Dicas

Varanda: saiba como aproveitar melhor este espaço da casa

Varanda pode ser um espaço amplo ou pequeno da casa, não importa, só precisa ser bem valorizado de acordo com a função que receber. Saiba+.

Descubra os segredos para aproveitar melhor o espaço da varanda da casa

O que seria da nossa vida se não pudéssemos, de vez em quando, arejar a cabeça? Afinal, tudo pode parecer mais fácil depois que conseguimos relaxar a mente e o corpo. O contato com a natureza e a paisagem também faz muito bem à nossa saúde. 

Então, imagina que sortudos seríamos se sempre pudéssemos contar com uma sacada ou varanda para os nossos momentos de descanso.

Neste momento, pense em como são estes ambientes nas plantas de diferentes propriedades. Por certo, alguns serão mais amplos e outros mais compactos. 

Mas, independente disso, como aproveitar melhor o seu espaço? E qual seria a decoração que combinaria com ele? Bem, é isto que veremos no texto a seguir. Confira todas as dicas e exemplos que trouxemos para você.

Qual o melhor layout para design de varandas?

A circulação é um fator muito importante na decoração de varandas. Não que isto não necessite de avaliação prévia no momento de planejamento de outros ambientes. 

Contudo, neste caso, em especial, tal coisa deve interferir no layout ainda mais. Isto porque este tipo de cômodo – sendo aberto ou fechado, não faz diferença – deve ser voltado mais às atividades sociais, ou seja, de interação entre pessoas.

Então, na hora de escolher móveis e ornamentos para a decoração da sua varanda – o que também inclui vasos de plantas – pense nas proporções. 

Não escolha peças que possam comprometer demais a circulação no local, deixando bolsões de área livre para que os grupos possam se reunir sem problemas. Também, mantenha a zona perto da janela ou do parapeito vazia, garantindo a maior segurança de todos.

Geralmente, este tipo de ambiente possui toda uma lateral aberta para o meio externo – algumas vezes fechada com pano de vidro que se recolhe, todo voltando a ficar aberto. 

O lado oposto é justamente a fachada do imóvel, que dificilmente poderá ser alterada com cores, texturas e mais. Porém, tudo que for possível fazer para aproveitá-la, melhor – principalmente sua verticalidade.

Pensando assim, indicamos que você pense em explorar ao máximo esta faixa de planta baixa para colocar todos os assentos para descanso – como cadeiras, sofás e redes. 

Em torno disso – nos pisos, paredes e teto – vasos de plantas e outros elementos de decoração. E pode ser que, na varanda, haja algum equipamento de arquitetura, como uma churrasqueira, que também necessite de bancadas por perto.

Tente fazer com que o desenho deste layout fique o mais “limpo” possível. Assim, não jogue as coisas aleatoriamente no local. 

Crie faixas, principalmente combinando com o sentido do parapeito – limitador para o meio externo – e das aberturas para os interiores do imóvel. Volte as peças principais para a vista da cidade ou do jardim de sua casa. E use justamente as espécies vivas para completar os cantinhos vazios.

Como usar sua varanda?

Varandas, como dissemos antes, podem ser refúgios para você dentro de casa. A função principal deste espaço será, obviamente, a contemplação do meio externo. Porém, por se tratar de um ambiente social ligado a outros ambientes sociais, como a sala de estar, pode receber mais funções. 

Isto inclui ter, no local, também algumas zonas com elementos que instiguem brincadeiras, conversas e até o preparo de alimentos – é o caso da churrasqueira.

Em projetos de arquitetura mais sofisticados, não é incomum vermos a instalação de painel para TV e televisão em varanda. Já em outros, as varandas parecem até salas de estar secundárias. 

Também existem as varandas com cozinhas gourmet – com direito a cooktop, coifa, adega climatizada, frigobar e muito mais. E ainda varandas com jacuzzis, deques, fontes e futons de meditação – como se fosse um mini spa.

Fica ao seu critério escolher quais as funções adicionais terá a varanda da sua casa. Porém, sempre permita que as pessoas possam descansar neste ambiente, não importa como for.

Dicas  de decoração e objetos para varanda

Para responder a esta questão, vamos utilizar as imagens deste texto como referência. Observando-as podemos concluir que as varandas possuem uma decoração diferente do restante dos ambientes de uma casa. 

Seu visual está realmente mais ligado a esta questão da apreciação da natureza e da paisagem. E isso certamente acontece por conta deste grande plano aberto de janela.

É provável que, nesta situação, os decoradores se preocupem mais com a exposição que quaisquer elementos à luz solar, ventos e chuva intensa. 

Por isto, todas as peças escolhidas são feitas de materiais e possuem acabamentos que resistem mais a tudo isto. Vemos bancos feitos de concreto; deques de madeira envernizada; e móveis de ferro ou plástico resistentes.

Claro que também enxergamos em decoração de varanda muitos móveis de fibras naturais. Vasos e mais vasos de plantas; esculturas de barro e pedras; quadrinhos com desenhos de folhas e animais; lamparinas e velas; e mais itens que reforcem a ideia de aproximação do homem com a natureza. 

Veja que nem mesmo os tons e as texturas dos revestimentos se distanciam disso. É mesmo tudo muito tranquilizante.

Agora você já viu boas dicas de decoração de varandas. Então, pense no que pode fazer para transformar e melhorar este ambiente tão especial da sua casa. Transforme a varanda no seu refúgio particular!Essas dicas de decoração para a varanda foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse