Dicas

Studios, lofts, quitinetes. Apartamentos pequenos são mais que uma questão de opção. É preciso ter vocação

Recentemente o lançamento de um apartamento de 10 m2 chamou a atenção do mercado imobiliário. O que pode parecer uma extravagância revela uma procura e um interesse crescentes do público. Os chamados studios (apartamentos pequenos sem divisórias entre quarto, sala e cozinha) são tendência no mercado imobiliário de grandes cidades no mundo. Dentre os fatores que justificam a procura, estão:

● Aumento do número de pessoas que moram sozinhas

● Imóvel pequeno é solução para morar em bairros mais valorizados

● Mobilidade – estes apartamentos costumam ficar em bairros centrais e atraem pessoas que não querem gastar horas no trânsito

● Rentabilidade do aluguel é maior para imóveis pequenos

A grande questão é você tem vocação para morar em um espaço tão reduzido?

Quem opta por um apartamento deste tamanho precisa compreender e estar de acordo com alguns ajustes na rotina. Trata-se de um estilo de vida que exige bastante praticidade e funcionalidade.

No aproveitamento de espaços, a marcenaria e o mobiliário seguem como aliados indispensáveis. Prateleiras ou armários suspensos são maneiras de aproveitar a altura da parede e deixar o espaço liberado. Abusar de móveis com design de dupla funcionalidade ou o encaixe uns nos outros também contribui para liberar a circulação quando não estão em uso.

Tanto para aluguel quanto para venda, apartamentos pequenos têm a resposta mais rápida do mercado. Apartamentos de um quarto levam, em média, entre 15 a 22 dias para serem alugados, enquanto os de dois quartos levaram até 24 dias. Já os maiores demoram mais de um mês para encontrar um novo inquilino. Na venda os compactos também têm ótimo desempenho. De 2012 para 2013, a venda de apartamentos pequenos cresceu 105,5%, de acordo com a Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio. Desde então, o crescimento continuou.

Não se trata mais de uma tendência, mas sim de um fato: os apartamentos compactos são os grandes favoritos do mercado imobiliário e são uma opção segura seja para morar ou para investir.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse