Dicas

Sua renda é suficiente para financiar um imóvel?

Se você já perdeu o medo de comprar um imóvel e já entendeu como funciona o financiamento, agora é hora de saber quais as regras e quanto você precisa pra financiar seu apartamento dos sonhos.

Apesar de o nosso país ter registrado nos últimos anos crises no setor imobiliário, a cada dia fica mais fácil financiar imóveis. Através de programas como Minha Casa, Minha Vida do governo federal, surgimento de novas linhas de crédito imobiliário, redução da taxa de juros nos bancos pra financiamento de imóveis, mais opções de bancos para financiamento e claro, o uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

O meio mais fácil e garantido de financiar o primeiro imóvel é através do financiamento imobiliário realizado pelos bancos. O uso do FGTS é de extrema importância também, pois pode te ajudar a dar entrada ou pagar parte das parcelas.

Para entender sobre o que exatamente precisa para dar entrada no seu imóvel, pontuamos de forma bem objetiva para você.

O que você precisa apresentar?

Existem três regras básicas e necessárias que você deve seguir no seu processo de financiamento:

• ser maior de 18 anos;

• ter comprovação de renda;

• não ter restrição no nome em órgãos de proteção ao crédito.

Outras regras importantes que você deve saber é que os bancos também devem obedecer a regras, as estipuladas pelo Banco Central. Outra coisa é que não basta ser maior de 18 anos, há um limite de idade para o financiamento imobiliário: 80 anos e seis meses (isso somado a idade que a pessoa tem no ano em que solicitou a operação mais os que irá demorar para pagar as parcelas).

Vamos aos documentos que você precisa apresentar no ato do financiamento:

• RG;

• CPF;

• Certidão de estado civil;

• Comprovante de renda (geralmente os bancos pedem dos últimos 3 ou 4 meses);

• Imposto de Renda (caso tenha declarado);

• Comprovante de endereço atualizado (aqui os bancos também costumam pedir dos últimos 3 ou 4 meses);

• Carteira de trabalho;

• Extrato de FGTS (caso queira usar).

Se você é um profissional liberal, existem duas formas que você pode comprovar sua renda: através de contrato de prestação de serviços ou através de declaração de imposto de renda.

No contrato de prestação de serviços, saiba que ele precisa ter firma reconhecida dos envolvidos e deve acompanhar comprovantes de recebimento dos últimos quatro meses, que pode ser comprovante de depósito, transferência, transações DOC ou boleto bancário.

A declaração de imposto de renda deve ser apresentada junto com o recibo da entrega, que deve estar dentro do prazo estipulado pela Receita Federal. Se houver retificações, todas devem estar junto com a declaração original.

Quanto você precisa para dar entrada e qual deve ser sua renda?

Primeiramente, você deve saber que o valor das prestações não podem ultrapassar 30% do valor total da sua renda. Ou seja, você precisa comprovar uma renda mínima familiar para conseguir financiar e pagar as prestações do apartamento. A entrada, geralmente, pedem 20% do valor total do imóvel.

Essa renda familiar é a soma das pessoas que pretendem financiar o imóvel, por exemplo, a renda total de um casal. Se você possui mais de uma renda pessoal, deve inclui-la também.

Em junho de 2018, a Revista Exame realizou uma pesquisa que analisou as faixas de rendas de dez famílias brasileiras. Confira, de acordo com essa pesquisa, qual renda te representa e devido a isso, qual valor precisa para dar entrada e o valor máximo do financiamento do imóvel:

Esses dados são apenas um indicador e pode ser que variem de um banco para outro. É importante você também saber que somar sua renda com outra pessoa não basta, essa pessoa também não pode ter o nome inadimplente e se forem trabalhadores informais, o banco pode dificultar um pouco o processo.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o sistema de financiamento, procure um de nossos atendentes. Acesse nosso site e confira as opções de imóveis disponíveis para você. Aproveite a oportunidade e simule seu financiamento, escolha o banco de sua preferência e direcionamos você diretamente para lá.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse