores de outras cidades e até de outros estados, principalmente em produtos voltados para o aluguel, e especialistas acreditam que, como o poder aquisitivo da cidade não é muito menor que o das outras capitais, a tendência é que o valor aumente a médio prazo, trazendo retorno seguro para quem investe.

Gostou deste post? Acreditamos que você também irá gostar do artigo “Como identificar os bairros que irão valorizar em Goiânia”. Clique aqui para ler.

Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse