Dicas

Descubra 4 fatores que influenciam na valorização imobiliária

O imóvel é um bem de alto valor. Por isso a sua compra é uma das decisões mais importantes da vida da maioria das pessoas e envolve uma série de variáveis a serem analisadas. Uma dessas variáveis é a valorização imobiliária.

Ao contrário do que ocorre na compra de um veículo ou outro bem, os imóveis não tendem a desvalorizar depois da compra por serem bens de uso por tempo indeterminado.

Essa valorização imobiliária é, portanto, o processo de aumento de preço dos imóveis de uma determinada região com o passar do tempo. Ela é determinada pelos movimentos gerais do mercado, decisões políticas e econômicas vigentes, desenvolvimento urbano, localização, dentre outros.

            Listamos 4 fatores que influenciam. Olha só:

1.Localização

A localização é o endereço no qual o imóvel se encontra e é um dos pontos mais importantes na valorização. Esse fator está completamente associado ao momento urbano da cidade, se de expansão ou retração, cuidado ou abandono. Ou seja, são as lógicas locais ‘construídas’ com o passar do tempo.

Por exemplo, o preço do imóvel perto de áreas centrais pode ser valorizado se esta tem sido bem cuidada pelo poder público, recebe investimentos, se moderniza e se torna um ambiente de bem-estar, turismo e cultura. Mas se a região se torna violenta e comercial demais, ela pode valorizar menos do que novas regiões ou até mesmo, perder valor.

Em algumas cidades, infraestruturas como metrô, escolas e hospitais podem valorizar uma área e torná-la ainda mais residencial. Em outras, a forma como essa dinâmica ocorre pode afastar moradores e atrair apenas empresas.

Por isso, sempre avalie o bairro e a região.

2.Estrutura

O metro quadrado, ou seja, o tamanho do imóvel, é um fator de valorização, mas a forma como esse espaço é usado e estruturado também diz muito sobre o preço.

Empreendimentos imobiliários, como prédios residenciais, por exemplo, com espaços planejados para convivência, coworking, áreas de lazer, áreas verdes e até bicicletário, podem valorizar o imóvel porque oferecem facilidades e têm um custo de implementação.

A tecnologia no condomínio, garantindo conforto e segurança, estrutura interna e acabamento dos apartamentos são elementos que também entram nessa conta, afinal, tudo isso diferencia um produto do outro. 

3.Vista

Para qual imagem você daria mais valor? A paisagem de um parque ou a de uma avenida movimentada?

(Fotos: Curta Mais e Goyaz)

A vista de um apartamento influencia muito em sua valorização. Quase sempre, uma vista agradável está associada à localização e a manutenção urbana, o que por si só já valoriza mais o imóvel.

Em Goiânia, por exemplo, uma cidade com vários parques urbanos, a disputa por um apartamento com vista para o verde é altíssima. Afinal, além de ser um prazer se deparar com a vista todos os dias, esses terrenos (e janelas) são limitados.

4.Oferta e demanda

A oferta é a quantidade de imóveis disponíveis, enquanto a demanda é a quantidade de compradores ou clientes interessados.

Quanto mais imóveis estão disponíveis (oferta alta), mais opções o consumidor tem. Para incentivar a compra, as empresas do segmento imobiliário – construtoras, incorporadoras – tendem a ser mais receptivas às negociações.

Por outro lado, se há menos imóveis disponíveis no mercado (demanda alta) e muitos consumidores interessados, a tendência é que haja aumento de valor. Afinal, é aquela velha lei de oferta e procura.

Valorize seu tempo e dinheiro

Para fazer a escolha certa do imóvel que valoriza da maneira como você deseja, peça ajuda a um consultor ou corretor. É sempre bom ter a opinião de especialistas sobre o tema.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse