Dicas

Quarto de bebê: saiba por que apostar em decoração neutra

Decoração neutra para quarto de bebê é uma aposta bem válida, se pensarmos que a criança irá crescer e precisaremos adaptar o seu cômodo.

Como criar uma decoração neutra para quarto de bebê sem cair no óbvio

Definitivamente, ambientes infantis não devem ser classificados de acordo com um gênero. Este assunto pouco deveria importar no início da vida – pelo menos não mais do que o amor.E certamente esta discussão de que existem cores mais adequadas para meninos e meninas já está ultrapassada. Contudo, se os pais têm medo de apostar em cores que desagradem os filhos, uma decoração de quarto de bebê mais neutra pode ser a solução.

O que é uma decoração neutra?

Por que uma decoração seria chamada de neutra? Imagina? É por que ela não teria personalidade? Por que não agradaria ninguém? 

Pelo contrário. Ela pode ser muito bem elaborada e agradar ainda mais pessoas – que tenham gostos e preferências por estilos diferentes. Dentre as suas principais características, apresenta tons de cores realmente neutras aplicadas às superfícies, além de linhas pouco impactantes.

Os detalhes mais sutis é que tornam as decorações neutras especiais. Por exemplo, transparências, brilhos e texturas. E, neste caso, são os ornamentos que ajudam a personalizar o ambiente, deixando-o mais a cara dos seus usuários. 

E o legal é que, nestes locais, ninguém se sente excluído, seja por gênero ou mesmo por idade. Além disso, são áreas fáceis de serem modificadas e personalizadas outra vez, sempre que desejado.

Decoração neutra para quarto de bebê, porquê?

É possível montar uma decoração neutra em todos os estilos, do clássico ao moderno. Criando um quarto de bebê com tais características, os pais não precisam temer o investimento. 

Isto porque o quarto do seu filho, mais adiante, poderá se facilmente personalizado e até ganhar novas cores, sem precisar descartar quase nenhum item. Fora que é fácil decorar um quarto de bebê de forma neutra.

Pra começar, basta apostar nos móveis brancos, em bege ou madeira clara, de visual bem delicado. Roupas de cama, papéis de parede, tapetes e cortinas em cinza ou bege também combinam com tais propostas. 

Deve-se evitar estampas de desenhos muito elaborados. Uma boa dica são as estampas geométricas, como os listados ou os em zigue zague – chamados de chevron.

Nesta fase da vida, a criança tem poucos pertences que possam ajudar na personalização do seu quarto. Por isto, alguns toques delicados, dados pelos pais, podem quebrar a monotonia do ambiente. 

Por exemplo, um lustre mais cheio de detalhes, como pingentes. Também alguns móbiles, nichos e até poltronas em de formatos diferentes; cordões de luzinhas; bandeirolas; e pequenos quadrinhos.

Redecorando o quarto de bebê para outras idades

Passado os anos, quando a criança estiver mais velha, já é possível personalizar melhor o quarto dela – e até somar mais cor à tal composição, se for o desejo. 

Brinquedos e livrinhos são ótimos para isto. Também, nesta fase, é possível adotar roupas de cama e quadrinhos para as paredes, numa temática mais de acordo com as novas preferências do menino ou menina – como super-heróis e princesas dos seus desenhos animados favoritos.

Mesmo que mais toques de cor sejam dadas à decoração, não quer dizer que deixará de ser neutra. Poder-se-á colocar um papel de parede mais elaborado, mas igualmente em cores neutras; e até adotar móveis em preto ou numa cartela monocromática. 

E para não sobrecarregar o olhar, deve-se explorar a personalização do ambiente pelos relevos – como tapetes mais felpudos – e linhas – como desníveis de bancadas.

O bom de se fazer uma decoração mais neutra para o quarto e sutilmente personalizada é poder adaptar facilmente o ambiente em cada nova fase da criança. Mesmo quando ela ficar mais adulta, não será preciso fazer transformações drásticas. 

Revestimentos e até móveis poderão continuar sendo os mesmos. Sairá os brinquedos e entrará no cenário outros itens de seu gosto, como games e maquiagens.

Propomos que você faça um exercício mental neste momento. Observe novamente as imagens deste texto. Imagine estes ambientes sem os berços, mas com caminhas de solteiro no lugar. 

Veja como, mesmo assim, ficaram perfeitos para outras idades mais avançadas. Estamos certos de que, agora, compreende melhor as ótimas qualidades das decorações neutras para ambientes infantis.

Essas dicas de decoração infantil foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse