Dicas

Sofá retrátil: características e uso em decoração de sala

A sala é um cômodo importante dentro de casa. É o local onde os moradores costumam passar a maior parte do tempo, descansando ou se divertindo.

Ou seja, trata-se de um ambiente que deve oferecer o maior prazer possível. E para reunir a todos no local – familiares e amigos – com muito conforto, é essencial ter assentos de qualidade. Um bom sofá retrátil, bonito e funcional, pode ser a solução.

LAM Arquitetura & Interiores

O sofá certo para a sala de estar

Na hora de decorar a sala de uma residência, o decorador precisa estar atento a várias questões. Ele não deve se preocupar apenas em escolher elementos belos e combinar cores e linhas, mas na qualidade e na durabilidade daquilo que será oferecido.

Será que o modelo de sofá adquirido será amplo e confortável o bastante para os usuários? A melhor forma de garantir isto é acertando na compra do sofá ideal.

Os modelos de sofás encontrados à venda nas lojas

Fazendo uma busca rápida nas lojas já é possível constatar certa informação: existe uma ampla variedade de modelos de sofás à venda. Tem móvel para todos os gostos e tipos de pessoas; pelo menos uma opção para cada estilo de decoração.

Há modelos de sofás de dois e três lugares, sofás camas, sofás de canto, sofás modulares, sofás reclináveis, sofás com chaise, sofás com pufes, sofás com pés palitos, e mais.

“Os sofás mais cobiçados atualmente são os que têm opção com chaise, que oferece prolongamento, tornando-os mais confortáveis. Em alguns deles, a chaise é retrátil, assim como o encosto.” – arquiteta Laurimar Coelho, em reportagem de Revista Zap Imóveis.

Bruna Pardi Arquitetura e Interiores

Andrea Petini

Um dos momentos de sofás mais requeridos atualmente pelos compradores é o sofá retrátil. Esta peça assim costuma ser bastante confortável. Possui um forte apelo estético – sendo sua aparência moderna e sofisticada. Sua versatilidade é a principal característica. Oferece mais comodidade, permitindo que as pessoas possam esticar as pernas e relaxar mais confortavelmente. E, de quebra, aproveita bem o espaço.

Flávia Campos Arquitetura

Os sofás retráteis e suas principais características

Então, como foi possível entender com o que foi dito antes, sofá retrátil é um bom recurso para valorizar e solucionar projetos de decoração – mesmo os mais desafiadores.

O problema é entender todos os aspectos que envolvem a escolha do modelo de móvel ideal para casa. Primeiro é preciso avaliar a qualidade da peça, começando por sua estrutura. Se ela é feita de madeira maciça ou aço – o mesmo material pode aparecer nos pés.

É importante conferir se, de fato, os assentos, braços e encosto do sofá estão sendo bem estruturados. Na sequência, deve-se analisar sua cobertura. A espuma ao redor precisa apresentar uma densidade minimamente adequada ao uso que será dado a este móvel.

Outra questão importante é quanto ao funcionamento do mecanismo de abrir e fechar as partes. E a sua forração – que pode ser de suede, chenile, e mais.

Cristina Reinert

O sofá retrátil escolhido precisa não só atender ao gosto e às necessidades de seus usuários, como combinar com a decoração da casa. Ele deve ser prático e macio, além de fácil manutenção. Pode ter dois, três ou mais lugares, tanto faz – vai depender da proposta. Os modelos de canto aproveitam os espaços disponíveis de esquinas, liberando a circulação. E os reclináveis têm assentos deslizantes.

Sandra Sanches

Revista Viva Decora

Lembrando que sofás retráteis funcionam bem tanto em espaços amplos quanto em espaços pequenos, tanto em salas de estar quanto em outros tipos de cômodos.

Talvez seja o modelo perfeito para completar propostas de quartos de hóspedes, escritórios e mais. Por ser um móvel com várias funcionalidades, pode ficar em destaque ou ser um auxiliar em muitos cenários.

Condecorar Arquitetura e Interiores

Na hora de escolher um sofá, pense em qual modelo atenderia melhor às suas necessidades e otimizar o espaço e conforto da sua casa.

Um móvel na cor branca ou bege, por exemplo, pode não parecer tão atraente – embora fosse um ótimo complemento visual. Mas o mesmo, se acompanhado de almofadas e mantas coloridas, ganharia uma nova cara. E contraste-o com um belo tapete também.

Depois dessas dicas, o que acha de incluir um sofá retrátil em sua sala? Se gostou da ideia, não perca mais tempo, comece logo seu projeto!

Essas dicas de como utilizar um sofá retrátil em decorações desafiantes foram criadas pela equipe Viva Decora.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse