Dicas

Quando e como posso pegar as chaves do meu apê?

Quem não sonha em entrar em um apartamento novinho, nunca antes habitado?! Já se imaginou entrando sentindo o cheiro de tinta fresca, elevador novo, móveis do condomínio recém comprados, clima de sonho realizado!

Desde a compra do imóvel, a hora da entrega das chaves é o momento de maior expectativa, contudo, não se deixe levar apenas pelas emoções, tem que se ter em mente também algumas medidas preventivas para minimizar ou até mesmo evitar problemas futuros.

Para que o sonho não vire pesadelo recomendamos que algumas etapas sejam seguidas. Essas etapas podem variar de construtora para construtora, mas normalmente depende de: assembleia, vistoria e quitação do apartamento.

Assembleia

(Foto: Freepik)

Quando todos os procedimentos do processo construtivo são realizados conforme planejado, o Habite-se é liberado pela prefeitura. Com esse documento sabemos que a obra foi concluída com todos requisitos necessários para habitação, que o local está em conformidade com o projeto e também de acordo com as regras de saneamento, segurança, urbanísticas, ambientais, dentre outras e está disponível para entrega e ocupação. É também um documento obrigatório para a realização da assembleia, que também é necessária para a retirada das chaves.

Na assembleia os moradores são convocados para votação de seu representante, o síndico, que como sua primeira tarefa no cargo tem a responsabilidade de realizar a vistoria das áreas comuns do empreendimento.

Vistoria

(Foto: Freepik)

A vistoria é o momento em que você vai pessoalmente verificar se o seu apartamento foi construído de acordo com o Memorial Descritivo, por isso tenha-o em mãos e faça uma minuciosa checagem em todos os cômodos, observando bem paredes, pisos, torneiras, pias, janelas, gesso, sacada, quadro de energia, etc.

É interessante você estudar como realizar uma boa vistoria ou levar um profissional da sua confiança para o acompanhamento. Uma vistoria bem feita possibilita reparar os defeitos, caso houver, antes de você começar a morar em seu novo imóvel. Esses reparos são de responsabilidade da empresa dona da obra, então fique bem atento na sua vistoria para receber seu novo apê em perfeito estado.

E não se preocupe se depois que você entrar em seu novo apartamento aparecerem alguns problemas, os chamados vícios de construção, caso de fato aconteçam, aparecem apenas com o passar do tempo. Por isso as construtoras fornecem um prazo de garantia de pelo menos 5 anos em relação a problemas relacionados com a qualidade e segurança da obra, outros itens como instalações, esquadrias, impermeabilização, pisos e revestimentos tem menor prazo de garantia.

Para melhor vida útil de seu novo imóvel é importante também se inteirar do manual do proprietário, seguindo as recomendações de uso.

Quitação do apartamento

 

(Foto: Freepik)

Você, como futuro morador, tem duas opções para receber o Termo de Quitação, ou quita com recursos próprios ou entra com um processo de financiamento.

Se o seu caso for usar do financiamento imobiliário, a entrega das chaves será no momento em que a construtora recebe o valor total relativo ao imóvel e você passa a ser cliente da instituição de crédito. Importante saber que a propriedade do imóvel é dada somente após o pagamento total do financiamento imobiliário, ocasião em que é entregue e assinado o recibo de quitação de imóveis.

Saiba também que suas responsabilidades como condômino começam a valer somente quando estiver em posse das chaves, aí sim você será responsável pelas despesas do condomínio.

 

E se o apartamento já estiver pronto para morar?

É bem fácil também, neste caso, o recebimento das chaves é liberado a partir da quitação do imóvel, seja ela feita por recursos próprios ou por financiamento.

Isso se deve porque a vistoria do imóvel já foi feita pelos responsáveis da obra e a assembleia do condomínio já foi realizada. Então, basta que a situação financeira esteja aprovada para as chaves serem liberadas.

Com apartamentos na planta ou prontos para morar, a CMO Construtora tem vários empreendimentos para realizar seu sonho com a garantia e qualidade CMO.

Você que não quer esperar pelo tempo de construção e tem mais pressa em pegar as sonhadas chaves do apartamento próprio, vai gostar muito de conhecer o Portal do Cerrado, o Portal dos Mares ou Serra das Areias. São apartamentos de 2 ou 3 quartos com metragens muito bem distribuídas.

Agora se seu sonho é comprar o imóvel na planta e acompanhar o desenvolvimento das obras, o Porto Ludovico e o Varandas do Parque são ideais para você, são apartamentos de 2 ou 3 quartos com suíte e super bem localizados.

Opções para realizar seu sonho do apartamento próprio não faltam para a CMO Construtora, visite nosso site e escolha o melhor que combine com você!

Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse